F1000 x-10 4x4 peso bruto total 3.450kg( 2.350 +1100) , faltou só 50kg pra carteira C. F250 CS MWM mesma coisa.
Versão Imprimível
F1000 x-10 4x4 peso bruto total 3.450kg( 2.350 +1100) , faltou só 50kg pra carteira C. F250 CS MWM mesma coisa.
Pois é pessoal, infelizmente é a lei. Todos sabemos que determinadas normas em nosso país são abusivas, absurdas. E se a sociedade não está satisfeita, que proteste - adequadamente - pela alteração. E enquanto isso, devemos obedecer. Olhando por este lado é difícil aceitar, mas a verdade é que nós, brasileiros, sempre queremos um jeitinho mais fácil. Traduzindo, todos queremos os bônus, mas ninguém quer arcar com os ônus. Realmente é desarrazoado cobrar tal velocidade em "caminhonetes" classificadas como caminhões, mas pagar imposto, financiamento e seguro barato por ser caminhão ninguém reclama! Infelizmente estes fatos devem ser avaliados quando comprarmos um veículo. Se tem restrição a trânsito; se exige determinada carteira para conduzir; se imposto é mais caro; se seguro é mais barato; se a manutenção é difícil e cara; etc. Abraços!
Raphael
F-1000 97 cab dupla mwm
Brasilia-DF
cara, até onde eu sabia, precisa passa de 6.000 kg pra ser carteira C,
isso com Peso da camionete + carca maxima + rebocavel.
Dodge Ram e F250 grandalhonas parecisa com Ram, essas sim precisam carteira C.
Vai estar escrito nos docs se precisa habilitação C ou B.
mas posso estar enganado sobre o peso.
Foi o que me informaram quando meu pai queria comprar uma Dodge Ram.
Que precisava C porque passava dos 6000kg carregada.
São 3500kg e não 6000kg amigo!! 6000kg é o limite da carteira C...!!
Qndo o peso da pick up + o peso que ela carrega ou seja Peso Bruto Total PBT supera os 3.500kg, daí é necessário carteira C...que é o caso de algumas pick ups como Dodge Ram, F-250 2006 adiante, Silverado HD 1999 e 2000, GMC HD 3500...!!!
"Habilitação C - Todos os veículos automotores e elétricos utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas; tratores, máquinas agrícolas e de movimentação de cargas, motor-casa, combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, semi-reboque ou articulada, não exceda a 6.000 Kg de PBT e, todos os veículos abrangidos pela categoria -B"
Amigo nao sei se eu entendi mal, ou se foi o que foi dito, a diferença da CNH "C" da "D" é so o transporte de passageiros, e nao o peso, tem Kombi com 9 lugares que para o condutor poder dirigir a mesma, é obrigatorio o mesmo possuir Habilitaçao "D"...
Tanto é que temos um motorista registrado aqui, que dirige um MB 2425 trucado, e a habilitaçao dele é "C"...
Pois é amigo, isso é uma confusão só viu!!
Acima de 8 passageiros precisa carteira D...e carros com Peso Bruto Total acima de 6000kg precisam de carta D também!!
Esse cara dirigindo o MB2425 tá errado...porque o PBT desse Mercedes excede 6 toneladas tranquilamente acredito que seja 24 tonelas o PBT dele, não é isso?!!
Então teria que ser categoria D...entendeu?!
Cada critério exige uma habilitação, não é apenas subindo gradualmente conforme peso não!!
Exemplo rápido é um cidadão que dirige um caminhão toco carregado, porém não pode dirigir uma Van só porque ela transporta 12 passageiros ou mais!!
Carteira C não tem limite de peso!!! só de passageiros!
O que não pode exceder 6000kg é o conjunto trator + reboque. Tá claro isso na lei. Se o conjunto exceder 6000kg, precisa de carteira E. Mas se não tiver reboque, apenas o veículo, a carteira C pode dirigir qualquer peso desde que não exceda 8 passageiros.
Exato, Corradi.
É por isso que, na maioria das vezes, quando o pessoal vai encaminhar as aulas e exames para fazer a "C", se houver estrutura o CFC costuma sugerir a "D", pois permiti dirigir veículos da "C" e TAMBÉM os que ultrapassem oito passageiros, coisa que a "C" não permite. As exigências são, basicamente, as mesmas.
Abaixo, o link para a página do Detran-RS com as especificações de cada categoria. O importante, NESTE TÓPICO, é a ressalva: por favor, olhem BEM a documentação de suas caminhonetes. Se constar 'C/caminhão', um policial/fiscal que atentar para este detalhe terá todo direito de recolher o veículo se tu estiver dirigindo-o com habilitação "B", e não há qualquer amparo legal para defesa. Só tira o veículo da blitze ou do depósito de remoção ("guincho") quando for alguém habilitado para isso.
Como um outro colega mencionou neste tópico, é sempre bom se o cara puder ter um abilitação "A-E"; a merd* é que não se adiciona uma categoria por menos de mil Reais, hoje em dia. >:-(
CATEGORIAS DE HABILITAÇÃO:
=> Site do DETRAN RS
Junior você esta errado, carteira "C" dirige qualquer Caminhao, Toco, Truck, 4º eixo, exceto Treminhão,Cavalo + Carreta, Cavalo + Bitrem, que o reboque exceda 6 toneladas, Kombi de passageiros (12 Passageiros) até vazia... Trabalho nesta área já tem algum tempo, e isso que estou te falando é baseado no novo código de transito brasileiro...
Só citando um exemplo, já fiz muito guarda malandro engolir seco, principalmente no pará e maranhão, onde as vezes o motorista liga para conversar com o guarda $$$ e ele quer autuar erroneamente...
Quanto ao achismo/não achismo, trata-se da definição 2.8 da resolução 290 do CONTRAN, que pode ser conferido em:
http://www.denatran.gov.br/download/...ONTRAN_290.pdf >3.5T configura caminhão.
Distingue unicamente pelo PBT, também definido na mesma resolução.
Eu tentei ler a resolução 291 que teoricamente seria uma "saída" pra esse dilema (http://www.denatran.gov.br/download/Resolucoes/RESOLUCAO_CONTRAN_291.pdf), mas é bem confusa pro meu nível! hahahaha
dito isso... bem. descarto meu sonho de ter uma f-250. :cry:
bom, faz sentido no fim das contas, a f250 é uma carro *pppp* grande né, pessoal...
Ah! Finalmente achei algo que posso dizer que é definitivo. Código de Trânsito Brasileiro, capítulo XIV art. 143. Confiram aí: DENATRAN - Departamento Nacional de Trnsito (pode buscar ali por "Categoria C" que chega no artigo.. Ou "Art. 143" :)
p.s.: esse recaptcha pra postar é um verdadeiro saquinho!!!