Com o alternador funcionando voce vai ter o voltimetro medindo os 13,8 volts, ou seja, não a voltagem da bateria que é de cerca de 12 volts, mas a carga que o voltagem do alternador.
No momento que o alternado pifar a marcação do voltimetro vai cair imediatamente de 13,8 volts para cerca de 12 volts que é a voltagem da bateria. O que custuma ser uma diferença de leitura grande no voltimetro. Mesmo por um bom voltimetro deveria marcar os 13,8 volts (14 normalmente) no meio da escala e os 12 volts bem deslocado do meio da escala.
Funciona da mesma forma se tiver muitas coisas ligadas, desdeque com todas elas ligadas o alternador ainda consiga alimentar tudo sozinho e ainda mantenha os 13,8 volts.
Triste de tudo é voce não acreditar nas coisas que eu falo.
Mas contrariando meu espirito de jipeiro que gosta de ajudar os outros, vou me policiar para não mais ajudar voce, pois não acredita no que falo.
Essa foi a última. Não explicado até a posição de ligação do amperimetro.