Eu estou como o Orleans, a fábrica não gastaria horas e horas de projeto, manufatura, testes e aumentando o custo de fabricação do veículo a toa.
Também não acredito que tudo seja culpa da gasolina brasileira. Há sim a questão do desgaste dos sensores, das peças, do motor, mas o que se tem de fazer é procurar de forma objetiva, utilizando o manual de reparação e o scanner apropriado, a origem do defeito.
A injeção da Explorer é a FIC EEC-IV ou V, a mesma de todos os Ford's modernos. Não há motivo para não conseguir um scanner que identifique a real causa do alerta.
Sei que muitos não gostam das concessionárias por n-motivos, mas se você tiver uma boa relação com uma delas, conhecer os mecânicos, consultores, gerentes, você pode ficar surpreso positivamente com o que acontece.
Combinei ontem com o consultor técnico da CCS onde levo meus Foci para fazer manutenção que vou levar lá a Explorer que eu estou namorando para eles darem um confere, passar o scanner e checar tudo. Mesmo que eu tenha que pagar 1 hora de serviço, vou sair de lá tranquilo com o carro. Eu sinceramente não tenho motivo algum para reclamar da CCS onde levo meus carros, apesar de eles não terem me conseguido vender o meu Focus atual.
No fundo, cansei de ser enganado e enrolado em oficininha meia-boca, que não tem a ferramenta certa, o scanner certo e só te passa para trás.