Eu conheço um meca aqui que metia o pau no HSD 2.5. Hoje ele conhece todas as manha desse motor e agora pra ele é melhor motor que existe. A oficina fica cheia de Sprinter...:mrgreen:
Versão Imprimível
Eu conheço um meca aqui que metia o pau no HSD 2.5. Hoje ele conhece todas as manha desse motor e agora pra ele é melhor motor que existe. A oficina fica cheia de Sprinter...:mrgreen:
Com todo o respeito que nossos companheiros mecanicos tem de ter de nossa categoria de amantes desses carros a diesel, MASSSS...
Meca costuma a nao gostar de ranger por n motivos, notadamente:
1. Não costuma a dar problema fácil (lógico, quanto mais der problema, melhor pra ele :x);
2. Geralmente ele NÃO ENTENDE DO MOTOR, seja qual for ele, 2.5, 2.8 ou, piorou mais ainda, na estratosfera, se for o 3.0 (para eles motor eletrônico"é coisa do demo"), lógico.. o cara não tem scaner, não sabe fuçar no computador, como é que mexe em um motor que é TODO eletrônico ?
3. Quando dá problema a peça é mais cara (que um mwm, p. ex., ) o que não permite a ele enfiar a faca tanto assim no preço do serviço (o cliente já tá puto de pagar caro na peça, pq realmente é mais caro.. vai chorar mais no serviço e etc), é claro que o dele será menor (tanto no preço da peça como da mão-de-obra...
Bem, ele SÓ TEM A PERDER com a Ranger..
Não que nós tenhamos assim tanta vantagem, como já li nesse forum, se for comparar custo de manutenção de s10 e ranger as duas empatam, ja que uma vai mais vezes mas com preço mais em conta e a outra vai menos, mas com uma facada sempre maior...
E daí vai...
Depois que entendi isso (ainda antes de comprar minha viatura), não dei mais ouvidos pra mecanico.. senão eu só teria uma opção: S10.. sério, nem Frontier eles indicam, é S10 na terra e o resto no inferno..
abs,
Daniel,
Boa parte das coisas que você comenta são por ai mesmo.
Daniel
Isso é verdade, e além disso, nunca se houve falar em s10 ir pra oficina por causa de cabeçote (16V), tração e caixa, porém é o q mais aparece nas oficinas, isso ninguém comenta. A questão é q ela está tão endeusada que os caras ficam cegos por ela, sonhando q o sprint é a melhor coisa do mundo...:odedo:
Bom... já que estamos celebrando a democracia de opiniões vou deixar o meu relato.
Quando comprei minha ranger ela brilhava aos olhos de qualquer um. Sem arranhões, interior bastante conservado, etc. Só depois dos primeiros defeitos ao levar em mecânicos descobri o quanto ela tinha sido maquiada. Logo descobri que o hodômetro tinha sido voltado, e que o antigo dono era fazendeiro e rodava 40k por ano em trabalho pesado.
Já gastei uns R$6000 nela. Desse valor, o único gasto corretivo que tive no motor foi trocar o selo do bloco que rompeu e quase superaqueceu o motor (parei antes de chegar no vermelho) e a quebra no balanceiro. Ou seja uns R$400 porque para trocar o selo tem que tirar o motor e a mão de obra é cara para isso. O resto da manutenção corretiva foi tudo em suspensão, freio e rolamentos o que é natural tendo em vista o tipo de uso que ela foi submetida.
Agora, reconheço que gastei uma boa grana com a preventiva já que pretendo deixar ela o mais próximo de uma "zero". Troquei correias e tensores, revisei bomba injetora, troquei bicos injetores que já estavam rendendo menos que o normal, fiz limpeza de tanque, óleo e todos os filtros a cada 5000k, etc. E tudo numa autorizada MWM-International já que mecânicos com fama de bons em motor diesel aqui tem muito.... mas a grande maioria ao olhar sua ranger já diz "esse motor é ruim mesmo". Interessante que o meca que me disse isso quando levei na oficina dele para trocar o selo do motor, estava com 4 S-10 paradas lá. E fui até a oficina dele porque me recomendaram como um dos mais entendidos de motor diesel em Dourados. Ou seja.... existe uma idéia fixa que contamina até os mecanicos de que se for MWM então tem que ser bom, não importa se quebrar 10 mas vai ser sempre MWM. Culpa das Milonas e seus famosos 229....
Enfim, existem S-10s e Rangers excelentes e azaradas, a questão no meu ver é que a MWM ganhou uma reputação tão forte que as pessoas aceitam mais suas quebras do que os da Maxxion-Intern. Infelizmente más experiências com carros realmente deixam a gente fulo com a barca e se uma S-10 te deixará mais feliz então não pense duas vezes e parta para uma. Na época que comprei a minha Ranger apareceram várias oportunidades de negócio numa S-10, mas o desenho da ranger me agrada muito mais e se tivesse optado pela S-10 com certeza na primeira visita a uma oficina eu iria xingar o mundo dizendo que deveria ter comprado uma Ranger.
Estourei minha cota de post. Vou encerrar se não quando pedir socorro aqui ninguém vai querer ler mais. HEHEHEHE!
Abraços
Uma coisa que levo em consideração sobre a durabilidade de um veículo é a quantidade destes veículos com idade rodando.
É impressionante a quantidade de rangers 2.5 rodando em exelente estado que vejo aqui no meu Estado.
Respeito esse motor, mas que ele é queimado por aqui é...
O motor é 12v e não 16v e a regulagem das válvulas segundo o manual deve ser feita a cada 25.000 km, apesar da autorizada me dizer que é desnecessário um período tão curto.
Ai tens que verificar se era problema realmente no cabeçote (talvez decorrente da falta de regulagem) ou somente a regulagem das válvulas.
Quanto ao desabafo do colega, o mercado de usados está ruim e o de camionetes está péssimo, até a s10 que era supervalorizada aqui na região agora está com o preço quase R$ 10.000,00 abaixo do que pediam antes. Agora é uma boa hora para comprar, não para vender.
Me ofereceram há 5 meses atrás R$ 6.000,00 abaixo da tabela FIPE para uma saveiro surf 2009, isso que é considerado um carro de boa rotatividade, imagine para uma camionete que está sendo mico na mão dos garagistas.
Outro dia um meca conhecido me apontou uma grande desvantage do sprint MWM: O cabeçote mesmo sendo de ferro também empena com um eventual superaquecimento e devido o sistema distribuição ser por engrenagens se o cabeçote foi aplainado, a distância entre as engrenagens fica diminuída e isso da um problemão.
Só é possível reutilizar o cabeçote aplainado com uma junta mais grossa, mas como nesse motores diesel a câmara de combustão fica no pistão e o cabeçote é plano o motor perde a taxa de compressão ficando com o rendimento diminuindo.
Os mecas mais conscienciosos sempre irão recomendar a troca inteira do cabeçote. Sai caro se um motor desse superaquecer!
E que isso sirva de dica para quem pretende comprar Troller, F250, S10 ou Frontier. O cabeçote sempre tem que ser standard.
Nada é perfeito...
Cara, pra mim, tanto MWM quanto Maxion, são bons motores. A questão do 2.5 em comparação com 2.8 é que é ridícula. Tudo é uma questão de sorte e manutenção. Depois que fiz o motor da minha ranger, tirando a bomba d'agua que ela insiste em arrebentar o rolamento, eu não tenho gasto com manutenção. E a minha 2.5 anda muito bem, sobe ladeiras facilmente a 120 km/h. E olha que consigo peças a um bom preço. Não acho o preço das peças do Maxion tão caras não. Pra vcs verem, meu primo tinha uma S10 com o tão idolatrado motor MWM 2.8. A pickup dele vivia mais na oficina que a minha. Sorte? Falta de manutenção? ... não sei. Talvez as duas coisas. Outra coisa que fico @#$!@@#$%@# da vida é pq se vc acompanhar o forum 4x4 dos jipeiros, o HSD 2.5 é sonho de consumo da grande maioria!!! Muita gente quer comprar este motor pra colocar no jeep. Aí eles vão na oficina e o mecânico diz: AAOOOOO JIPÃO! AINDA VOU TER UM DESSESS!!!! Fdp!!!
kkk
Vou dar uma de psicólogo agora, off-topic:
Esse "Aaaooooo Jipão" é o inconsciente do cara.. sem máculas, sem artifícios das "segundas intenções"
é.. como se diz.. ATO FALHO freudiano! kkkkkkkk
Veja:
"Acto falhado (português europeu) ou Ato falho (português brasileiro), lapso freudiano ou parapráxis, ou ainda a expressão latina lapsus linguae, é um erro na fala, na memória ou numa acção física que seria supostamente causada pelo inconsciente.
Alguns erros, como o marido que acidentalmente troca o nome da própria esposa pelo da amante, parecem representar casos relativemente claros de actos falhos ou deslizes freudianos. Noutros casos, erros triviais ou bizarros na aparência podem encerrar um significado mais profundo se analisados."
By: Wikipedia
Brincadeira.. :mrgreen:
abs,
Puts e eu tenho um 2.5 desse la em casa precisando vender. Só que pra isso ainda tenho que legalizar junto ao Detran... Nem sei por onde anda a nota do 2.8 que tá na Ranger...
Parte destes problemas em aceitação dos 2.5 em revendas é culpa de vendedores boquetas de lojas que não sabem nada. Que só repassam o carro sem nem saber falar o que tem nele, o que faz o carro, quais opcionais, como usar e etc ... é assim mesmo .. Maxion não presta.
Como já foi bem dito e verificado, infelizmente para uns e felizmente para outros a manutenção dos international em comparado com os MWM sprint é sim mais barata, principalmente se você necessitar de fazer um motor completo. Ai sim a porca torce o rabo.
Se eu tiver acesso a algumas notas fiscais de quanto sai para fazer cada motor eu posto em algum tópico aqui para vocês verem a diferença.
Outro fator que eu “acho” que foi o que queimou por muitos anos esse motor foi o fato da Ford ter colocado o HSD nas F-1000 que sinceramente foi a pior coisa que ela poderia ter feito. Muitos abriram o bico cedo demais e assim, foi criando a má fama. Daí a rádio povo se encarregou de colocar o bixo no caixão. Essa má fama chegou nas lojas revendedoras e sem eles entenderem joça alguma, colocam no bolo de problemas que nas Rangers 2.5 esse motor tbm não presta.
Masss ... (sempre há um mas em tudo)
Hoje em dia, pode ver que mecânicos que entendem, jipeiros, donos de frotas e etc recorrem a qual motor para colocarem em suas viaturas? É o 2.5 e 2.8, principalmente por causa de manutenção e custo de aquisição.
Peças destes motores daqui a um tempo a gente acha até em padaria.