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  • #37

    Sobre a Ranger...




    O comentário anterior é bastante pertinente.
    Eu tenho uma ranger (realmente ainda pouco rodada - menos de 20.000) e não tenho nada a reclamar. Conheço ranger (3.0) 2005, com 115.000 que só fez as manutençoes normais. Acredito (tomara que eu esteja certo...) que há casos e casos. Talvez em um lote, uma ou outra venha a ter algum problema mais precoce mas acredito que acontece, também, casos de má qualidade de diesel em diversos deles. Conheço uma pessoa que após abastecer em um determinado posto, a sua pick-up ficou uma porcaria. Já com experiência, ele despejou o oleo fora e colocou o de um outro posto logo em seguida (era inclusive uma l200). O problema parou. E se falta experiência e a pessoa continua forçando a pick-up com um oleo ruim? E se ele volta a abastecer no mesmo posto repetidas vezes achando não ser esse o problema?

  • #38
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    Thumbs up

    Valeu galera, vou ponderar suas experiencias a fazer a minha escolha, depois conto a qual foi.

  • #39
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    Pessoal, desculpem por sair do tema do tópico mas, qual é o tempo ( leia - se quilometragem) que as concessionárias fazem por revisão para a troca do filtro de combustivel, de carros com CR ( leia - se Frontier, Triton, Ranger, Hilux) porque elas sabem da qualidade do nosso diesel, e dependendo disso podem acabar ainda mais cedo com o filtro, podendo entupi-lo ou de um jeito meio estranho deixando passar alguma sujeira para o sistema...
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #40
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    Carlos,

    No caso da Ranger é 20.000 (Diesel) e 60.000 (gasolina).
    Teoricamente não há nada de errado com esta periodicidade de troca.
    Recomendo, no caso do Diesel principalmente, abastecer em postos com grande movimento de caminhões, pois eles costumam ter um produto melhor, visto que os frotistas são muito exigentes quanto à qualidade do Diesel. Esta medida minimiza os problemas principalmente nos motores eletrônicos.
    Apenas para comparar, vejam que lixo que é o nosso Diesel em relação a outros países.
    PPM (partes por milhão) de enxofre contidas no Diesel:
    Taiwan = 15
    Europa = 15
    Canadá = 30
    EUA = 50
    México = 50
    Brasil (Diesel metropolitano) = 500
    Brasil (fora das regiões metropolitanas) 2000


    O enxofre é um elemento químico totalmente indesejável nos combustíveis pois além de ser extremamente danoso ao meio ambiente e à saúde ainda destroi os sistemas de injeção, sobretudo os mais modernos com formação de depósitos de óxidos de enxofre que são corrosivos.

    Outro problema é a água. Diferentemente do que muitos pensam, a água não vem junto com o Diesel da refinaria. O processo de extração do Diesel a partir do petróleo elimina toda água. O que ocorre é a contaminação durante a armazenagem nos tanques dos postos ou a condensação dentro do tanque do veículo.
    Outra boa maneira de evitar a água, (além de abastecer em bons postos), é procurar manter o tanque sempre o mais cheio possível, principalmente se o veículo fica muito parado. O raciocínio é simples: Pouco ar dentro do tanque; pouca condensação.
    4X4 Brasil

  • #41
    Citação Postado originalmente por nininho Ver Post
    Carlos,

    No caso da Ranger é 20.000 (Diesel) e 60.000 (gasolina).
    Teoricamente não há nada de errado com esta periodicidade de troca.
    Recomendo, no caso do Diesel principalmente, abastecer em postos com grande movimento de caminhões, pois eles costumam ter um produto melhor, visto que os frotistas são muito exigentes quanto à qualidade do Diesel. Esta medida minimiza os problemas principalmente nos motores eletrônicos.
    Apenas para comparar, vejam que lixo que é o nosso Diesel em relação a outros países.
    PPM (partes por milhão) de enxofre contidas no Diesel:
    Taiwan = 15
    Europa = 15
    Canadá = 30
    EUA = 50
    México = 50
    Brasil (Diesel metropolitano) = 500
    Brasil (fora das regiões metropolitanas) 2000

    Além de ser extremamente danoso ao meio ambiente e à saúde ainda destroi os sistemas de injeção, sobretudo os mais modernos.
    Quem falou para você que o enxofre destrói o sistema de injeção. Pois justamente o enxofre é quem lubrifica a bomba injetora e os bicos. Os mais modernos foram feitos para o diesel sem enxofre.

    Quero ver como vão ficar os antigos quando não tiver mais enxofre no diesel pra auxiliar na lubrificação.
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #42
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    Walter,

    Você tem razão quanto ao enxofre ser um elemento químico que em certas aplicações melhora a lubricidade (inclusive nos combustíveis).
    Digo isto porque esta é minha área profissional e convivo com estas questões o tempo todo.
    O que ocorre é que a proporção de enxofre no Diesel brasileiro é absurdamente alta, tanto que a resolução 315 do CONAMA, (não cumprida até hoje), já obrigava em 2002, a Petrobrás a produzir o S-50 (Diesel com no máximo 50 ppm de enxofre). É bem verdade que o objetivo primário desta resolução era tentar reduzir as emissões de poluentes principalmente nas grandes cidades, mas 2000 ppm de enxofre no Diesel é um absurdo e acaba por criar depósitos de óxidos dentro de todo o sistema.
    Nos países que adotaram o S-50 ou o S-15, a propriedade lubrificante do enxofre foi substituída com grande vantagem por aditivos sintéticos que não agridem, (ou agridem muito menos), os sistemas de injeção e o meio ambiente. Esta medida resolve a ausência, (ou quase ausência), do enxofre no Diesel para os motores mais antigos.
    O que ocorre é que os fabricantes de motores Diesel no Brasil estão na frente da Petrobrás, com motores que atendem normas européias Euro III ou Euro IV e o nosso Diesel tem as mesmas características do Diesel produzido no meio do século passado.
    Para produzir o S-50, a Petrobrás está fazendo pesados investimentos em suas refinarias, mas é um processo lento, somado a dificuldade de refino do nosso petróleo que é considerado pesado.
    Resumindo: Para nós, resta por enquanto, usar as ferramentas que dispomos, (conforme citei anteriormente e outros também o fizeram), até que chegue para o consumidor um combustível de melhor qualidade.
    4X4 Brasil

  • #43
    Citação Postado originalmente por nininho Ver Post
    Walter,

    Você tem razão quanto ao enxofre ser um elemento químico que em certas aplicações melhora a lubricidade (inclusive nos combustíveis).
    Digo isto porque esta é minha área profissional e convivo com estas questões o tempo todo.
    O que ocorre é que a proporção de enxofre no Diesel brasileiro é absurdamente alta, tanto que a resolução 315 do CONAMA, (não cumprida até hoje), já obrigava em 2002, a Petrobrás a produzir o S-50 (Diesel com no máximo 50 ppm de enxofre). É bem verdade que o objetivo primário desta resolução era tentar reduzir as emissões de poluentes principalmente nas grandes cidades, mas 2000 ppm de enxofre no Diesel é um absurdo e acaba por criar depósitos de óxidos dentro de todo o sistema.
    Nos países que adotaram o S-50 ou o S-15, a propriedade lubrificante do enxofre foi substituída com grande vantagem por aditivos sintéticos que não agridem, (ou agridem muito menos), os sistemas de injeção e o meio ambiente. Esta medida resolve a ausência, (ou quase ausência), do enxofre no Diesel para os motores mais antigos.
    O que ocorre é que os fabricantes de motores Diesel no Brasil estão na frente da Petrobrás, com motores que atendem normas européias Euro III ou Euro IV e o nosso Diesel tem as mesmas características do Diesel produzido no meio do século passado.
    Para produzir o S-50, a Petrobrás está fazendo pesados investimentos em suas refinarias, mas é um processo lento, somado a dificuldade de refino do nosso petróleo que é considerado pesado.
    Resumindo: Para nós, resta por enquanto, usar as ferramentas que dispomos, (conforme citei anteriormente e outros também o fizeram), até que chegue para o consumidor um combustível de melhor qualidade.
    Oi Foristas...

    Muito interessante esses detalhes sobre o diesel. Eu os desconhecia. O que vocês tem a dizer sobre o biodiesel nessas rangers mais novas (e nas picku-ups em geral)? Alguém ja me disse que seus motores estão preparados somente para o diesel comum (com 5% de biodiesel). É isso mesmo?

    Até mais...

  • #44
    Citação Postado originalmente por Cachoeira Ver Post
    Oi Foristas...

    Muito interessante esses detalhes sobre o diesel. Eu os desconhecia. O que vocês tem a dizer sobre o biodiesel nessas rangers mais novas (e nas picku-ups em geral)? Alguém ja me disse que seus motores estão preparados somente para o diesel comum (com 5% de biodiesel). É isso mesmo?

    Até mais...
    O motores foram feito para até 25% de biodiesel...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #45
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    Citação Postado originalmente por nininho Ver Post
    Carlos,

    No caso da Ranger é 20.000 (Diesel) e 60.000 (gasolina).
    Teoricamente não há nada de errado com esta periodicidade de troca.
    Recomendo, no caso do Diesel principalmente, abastecer em postos com grande movimento de caminhões, pois eles costumam ter um produto melhor, visto que os frotistas são muito exigentes quanto à qualidade do Diesel. Esta medida minimiza os problemas principalmente nos motores eletrônicos.
    Apenas para comparar, vejam que lixo que é o nosso Diesel em relação a outros países.
    PPM (partes por milhão) de enxofre contidas no Diesel:
    Taiwan = 15
    Europa = 15
    Canadá = 30
    EUA = 50
    México = 50
    Brasil (Diesel metropolitano) = 500
    Brasil (fora das regiões metropolitanas) 2000


    O enxofre é um elemento químico totalmente indesejável nos combustíveis pois além de ser extremamente danoso ao meio ambiente e à saúde ainda destroi os sistemas de injeção, sobretudo os mais modernos com formação de depósitos de óxidos de enxofre que são corrosivos.

    Outro problema é a água. Diferentemente do que muitos pensam, a água não vem junto com o Diesel da refinaria. O processo de extração do Diesel a partir do petróleo elimina toda água. O que ocorre é a contaminação durante a armazenagem nos tanques dos postos ou a condensação dentro do tanque do veículo.
    Outra boa maneira de evitar a água, (além de abastecer em bons postos), é procurar manter o tanque sempre o mais cheio possível, principalmente se o veículo fica muito parado. O raciocínio é simples: Pouco ar dentro do tanque; pouca condensação.
    Olha na minha opnião, filtro de combustivel de DIESEL, tem que ser trocado no maximo em 5.000 a 10.000 km , esse papo de posto que tenha bastante movimento, pode até importar, mas, não o bastante como trocar o filtro em intervalo menor, se tiver agua, sujo ou qualquer outro "ser" que esteja se desenvolvido nesse diesel fica no filtro, não tudo, devido isto o menor tempo da troca do filtro.
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  • #46
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    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Olha na minha opnião, filtro de combustivel de DIESEL, tem que ser trocado no maximo em 5.000 a 10.000 km , esse papo de posto que tenha bastante movimento, pode até importar, mas, não o bastante como trocar o filtro em intervalo menor, se tiver agua, sujo ou qualquer outro "ser" que esteja se desenvolvido nesse diesel fica no filtro, não tudo, devido isto o menor tempo da troca do filtro.

    Opa.. ninguem aqui tirou importancia do filtro.. X2..
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  • #47
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    Mas, sabendo que o diesel do brasil é horrivel, levar em consideração somente abastecer em posto que tenha muito movimento, e trocar o filtro de 20.000 km, é meio que dizer que o filtro ta lá, mas, como se o diesel fosse bom...
    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #48
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    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Mas, sabendo que o diesel do brasil é horrivel, levar em consideração somente abastecer em posto que tenha muito movimento, e trocar o filtro de 20.000 km, é meio que dizer que o filtro ta lá, mas, como se o diesel fosse bom...

    Olha, conforme dito, acho que pelo Walter, o Diesel brasileiro não é ruim não.. o que o torna ruim é o transporte e acondicionamento, por isso a importancia que se deve dar ao posto onde se abastece...

    Há a controvérsia do biodiesel, mas nem entro nisso pq é pouca a percentagem, AINDA..

    Esses dias mandei trocar meu filtro (com 5000 km) e abri para ver a situaçao..

    Cara, nao tinha uma gota de agua (por incrivel que pareça) e ele estava NOVINHO... o diesel saiu vermelhinho, puro (abasteço num posto Shell, vcs sabem, diesel com DNA, eles colocam corante).. Estou voltando a trocar com 10.000..

    Abasteço num só posto, que tem bastante movimento de diesel e bandeira (vejo os caminhoes da Shell abastecendo o posto, os tanques do posto são novos, conheço o dono e etc)..


    abs,
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