Pq ao acelerar os links de cima estarão sob tração e os de baixo sob compressão, ou seja, os de cima estão sendo esticados e os de baixo comprimidos.
Estando sob compressão estão mais sujeitos a flambagem, entortam mais fácil.
Além disso, eles ficam mais perto do chão, então estão mais sucetíveis a sofrerem pancadas de pedras, etc.
A altura do Roll axis seria o Roll center heigth?
POis vc diz que deve ser próximo de zero e depois que deve ser próximo do centro de gravidade...é a mesma coisa?Zero é o centro?
Abraço
Tirando as dúvidas.
O que deve ser próximo de zero é a inclinação do roll axis, o "roll axis angle".
E o que deve ser próximo do centro de gravidade é o "roll center height"
O Troller não é 4 link, mas enfim, em relação a links superiores e inferiores é mais ou menos a mesma coisa.
O dimensionamento dos tubos depende de diversos outros fatores de geometria além de ser superior ou inferior...
Mas o que eu disse é que o inferior está mais suscetível a flambagem, não quer dizer que VÃO flambar.
Os links do Troller não flambam porque foram projetados p/ aguentar o tranco, lógico. Se flambassem seria uma falha de projeto e pouca gente usaria p/ trilhas.
Abraço
Amigos,
No meu cálculo deu o seguinte!
Quais as reações desses números?
Quanto maior o Roll center melhor?
Roll Axis, aumentar?
Enfim quais a s consequencias dessas alterações?
Amigos,
No meu cálculo deu o seguinte!
Quais as reações desses números?
Quanto maior o Roll center melhor?
Roll Axis, aumentar?
Enfim quais a s consequencias dessas alterações?
Abs
O Antisquat parece bom, significa que a suspensão traseira praticamente não vai "afundar" quando vc acelerar.
O Roll center deve ficar próximo do centro de gravidade, que não mostra na sua imagem, o roll axis tá bem bom tb.
Mas não é assim simples.
Vc precisa considerar a rotação do eixo conforme a suspensão trabalha. Isso se dá basicamente pela diferença de tamanho entre os links superior e inferior. Pelo que dá p/ ver no seu desenho eles têm um tamanho mais ou menos igual, isso é bom, quer dizer que dificilmente haverá rotação excessiva. Mas o tamanho não diz tudo, precisa ver direito isso.
Precisa também considerar a sustentação lateral dos links. Imagine seu carro em um terreno bem inclinado lateralmente. O que aconteceria se os seus links fossem paralelos ao chassis? O eixo simplesmente escorregaria por baixo do carro. Por isso vc precisa ter um certo ângulo nos links em relação ao chassis que me parece que vc não tem. Preste atenção nisso tb.
A princípio eles estão bons nessa vista, mas o que me pareceu ruim foi a posição deles na vista de cima. Me parece que eles estão muito paralelos com o chassis.
E o mais importante, veja se realmente tem como colocar isso nas mesmas posições embaixo do carro.
As minhas medidas estão baseadas no espaço que tenho....
Quanto a deixar os links menos paralelos, eu estou estudando pois qualquer movimento nesse sentido diminui o valor do Roll center heigth , e também altera o anti-squat....
Mas sei bem disso que falou, sobre deslocamento lateral....mas se for o caso uso uma panthard...pode ser não é?Quero números bons pra estrada 90% e pouquíssima terra..