x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 28
  • #1
    Usuário Avatar de jdutra
    Entrada
    02/05/2004
    Local
    Gramado/Caxias do Sul/RS
    Idade
    44
    Posts
    348
    Agradecimentos: 0

    Amperímetro X Voltímetro




    Galera,

    Instalei hoje na rural um voltímetro. Quando ligo as luzes baixa um pouco dos 12v e quando estou acelerando bastante passa dos 12v. O voltímetro serve pra saber o estado geral da elétrica do carro né? E o amperimetro? pra saber o quanto esta carregando ou descarregando a bateria no momento? qual indicaria a carga atual da bateria (se é que existe)?

  • #2
    Exato, mas prefira o voltímetro que trabalha com corrente mínima, enauqnto que o amperímetro trabalha com toda a corrente que passa do alternador para a bateria.

    Se, qdo desligado o motor, o voltímetro fica próximo, de preferência um pouco acima, de 12V, está tudo Ok.

    Tinha um amperímetro no SUPER-ESCÓRIA e um dia, devido à trepidação, o isolamento do amperímetro cronomac quebrou e tudo entrou em curto, chegando a iniciar um incêndio. Minha sorte é que percebi a tempo e consegui desligar a ignição do JEEP e a bateria.

    []'s

  • #3
    Quem indica a carga da bateria é o voltimetro quando esta com o motor desligado.
    Com o motor ligado ele le informa se o alternador esta caregando a bateria (+ de 12 volts) ou se a carga esta tão alta que ele precisa da ajuda da bateria (- de 12 volts) ou se o alternador esta com problema (- de 12 volts) com pouco consumo eletrico.

  • #4
    Usuário Avatar de valmor
    Entrada
    21/05/2005
    Local
    Sao Paulo/SP
    Idade
    57
    Posts
    1,294
    Agradecimentos: 0
    pesquisei bastante sobre isto ha algum tempo atras ...

    O VOLTIMETRO além de ser super util é bem mais seguro. De der pau no equipamento ele não te deixa na mão pois vai ligado em paralelo na bateria.
    Na minha viatura que tem chave geral e nunca sei quando a deixei ligada ou nao , o voltimetro é utilissimo !

    Pesquise por AMPERIMETRO aqui no furum que vai encontrar muita coisa

  • #5
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,089
    Agradecimentos: 0
    São instrumentos diferentes que tem diferentes propósitos (óbvio). Ou seja, não são excludentes.

    Sem amperímetro é interessante ter NO MÍNIMO uma luz-espia para saber em tempo real se o alternador está funcionando.

    Passe no tópico abaixo e veja uma resposta profissional do Sukys sobre o tema.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...er=asc&start=0

    Eriksom

  • #6
    Eriksom, se o alternador não estiver caregando a bateria o voltimetro vai mostrar a voltagem da bateria que cerca de 12 volts ou menos.
    Com o alternador caregando normalmente vai dar 13 ou mais volts.
    Basta saber interpretar a leitura do voltimetro.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    22/03/2005
    Local
    Beira Mar/RJ
    Posts
    1,089
    Agradecimentos: 0
    Wallace

    Se o Sukys dissesse isso eu acreditaria ....... mas ele não diz isso

    Eriksom

  • #8
    Usuário
    Entrada
    07/06/2005
    Posts
    74
    Agradecimentos: 0
    eheheh... até que enfim um tópico onde eu posso ajudar...

    é o seguinte... o tal de voltimetro mede a tensão elétrica da bateria (que na verdade é uma pilha)... ou seja... quantos volts ela está fornecendo (quando a viatuta tá desligada) ou recebendo (quando a viatura está ligada) para o circuito elétrico em questão...

    para tanto é muito importante saber onde ligar ele... pois como vai estar em paralelo se ele não for ligado em paralelo nos mesmos fios que saem da bateria (ou seja, no mesmo potencial elétrico da bateria) vai medir besteira...

    outra coisa importante... como todo medidor um voltimetro SEMPRE tem um erro de medição embutido... fora o erro de leitura por paralaxe (diferença quando se olha o medidor de angulos diferentes) do ponteiro...

    uma vez que a medição esteja correta... ai sim é como o wallace falou... uma questão de saber interpretar os resultados e decidir se é necessário uma intervenção no sistema ou se está tudo ok e abrir + 1 cerveja pra relaxar...

    [ ]'s eletrizados...

  • #9
    Usuário Avatar de Luca
    Entrada
    21/05/2004
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,536
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por roger_2
    ... para tanto é muito importante saber onde ligar ele...
    Roger,
    E o amperímetro? Como ligá-lo? Já vi afirmações aqui no Fórum de que é necessário o amperímetro estar no meio do circuito, isto é, toda corrente tem que passar por dentro dele. Isto é fato?
    Como faço para medir a amperagem no circuito (com o carro estacionado e o capô aberto), utilizando de um multímetro? Como devo conectá-lo?

    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
    Engesa EE4 (motor Toy 14B) - ViraLatas

  • #10
    Usuário
    Entrada
    24/07/2005
    Idade
    37
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Para medir a corrente (não amperagem) você deve ligar o amperimetro em serie com a bateria, ou seja, você coloca ele "no lugar" de um fio que sai da bateria, pode ser tanto do negativo quanto no positivo. Para medir a corrente com um multimetro você precisa ter certeza que o mesmo aceita uma corrente bem alta, creio que algo em torno de 80A com o carro ligado e 1A desligado (sem nada ligado).

  • #11
    Usuário
    Entrada
    07/06/2005
    Posts
    74
    Agradecimentos: 0
    caro luca... sobre a conexão do amperímetro... realmente a corrente elétrica passa por ele como se fosse por um fio normal...

    [ ]'s ionizados...

    editado 2: no caso da medição de corrente com multimetro veja a resposta do sukys alguns posts abaixo...

  • #12
    Se o Sukys dissesse isso eu acreditaria ....... mas ele não diz isso
    Eriksom, já escrevi sobre este assunto em alguns tópicos, talvez não tenha dito exatamente da mesma forma mas o Wallace está certo se considerarmos um circuito elétrico ORIGINAL e em bom estado de conservação.

    Obviamente o voltímetro indica tensão, mas se bem interpretado pode-se ter uma idéia "de quantas andam" a carga da bateria, uma vez que a tensão da bateria tem relação com a capacidade de carga (e até descarga), só que para isso dar certo a bateria (e demais componentes do circuito elétrico) tem que estar em boas condições e serem COMPATÍVEIS entre sí, caso contrário esta indicação indireta não terá serventia nenhuma.

    Um exemplo (dentre outros) de quando esta indicação indireta não tem serventia: alternador com capacidade de carga muito além do ideal para a bateria:

    -Alternador com capacidade para fornecer 90A, bateria com capacidade para 45A/h e quase que descarregada, carga apenas o suficiente para dar a partida no motor. Com os trocentos ampéres que o alternador fornece, em pouquíssimo tempo a tensão do circuito atinge seu limite, que é de 14volts - o que, normalmente, é indicativo de bateria em plena carga. (Entre outras, o tempo para esta ocorrência vai depender da qualidade da bateria mas para acontecer situação do tipo bastam poucos minutos).
    Motor desligado, mais alguns minutos se passam, a bateria atinge sua temperatura normal de funcionamento e o voltímetro indica, por exemplo, uma tensão de 11,5 volts, que é um indicativo de bateria com pouca carga, exatamente a situação REAL em que se encontra a bateria.

    Explicação: alta corrente de carga implica em aumentar drasticamente a temperatura da bateria, e bateria acima de determinada temperatura tem suas características substancialmente alteradas, inclusive no que diz respeito à tensão de carga. Por isso que a interpretação inicial (14 volts) não necessariamente indicou plena carga, já que bastou a dita esfriar um pouco para interpretar - corretamente - a real condição da bateria.

    Poderia fazer uso de vários outros exemplos, cada um mostrando diferentes DESVANTAGENS em se ter somente amperímetro ou somente voltimetro - quando o ideal é ter os dois - mas fiz uso deste exemplo justamente para ilustrar uma situação em que, mesmo com os dois instrumentos, não é possível ter garantia sobre a situação de carga da bateria.

    Além da indicação direta, voltímetro e amperímetro também fornecem indicações interpretativas, e para a correta interpretação é necessário conhecer certas particularidades sobre baterias e circuitos de carga, além de saber, exatamente, em que ponto do circuito elétrico os dois instrumentos foram instalados.



    claro que o multímetro deve estar como amperímetro...
    Roger, considerando qualquer multímetro de uso genérico, a escala de Ampéres não vai além de 10A e o mais raquítico dos alternadores fornece até 30A de corrente de carga. Ou seja, é ligar e queimar o fusivel ou fritar o multímetro.

    para fazer isso eu desconectaria o terminal negativo da bateria (tb poderia ser o positivo, mas como o negativo não tem tensão é mais seguro) e colocaria uma ponta de prova no pólo negativo da bateria e outra no terminal desconectado...
    E aí dá a partida no motor e faz circular sobre o multímetro uma corrente de 300~400 Ampéres requerida pelo motor de arranque. Com esta corrente não sobra nem poeira de multímetro prá contar a história...

    Outra coisa, não tem essa do borne positivo ou negativo ser mais seguro que o outro já que a corrente elétrica circula entre ambos com a mesma intensidade, e nem poderia ser de outra forma.

    muito importante... sempre desligue o circuito elétrico para colocar ou retirar um amperímetro dele... por quê?!
    porque vc estará literalmente abrindo o circuito e pode tomar um baita choque fazendo isso sob carga... então SEMPRE DESLIGUE tudo...
    A prática é correta mas a explicação é outra: com isso evita-se curtos mas jamais choques, fosse assim bastaria colocar os dedos entre os bornes da bateria para morrer eletrocutado. Caso uma região do corpo (dedo, por exemplo) esteja muito próxima de um curto-circuito pode haver sério risco de queimadura mas isso em função do -óbvio - aumento de temperatura ocasionado pela circulação de corrente e não em função da tensão de 12 volts (ou mesmo 24 volts) que não fazem cócegas nem se aplicados sob a pele.

    Abraços,

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade