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Resultados 85 a 96 de 120
  • #85

    Rapariga




    Olá, pessoALL
    Aquiri recentemente uma F1000 4X2 HSD XL 97/98, a "Rapariga".
    Não entendo nada de Pick-Ups e seus motores e, por isso, peço a ajuda de vocês.
    Porquê o "doido" aqui comprou algo que não entende? Bom, isso é uma outra história.
    Basicamente eu gostaria de informações sobre o motor. Que motor é esse? Qual é o seu consumo médio na estrada?
    Muito se fala nos motores MWM e por aqui (interior do Ceará) o pessoal só que saber de D-20. Entre outras coisas dizem que a suspensão da F1000 é muito fraca e isso, pelo que já li por aí, não é verdade.
    Mas, e o motor HSD (Maxion) ?
    Não quero gerar polêmica em um comparativo entre os dois. Nos dois sites abaixo dá para ver que cada motor tem os seus defensores e suas razões.
    O que eu gostaria de saber, além do consumo médio na estrada, seriam os cuidados básicos com esse motor.

    http://www.picapesgm.com.br/forum/viewtopic.php?t=213
    http://forum.carrosderua.com.br/lofi...hp/t65530.html

    A "Rapariga" foi toda revisada recentemente e ganhou quatro pneus originais 235/75 R15, mas está fazendo 7 km/l na estrada e pisando leve (velocidade média 80 km/h). Disseram-me que o normal seria 12 km/l e que o problema pode estar nos bicos injetores.

    O que o amigos têm a dizer? Podem me ajudar?

    Abraços
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos F - 1000 4x4 .....Comprei!-092009160342.jpg   F - 1000 4x4 .....Comprei!-092009160404.jpg   F - 1000 4x4 .....Comprei!-092009160704.jpg   F - 1000 4x4 .....Comprei!-092009160737.jpg   F - 1000 4x4 .....Comprei!-092009160815.jpg  

  • #86
    Bacalhau,

    Parabéns pela aquisição!

    Não sou um especialista em motor maxion, mas em geral para motores diesel você deve observar:


    • Regularidade da troca de óleo do motor e do filtro de óleo do motor (eu faço troca de óleo e filtro a cada 10 mil km na minha F-1000)
    • Conjunto bicos e bomba injetora (apesar de car, vale a pena dar uma boa revisada, ou pelo menos conversar com um bombista)
    • Troca regular do filtro de ar (a maioria ignora isso) eu troco a cada 30 mil km ou 3 trocas de óleo.
    • Nunca esquecer de trocar os filtros ded óleo diesel, em virtude da baixa qualidade de nosso combustível.

    Pergunto, a tua pkp está fumaceando muito? Isso acontece quando, na saida, já em movimento?

    Conte mais para nós como ela se comporta, assim fica mais fácil de ajudar.

    Abraços
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #87
    Banido
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    Se trocar o oleo a cada 1000 no maxion logo vai fundir.
    A cada 5000 e sem choro, o motor é de alto giro, não permite oleo ruim.
    Depois de 5000 é audivel o que o ruido muda.
    Oleo ford original e filtro a cada 5000 ou Shell helix.
    Não use oleos baratos de 8 / 10 pilas que logo voce vai se arrepender.
    A minha ja fiz dos 88 aos 188 e o motor ainda não apresentou problema.
    Lembrando uso bardhall no motor.
    Coloco um aditivo no tanque uma vez por mez.

    Maxxion é espertinho pra andar no transito.
    Bom na estrada, economico e de ruido razoavel.
    Não gosta de arrancar com carga.
    Trabalha bem apos o 2000 giros quando a turbina esta cheia.

    Outro detalhe é que a cada 60.000 devemos trocar a correia do comando R$ 60,00.
    Mas voce tera que abrir toda a frente do motor, helice, polias etc... MO R$ 150 a 300.
    So que se não trocar e a correia pular o cabeçote ja era.

    Não é nem um mwm x10, mas cuidado pode se bem razoavel.
    4X4 Brasil

  • #88
    O pessoal das F1000 morrem de medo desse motor. Na verdade não tem frescura nenhuma.

    E Adams, se quebrar a correia o máximo que acontece é empenar as varetas. No máximo a quebra de algum balancim. Não precisa nem tirar o cabeçote para consertar.

    Muita gente relaciona mau esse motor com a F1000, na verdade esse motor é uma gordura...
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #89
    Bacalhau,

    este motor faz 12km/l na Ranger e similares, na F1000 gasta um pouquinho mais, mas depende exclusivamente do pé e peso. O fato de andar a 80 km não significa necessariamente economia; como a F1000 é pesada, se vc quer economia arranque suave q vc economiza tudo.

    Na manutenção de uma olhada no sistema de arrefecimento, se não estiver bem cuidado faça uma limpeza e troque o aditivo (recomendo o da MWM/Intenational que é bbb). O restante é manutenção normal.

    abs

  • #90
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    E daí Baca!!! O pangaré vai continuar no estábulo???
    Não vem querer entrar na rodinha dos picapeiros que aqui não tem frescura não!!! ahahaha
    O Maxion dura muito, não precisa ficar com receio, pois a manutenção é muito barata, porém é só trocar os filtros e o óleo a cada 5000km que está tudo ok. O filtro de ar dura 10.000, porém é bom limpá-lo nos 5000km e virar 180° a posição dele.
    A suspensão da F1000 aguenta muito mais que a da D20, nisso também podes ficar tranquilo. O ponto fraco na minha opinião nessa F1000 é a caixa de marchas se for a Mazda, que tem que evitar trancos e solavancos pra durar como a F1000.

    O pobre do Pangaré com certeza ficará órfão agora!!! Vende ele e bota uma 4x4 na F1000 que com certeza ficarás muito feliz! Eheheh!

    Eu uso muito entre rpms de 1500 e 2000 rpm, porém com peso e em estradas, puxo entre 2000 e 3000rpm. Se quiser andar mais, pode andar na faixa dos 3500 sem problemas, mas o consumo será bem elevado.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #91
    Olá, pessoALL.
    Obrigado a todos pela pronta atenção.

    Então vamos lá aos detalhes:
    A "Rapariga" estava com pouquíssimo uso, 140 mil km, que eu acredito serem reais. Ela pertencia a um cara que tem uma loja de frutas no RJ. Ele só a usava duas ou três vezes por semana para ir ao Ceasa. Fora isso, ficava parada. Quando ele comprou um caminhãozinho, vendeu-a.
    Parece que só rodou em asfalto e com pouca carga. Quando mandei fazer o alinhamento da direção, o mecânico disse que as "castanhas" (seja lá o que isso for, mas é algo da suspensão dianteira) ainda estavam cravadas de fábrica. Ele disse que isso significava que ela nunca sofreu pancadas nas suspensão ou andou com cargas elevadas, pois quando isso acontece essas "castanhas" têm que ser descravadas para ajuste de alguma coisa (cambagem, caster, sei lá).
    Acredito que a sua baixa quilometragem seja original devido a outros indícios (estofamento, forração e outros detalhes que estavam em ótimo estado). A caçamba, por baixo de um protetor em fibra de vidro, está em excelente estado. A lataria apresenta sinais de ferrugem ou batidas, apenas algumas mossas.
    Assim que eu a comprei mandei para a oficina fazer uma revisão geral, a saber:
    - Trocadas TODAS as correias.
    - Rolamento tensor da correia e do alternador trocados.
    - Trocado o óleo e o filtro de óleo do motor (Ursa Super TD SAE 15W-40).
    - Lavado todo o sistema de arrefecimento, sendo reabastecido com água destilada e aditivo de qualidade (não lembro a marca).
    - Limpeza do tanque de combustível e troca do filtro de Diesel.
    - Trocado TODO o óleo do diferencial, câmbio e DH.
    - Filtro de ar novo.
    - Limpeza de toda a tubulação de freio, troca dos cabos e reguladores automáticos do freio de estacionamento, troca dos cilindros de rodas, tambores, discos, lonas e pinças de freio, flexíveis dianteiros (tudo novo). Óleo de freio Varga DOT4.
    - Trocado o reparo da caixa de direção. Como alguns dias depois a bomba da DH estourou, foi substituída por uma nova (acho que o mecânico fez alguma besteira, como deixar uma mangueira da DH dobrada).
    - Como um dente do diferencial (satélite) estava com a ponta quebrada, me convenceram a trocar todo o conjunto (R$ 700,00).
    - Quatro amortecedores novos.
    - Pivô inferior, braço Pitman, terminal de direção, mais buchas arruelas e não sei mais o quê da suspensão dianteira, trocados.
    - Bomba d'água nova.
    - Trocada a junta do cárter.
    - Rolamentos e retentores das rodas traseiras.

    TOTAL DA BRINCADEIRA (peças + M.O)? R$ 4.000,00 (Daí o nome "Rapariga". Levou todo o meu dinheiro e me deixou na mão.)
    Mas, por aí se vê a importância que eu dou à manutenção visando ter um carro confiável e seguro.

    Esta semana, ganhou sapatos novos:
    Quatro MAXXIS M+S 235/75R15 (R$ 1.600,00 com balanceamento)
    O fato de serem "made in Taiwan" me deixou "meio cabreiro", mas o comerciante é pessoa idônea e conhecida na região e me garantiu serem muito bons e terem uma durabilidade até superior aos Pirelli. Além disso, me garantiu vender esse tipo de pneus para donos de pick-ups que fazem transporte de pessoas pelas estradas de terra da região e que nunca houve reclamações.
    Além disso esses pneus são certificados pelo Inmetro e custam R$ 100,00 a menos que os Pirelli, cada um.
    Alguém tem algo a dizer a este respeito?

    Respondendo ao:

    Tio Eddie, com ela andando, não noto fumaça. Só quando ligo e com ela em marcha lenta ela fuma. Exceto quando eu desço uma serra. Por exemplo: Se eu desço uma serra em terceira, de modo a segurar o veículo no motor, o que se vê é uma fumaceira branca medonha. Se eu estivesse no Rio ou SP eu não seria multado. Seria preso por crime ambiental.

    Adams, por enquanto só ando na estrada, sem trânsito, mas está muito gastão (7 km/l). Normalmente ando sem carga nenhuma e acelero suavemente. Normalmente ando a 2.000 rpm. Acima disso o motor parece esgoelado (ruidoso) e mal passa dos 100 km/h, mesmo assim com dificuldade. O que não me parece normal. O próprio "mexânico" que fez o serviço descrito acima disse não ter certeza de ter colocado o motor no ponto e queria mexer de novo (desmontar a frente do carro de novo). Não deixei, por esse e outros motivos.
    O problema é a falta de profissionais competentes e honestos.
    Esse motor fora de ponto pode deixar o carro gastão e sem força?

    Walter, na frase "na verdade esse motor é uma gordura", qual é o sentido da palavra "gordura"?

    Allan, como disse acima, ando sempre sem carga nenhuma e tenho o pé leve... mais ou menos . Quando eu falei que ando a 80 km/h é porque acima disso (2.500 rpm) o motor começa a BERRAR muito.

    Edintruder, por enquanto, o "Pangaré" fica na cocheira. A "Rapariga" levou toda a grana que estava destinada ao russinho.
    Mas ele não ficou órfão não. Também não vendo ele por nada.
    Agora, em relação de botar a "Rapariga" de 4X4 é algo que eu preciso saber como se faz, mas, no futuro. Por enquanto, quero resolver esse problema de consumo excessivo (essa "mulher" bebe mais do que eu) e "fazer caixa" para retomar a reforma do NIVA.
    Em relação à caixa de marchas, não sei qual é não. O que sei é que o "mexânico" disse que o calço estava meio mole , mas não consegui comprar um para substituir em lugar nenhum. Devido a isso, segundo ele, a terceira escapa quando desacelero (em 3ª se eu tiro o pé do acelerador a alavanca pula para ponto morto). Será?
    Outra coisa, a caixa de marchas da 4X2 é a mesma da 4X4?

    Para finalizar, estava bastante apreensivo com a direção deste carro, mesmo depois de toda essa revisão. Estava muito instável, sensível. Qualquer irregularidade no asfalto era suficiente para tirar o carro de rumo. Ficava difícil de manter o carro estável em linha reta. Além disso, ao passar em piso irregular, surgia uma barulheira enorme de ferro batendo. Dois mecânicos (???) olharam e não viram nada de anormal. 2ª feira, sem que eu tivesse batido em nenhum buraco ou coisa do tipo, o volante desalinhou para a direita. Ao levar para alinhar reparei que a barra estabilizadora estava quase solta do lado direito. Dos dois pararafusos que a prendem em cada ponta, daquele lado só restava um e frouxo. Comprei um parafuso de aço com rosca fina e mandei apertar tudo muito bem e o carro parece outro. E já tinha até ouvido palpite de que deveria trocar "não-sei-o-quê" da caixa de direção para deixá-la menos "sensível". Enfim, ainda vou testar melhor para ver se era isso mesmo.
    Mas, ao que eu saiba, uma barra estabilizadora frouxa não faz o volante desalinhar para a direita, ou faz?

    Outra coisa que eu verifiquei foi que os três cravos que prendem o suporte superior do amortecedor traseiro direito estão frouxos. Uns dizem que devo soldá-lo ao chassis outros que devo substituir os cravos por parafusos de aço. O que acham?

    Desculpem desde já este "relatório" tão extenso, mas quanto mais informações, mais fácil para os "doutores" chegarem a um diagnóstico.

    Abraços agradecidos

  • #92
    Bacalhau.

    Vamos por partes....

    Fumaça branca não é exatamente normal (especialmete se fumaça mais branco), mais uma vez eu daria uma olhada na bomba injetora, não é normal este consumo e falta de potência.

    Teus relatos são estranhos....suporte do amortecedor estourado, com baixa quilometragem?
    Barra estabilizadora? a minha que é 4x4 não tem...
    Câmbio escapando marcha ?

    Deixa eu dar uma garimpada....

    []s
    fuck the fuel economy
    PU9-EDC - Pajero GLS-B 3.0 V6

  • #93
    Baca,

    como era o desempenho dela antes desta geral que vc fez?

    O motor fora do ponto pode sim ficar fraco e gastão. Colocar este motor no ponto é chato, mas nenhum bicho de sete cabecas.

    Com relacào aos cravos, use parafusos, evite soldas no chassis.

    Recomendo que em vez do TD vc use o oleo TDX, que é o indicado pra este motor.

    Boa sorte

  • #94
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    O próprio "mexânico" que fez o serviço descrito acima disse não ter certeza de ter colocado o motor no ponto e queria mexer de novo (desmontar a frente do carro de novo). Não deixei, por esse e outros motivos.
    Esse motor fora de ponto pode deixar o carro gastão e sem força?

    Sim, se ficar com o ponto atrasado ela fica sem torque e o motor trabalha mais quente. Pra verificar o ponto, tem que comprar uma ferramenta especial para travar o volante e conferir o ponto da bomba injetora com uma broca 9mm pela tampa espia da distribuição. Não precisa desmontar nada pra conferir. Depois disso, se continuar ruim, podes ver um bombista, mas confere antes pra evitar gastos.

    A ferramenta procura na http://www.lojadomecanico.com.br Compensa a aquisição.

    Em relação à caixa de marchas, não sei qual é não. O que sei é que o "mexânico" disse que o calço estava meio mole , mas não consegui comprar um para substituir em lugar nenhum. Devido a isso, segundo ele, a terceira escapa quando desacelero (em 3ª se eu tiro o pé do acelerador a alavanca pula para ponto morto). Será?
    Parece mais garfo ou guias com desgaste do que calço. O calço faz o motor sacudir mais do que deveria, mas não soltaria a marcha... Como a 3a é a marcha que mais se utiliza, é possível o desgaste do conjunto da 3a.

    Outra coisa, a caixa de marchas da 4X2 é a mesma da 4X4?
    Não... Na tua situação, para colocar o 4x4, o melhor é colocar uma caixa e CT da S-10 ou Ranger. Só precisa fazer o berço para o calço da caixa numa nova posição e os cardans. No caso o dianteiro pode esperar pelo diferencial dianteiro.

    Em relação à direção hidráulica com a mangueira dobrada.
    A bomba da DH usada nesse motor realmente é fraca. Na minha Ranger troquei com uns 100.000km. Consegui direto na distribuidora MWM por 350,00.

    Cravos da suspensão traseira.
    Parafusos de aço é o melhor. Se soldar é possível de aparecer trincas no chassis, porém se soldar é possível que nunca trinque... Se soldar com MIG, com certeza ficará bom e não trincará, porém se for eletrodo no chassis, prefira o parafuso.

    Óleo.
    Eu só uso Lubrax Top Turbo 15W40. Acredito ser um dos 3 melhores lubrificantes no mercado.
    4X4 Brasil
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #95
    Citação Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post
    Baca,

    como era o desempenho dela antes desta geral que vc fez?

    O motor fora do ponto pode sim ficar fraco e gastão. Colocar este motor no ponto é chato, mas nenhum bicho de sete cabecas.

    Com relacào aos cravos, use parafusos, evite soldas no chassis.

    Recomendo que em vez do TD vc use o oleo TDX, que é o indicado pra este motor.

    Boa sorte
    Allan, não sei como era o desempenho dela. Como todos os carros usados que eu comprei até hoje, foi direto para a revisão. Mando logo ver os itens de segurança, principalmente suspensão e freio, além daqueles itens básicos de manutenção: óleos, filtros, correias, luzes, etc..
    No caso da "Rapariga", isso foi mais urgente em virtude do meu total desconhecimento da mecânica diesel.

    Em relação ao suporte do amortecedor, vou de parafusos de aço mesmo. Obrigado pela dica. Ouvi dizer que é comum esse tipo de problema com os cravos dos suportes dos amortecedores traseiros nas as F1000.

    Em relação ao óleo, infelizmente por aqui as opções são poucas e às vezes, nenhuma. Esse (Ursa) foi o melhor que encontrei. Comprei até uma quantia extra para completar o nível, quando e se necessário. Por aqui o povo, de modo geral, vai no mais barato.

    Abraços e obrigado pela atenção


  • #96
    Edintruder, por aqui as coisas são um bocado diferentes.
    Se nos grandes centros já é difícil encontrar profissionais que saibam o que estão fazendo, imagina por aqui. Os caras que se dizem mecânicos são bisonhos.
    Um cara desses, trabalhando na maior e "melhor" (ou devo dizer "menos pior") oficina de uma das maiores cidades do interior do Ceará (Crateús), desmonta a frente da F1000 para trocar as correias e sei lá mais o quê e depois de tudo remontado olha para a tua cara e diz que não sabe se deixou o carro no ponto. É de lascar, meu irmão. Dá vontade de sentar na beira da calçada e chorar. Mas cobrar esses FDP sabem. E como sabem.

    "Usar ferramenta especial para travar o volante e usar uma broca de 9 mm..."?
    Você pode explicar isso detalhadamente? Se eu não sei do que você está falando, tenho certeza de que os pseudo-mecânicos daqui sabem menos. A prova é que o cara queria desmontar tudo de novo para conferir o ponto.

    Em relação à caixa de marchas não vou fazer nada por enquanto. Nem passar para 4X4 (tem idéia dos custos e da dificuldade?) e nem mandar consertar. Por aqui uso mais a 4ª e 5ª.

    Com a bomba da DH aconteceu de forma grotesca. Estava em uma estrada de chão, longe de tudo e, de repente, a direção ficou dura. Antes que eu pudesse pensar em alguma coisa uma fumaça densa e forte começou a sair do cofre do motor. Um conhecido que ia comigo desembestou mato a dentro.
    Desliguei o motor e abri o capô. A bomba da DH tinha travado, derreteu pelo atrito a correia novinha e o óleo hidráulido tinha ido todo embora.
    Fiquei surpreso foi com o tamanho da bomba. Bem pequena. Guardei a velha para estudar uma possível adaptação no "Pangaré".
    Um outro ponto em comum entre o "Pangaré" e a "Rapariga" serão os amortecedores. NIVA com amortecedores de F1000.

    Abraços agradecidos pelas dicas.

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