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Dimensionamento escapamento motor turbo diesel

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  • 07/03/2011, 20:51
    Marcelo Pantaneiro
    Que motor é esse do video? ta cantando bonito

    [ame]http://www.youtube.com/watch?v=XuknMNDR3yE&feature=related[/ame]
  • 07/03/2011, 22:52
    Edintruder
    Marcelo, esse é o famoso MWM X-10 ou 4.10T.
    Zeca, o meu está com o filtro de diesel igual da S-10. Não sei se é o mesmo modelo da tua...

    Kim, no vídeo dá pra escutar o compressor de ar botando ar pra fora quando o motor está funcionando. O AC da minha Femil tem algum vazamento, pois coloquei ar comprimido um dia e no outro a pressão estava a zero... Mas tenho que ver o sistema elétrico, pois o ventilador só funciona no máximo, então já pensei em colocar o compressor do AC pra encher o cilindro de extintor que tem pra buzina e colocar ar comprimido pra limpar a cabine.
  • 18/03/2011, 23:46
    Tio Eddie
    vamos lá

    Segundo o João (opala João) o povo dqa rasch mencionou que para o 229, o escapamento deve ser de no mínimo 2" e de no máximo 3", e que qualquer coisa além disso é jogar $$ fora.

    Hoje finalmente consegui mexer no escape da Milona e descobri o seguinte:


    • Primeira curva da APL 240 (.42 a saida do caracol quente) ainda estava lá com a flange para a TA31 (.63),
    • Seção intermediária com cano amassado e de medida 2 1/4.

    Achei que estava danfo restrição, especialmente na saida da turbina.

    Solução, escape novo, todo de 2,5" com a primeira curva da TA31 (TB 4215)

    Até voltar a piar "de leve" a picape voltou.

    Agora quero ver na estrada e como ficará o consumo. Aparentemente ficou mais solta e até a pressão da turbina caiu um pouco para as mesmas situações.

    []s
  • 26/03/2011, 16:40
    Tio Eddie
    Cheguei de viagem e rodei pouco mais de 320km com o escape novo.

    Foi bem mais fácil manter uma média de 115-130km/h com a picape mais solta, menos quente e com a turbina trabalhando na média com menos pressão.

    Fotos do escapamento novo

    https://lh3.googleusercontent.com/_o...0/DSC01233.JPG
    Primeira curva da APL - Observem o excesso de parede após a flange

    https://lh6.googleusercontent.com/_o...0/DSC01234.JPG
    Primeira curva da TA 31 (TB 4215) - Observem o diâmetro interno maior (2,5")

    https://lh3.googleusercontent.com/_o...0/DSC01235.JPG
    Seção nova, toda de 2,5"

    https://lh3.googleusercontent.com/_o...0/DSC01240.JPG
    Primeira curva ligada na turbina, vista por baixo

    https://lh3.googleusercontent.com/_o...0/DSC01237.JPG
    Seção nova unida com a seção antiga e 2,5"

    https://lh4.googleusercontent.com/_o...0/DSC01241.JPG
    Porção final indo pro lugar.

    Ah, com o novo posicionamento da ponteira acabou a fuligem na tampa.

    []s
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