
Postado originalmente por
dudas_308w
Pronto, agora virei helpdesk da eletronica da traçao..rs.rs..
Bom, antes de dar a minha contribuiçao, estou com uma chave da traçao desmontada, a documentação, e uma vontade enorme de achar a soluçao para isso baseada em reles. Nao sei quantos anos vou demorar, mas pretendo achar um tempo e desenhar isso. Posto tudo depois, claro. Mas se alguem quiser ajudar nessa "pensorreia", será bem vindo!
Sobre o funcionamento da traçao, resumo geral:
- motor eletrico acoplado a Caixa de Transferencia, acionando um eixo por rosca sem fim. O eixo é solidario a um disco de ceramica, com as trilhas de posição e contatos metalicos. Os contatos informam o que ocorreu ao modulo GEM,
- chave de 3 posições no painel, pinos 1-4 lampada, pinos 2-3 ligados a 3 resistores. A posição da chave muda cada resistor, informando o modulo GEM em qual tração deve posicionar o motor.
- sensores: pedais da embreagem, pedal do freio, velocidade (vem do painel). Tambem ligados ao modulo GEM, que decide se deve ou nao acionar a caixa de reles, e por consequencia, o motor.
- rele de acinonamento do motor, dentro do painel. É acionado pelo Modulo GEM.
- saida das lampadas do painel, que são informadas pelo modulo GEM.
Entao como da pra ver, tudo vai e volta para o modulo GEM. Se o painel pisca, é o modulo GEM informando erro.
A chave de posiçao informa ao modulo GEM que traçao o motorista escolheu. O modulo compara a escolha, com a posiçao dos contatos no disco de ceramica. Se a posiçao nao é a mesmo, o GEM aciona a caixa de reles. O conector c223, p17 e p16 é esse acionamento. Entao, se estamos em 4x2 e viramos para 4x4h, o modulo aciona a caixa de reles. Ele aciona ou o p17, ou o p16. Nunca os dois. Na verdade, o motor eletrico recebe "-" (terra/negativo) o tempo todo. Porem, quando o GEM aciona o p17, ele fecha uma bobina do rele (sao 2) e dá "+" (12v positivo) a um dos polos do motor, deslocando o eixo e disco de ceramica. Quando o disco de ceramica atinge a posição desejada, o GEM solta o rele, parando o motor. Quando o usuário "solta" a tração, o GEM energiza o p16, fechando o outro rele, e girando o motor para o outro lado, ate que os contatos no disco de ceramica informem que chegou.
Entao, um dos pontos a se testar, é a caixinha de reles debaixo do painel. São somente 6 pinos, mas o que interessa é o cinza (p16) e o marrom com lista pink (p17). Ao mudar a chave seletora com o carro funcionando, um deles deve ser energizado, independente de qual traçao estamos/escolhemos. Se nao for energizado, problema pra tras da caixinha de rele. Ou no chicote, ou no GEM, ou na chave, ou nos pedais, ou no cabo que vem do painel (velocidade).
Por outro lado, ao mudar a chave e ter os pinos energizados, o problema esta abaixo. Ou o disco de ceramica, ou o motor. Ae vale desmontar para olhar/limpar.
Normalmente da pra ouvir os contatos do rele, nem precisa testar com multimetro. Se a chave seletora faz os reles acionarem, problema abaixo do carro. Se a chave nao faz os reles acionarem, problema dentro do carro.
No caso das 99/00 com roda livre, o GEM aciona um solenoide pelos p3 e p7 do C223 que comandam o vacuo. Ou seja, quando a chave entra na posiçao 4x4h ou 4x4L.
As R/L nao mandam retorno p/ GEM, e não influenciam no acionamento do motor da CT. O GEM "considera" que o hub-lock das R/L engrenou.
Espero ter dado uma luz. Vou ver se posto as imagens dos conectores.
att