Galera do 4x4;
Hoje vinha vindo do Paraná com a Ranger e a temperatura da água começou a oscilar - subia e subitamente caia. A principio achei tratar-se de termostática engripada mas como não podia parar para averiguar (não existia acostamento na estrada) toquei ela por mais alguns minutos. Depois, ela começou a subir e imediatamente parei o carro. Mas subiu de uma vez e chegou a acender a luz da água. Imediatamente desliguei e abrir o motor e vi um vazamento de água.
Como não tinha ferramentas e a estrada era perigosa (de assalto e transito) imediatamente chamei o guincho da seguradora que me trouxe a cidade onde moro e deixou o carro na oficina.
- Causa do superaquecimento: perda de água vinda do parafuso plástico (bem vagabundo por sinal) de sangramento do sistema de arrefecimento que fica em cima da válvula termostática.
- Conserto: O meu meca mandara tornear um parafuso de metal para colocar no lugar.
- O detalhe: Só uso aditivo diluido Wurth (homologado Ford) no radiador. O parafusinho de plastico ressecou e quebrou, vazando tudo e me deixando na mão.
Para os Rangeiros e Trolleiros de plantão aqui vai a dica para inspecionarem esse item na picape de vocês.
Um abraço