Maicon,
É isso mesmo. F-250 cabine simples 4x2 não precisa de carteira "C".
Já a cabine dupla (4x2 ou 4x4) ou cabine simples (4x4) já exige "C".
Daqui a pouco aparece alguém aqui e te informa direitinho o PBT e a legislação para confirmar.
Versão Imprimível
Maicon,
É isso mesmo. F-250 cabine simples 4x2 não precisa de carteira "C".
Já a cabine dupla (4x2 ou 4x4) ou cabine simples (4x4) já exige "C".
Daqui a pouco aparece alguém aqui e te informa direitinho o PBT e a legislação para confirmar.
Vou ficar na espera da confirmação então
Valeu rapazes!
Olha o docto, se estiver caminhão precisa C, caminhonete B
é oq o Rogerio disse:
Cabine Simples 4x2 - B
Cabine Simples 4x4 - C
Cabine Dupla 4x2 / 4x4 - C
Se o peso do veículo + carga máxima transportada (e não rebocada), for maior que 3500kg, então precisa de carteira C.
Certo então,
Mais eu não lembro aonde que eu li, que a F 250 beira os 3500kg de peso bruto total
somando mais com a capacidade de carga acaba passando os 3500kg... Vixe :???:
Não Maicon, o peso bruto total já é somado o peso da picape mais a carga.
uma F250 CS igual a que vc está olhando, deve pesar uns 2100/2200kg. e deve carregar mais 1000kg. então fica abaixo dos 3500kg.
Amigos, acho que não é tão simples assim e vou dar um exemplo, um amigo tem uma F250 2010 cabine simples 4x2 e precisa de carteira C para dirigir pois no doc saiu como caminhão. Ainda não falei com o meu amigo do detran, assim que o fizer, posto de novo. Abraços
Além da carteira (que depende de como sai no doc, se sair caminhao....é caminhao!!) nao deixe de atentar para a velocidade max de trafego!!!! se for caminhao..... é 80 ou 90 por hora no maximo!!!
Foi exatamente isto que me fez desitir de comprar uma CS 4x4!!! eita brazil!!!! compara uma camionete com um truck, que leva 15 ton de carga!!!!
a lei é simples assim msm, menos de 3500kg é B, mais de 3500kg é C.
isso considerando só carga, pq se tiver mais de 8 passageiros aí precisa de D.
oq pode acontecer é na hora de se licenciar o veiculo, que o detran por ser um orgão muito eficiente, acaba errando na classificação.
Exato. Não importa quanta carga tu vai botar na camionete, se vai rebocar trailer ou não; a única coisa que importa, nesses casos, é o que está no documento. A vantagem da categoria 'C' (para quem tem habilitação para isso) é que, devido àquele antigo estímulo do governo federal aos caminhoneiros, o IPVA é três vezes menor. Lembro quando eu tinha uma Silverado HD, anos trás, o imposto era bem baratinho.
No entanto, é bastante raro que esse detalhe seja verificado nas fiscalizações mas, por garantia, se for possível, é melhor ter a habilitação (ou encaminhar a 'D', direto).
A título de experiência, guiei a minha Silverado por mais de ano apenas com categoria 'B', até que estranhei quando veio o IPVA tão baratinho e fui me informar no DETRAN; só então atentei para o "Caminhão" :oops: . Tentei, por várias vezes, ir nas vistorias do DETRAN e solicitar alteração de categoria do veículo, seja através de redução de potência ou até remção do ar-condicionado, que era a diferença básica entre a Silverado 'B' e a 'C', mas nunca ninguém por lá soube me encaminhar ou me elucidar o procedimento.
Realmente, é um dos detalhes meio estúpidos da legislação brasileira... tu pode, por exemplo, pegar uma gigantona F-250 categora 'B' e engatar um trailer com barco gigante atrás e sair por aí; no entanto, pela diferença de 50 ou 100Kg, uma F-250 mais "completa" já te exige categoria 'C'.
Voltando às Silverado, era a mesma coisa: a minha "HD" COM ar-condicionado, era categoria 'C'; já aquela HD SEM ar-condicionado, pela pouca diferença no PBT, era 'B'.
Enfim, PQP, viu.... :(
Sobre este assunto saiu na CarAnDriver de junho/12 uma reportagem que eu tbem fiquei surpreso, vou tentar colocar a reportagem, Dodge Ram 2500 Laramie é picape ou caminhão? Publicado em 27-06-12 às 08h45 por Car and Driver COMENTE! 27 A picape deve obedecer as leis de caminhão como circulação pela direita, fiscalização de peso e limite de 90 km/h? Dodge Ram 2500 Laramie Publicado na edição nº 54 (jun/2012) Thiago Nugnezi, engenheiro mecânico e nosso leitor, levantou uma polêmica. A Chrysler lançou a RAM 2500, uma picape grande, ao preço de R$ 149.900 – valor para disputar mercado com picapes médias. Só que os interessados na grandalhona terão de ter habilitação com categoria C para guiá-la. As perguntas de Thiago foram: além da carteira C, a RAM também precisa parar em fiscalizações de veículos de carga e em balanças rodoviárias? Dodge Ram 2500 laramie Peso bruto total 4.354 kg Peso em ordem de marcha 3.279 kg Motor 6 cilindros em linha, 310 cv, 84,6 mkgf turbodiesel E ainda: é permitido circular com a brutamontes na faixa da esquerda? Respostas: na ordem, não e sim. A única restrição é mesmo a CNH com categoria C, pois o peso bruto total da RAM fica entre as 3,5 e 6 toneladas – conforme lei determinada pelo Contran, em 2008. A RAM 2500 é classificada como “Caminhão - Especial”, o que a livra do limite de velocidade mais baixo em estradas, da proibição de rodar pela faixa da esquerda nas rodovias – e no centro expandido paulistano – e ainda das fiscalizações de carga e peso. É uma picape que quer ser caminhão. Ou o contrário. Picapes Segue o link: Dodge Ram 2500 Laramie picape ou caminho? Carros Especial