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Percebam pelas fotos que o problema é de corrosão, o que significa em falha de projeto e não em uso inadequado ou tempo de uso. Claro que o ambiente onde o carro é utilizado e o fato de lavar o motor com produtos químicos acelera este processo.
O objetivo deste tópico é documentar os casos ocorridos, para que possamos ter uma noção de durabilidade deste componente do motor.
Ela corrói por acumular água externamente em alguma cavidade ou porque circula água do radiador por ela?
Rogério, beleza de fotos. Coisa feia ! Foi na galeria de água ?
Na foto 1 do post #12, aquela trinca foi conseqüência da corrosão. Foi por ela que começou o vazamento ? De água ou de óleo ?
Abração
Anthon
A causa da corrosão é o acúmulo de água entre ela e o bloco do motor. Vc pode observar nas fotos que existem vários pontos que favorecem este acúmulo.
Com o tempo, a corrosão aumenta e compromete a sede dos retentores que vedam a passagem de óleo.
Em outro casos, corroi ao ponto de vazar água dos sistema de arrefecimento.
a trinca foi consequencia do enfraquecimento daquela superfície em função da corrosão externa. A partir daí, a parede não suportou a pressão interna e vazou o fluido de arrefecimento (água). A peça foi retirada de um troller 2006 com cerca de 80mil km.
Daí que toda a tampa da caixa de distribuição vai pro lixo ? Acho esse sistema, mais um projeto mal feito de motor. Ou seja, um lesa consumidor. Essa galeria apresenta os mesmo problemas de corrosão das bombas de água comuns, porém estas são separadas do motor, e são substituídas com baixo custo.
Rogério. Quantos $$$ vai ficar essa brincadeira ?
Anthon
No meu caso custo R$3,5 mil pq troquei tb a corrente de comando e outras besteiras (válvula termostática, por exemplo). Sem ela teria saído em torno de R$2mil a R$ 2,5mil.
Pelo que o pessoal já levantou por aqui, esse parece ser um problema geral desse motor por volta dessa quilometragem. Essa peça pode ser comparada a uma pseudo tampa de cabeçote integrada às válvulas, ou os pneus integrados às rodas, ou a turbina integrada ao motor, etc.
Quem vai pedir RECALL depois de 80 mil Km ?
Se fosse uma peça separada, ficaria em uns R$ 150,00.
É bom saber que esse motor tem essa engenharia, assim a gente parte para outro com engenharia melhor.
Abração
Anthon
Engraçado alguns problemas que vocês relatam sobre esse motor que é utilizado pela Ranger. Aquela que era de meu irmão, uma 2007 já passou dos 250.000 quilômetros rodados e até o momento não houve problema algum relacionado a motor.
Vejam que o uso inicial até algo em torno de 200.000 quilômetros era em grande parte em estradas e com velocidades um tanto quanto elevadas. Muitas dessas viagens levamos carga e por isso força-se muito o conjunto. Desde o ano passado, ela está sendo utilizada pelo meu sobrinho que tem um pé bem pesado (menino novo 26 anos).
Se é que posso dizer que é feito algo de diferente na ranger é a questão da troca de óleo entre 5.000 e 7.000 quilômetros e também que jamais deixamos o motor desta ranger ser lavado nestes lava-jatos com produtos químicos.
O motor em todas as vezes foi lavado nas concessionárias e pelo que me recordo, essa lavagem eles comentavam conosco que nenhum tipo de produto corrosivo era utilizado para tal serviço.