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Hybrid View

  • #1



    Considere um MTR 32 se pretende usar um MUD.
    Eles são mais altos que os MTR 33 e mais estreitos (o que deve facilidar a instalação).
    No off-road muito importante é o curso de suspensão, é ai que o kit de suspensão faz diferença.
    Body Lift é para quem só anda na rua e quer por razões esteticas.
    Com um kit de suspensão, mesmo com pneus menores voce pode passar onde alguem com pneus maiores não vai passar, pois pode estar com as 4 rodas no chão e com tração enquanto o cara dos pneus maiores pode tirar uma roda do chão e ficar sem tração nenhuma naquele eixos se não tiver um bloqueio tipo 100% (os de deslizamento limitado não vão ajudar).

    É por isso que eu modifiquei a suspensão, mas não mudei nem a altura dela nem coloquei penus maiores. Hoje eu tenho mais tração, pois varo a rampa de RTI, enquanto antes ficava sem tração.

  • #2
    Usuário Avatar de Nando
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    Algumas considerações....

    Nenhum kit de suspensão para pickups dessas marcas conhecidas aumenta o curso da suspensão. Eles mantem ela original só que mais alta. Para aumentar o curso precisa de desconectores da barra de estabilização, ou outras modificações como trocas de bandejas, suportes de amortecedores mais altos, etc. Mas isso acaba com as homocinéticas onde a suspensão é IFS. Por isso quem quer tocar o puteiro com uma pickup la fora faz o Straight Axle Conversion, onde se substitui o IFS por um eixo rígido. Existem kits para isso que custam a partir de US$2000,00 sem o eixo.

    Da pra colocar 35 só com o kit de 4", até 36 se mexer nas barras de torção. É só fazer as contas..... cabe 31 na ranger original, se levantar 4" ela aceita no mínimo 31+4 = 35, e isso com folga.

    Não precisa mudar a relação se o motor for forte, mas ela vai ficar bem mais xoxa. Se tiver os reaus para isso faça, mas não é 100% necessário.

    Pra colocar maior que isso preciso do kit + bodylift. Muitos gringos fazem isso.

    QQ kit em IFS com pneus grandes força bastante o conjunto da suspensão. Tenho experiência com isso e não repetiria a receita por nada nesse mundo. O Kit inviabilizou o uso mais pesado que eu queria dar na Hilux. Tive problemas constantes com os amortecedores, alinhamento e até torções no quadro de suspensão.

    KITS IFS SÃO PARA UM OFFROAD LEVE!!!!!

  • #3
    Algumas considerações das considerações...

    Nando, concordo com você em praticamente tudo, menos na parte do diferencial.
    Por exemplo: Quando se consegue colocar pneus 33” numa Ranger, 14% de torque são perdidos independente da potência do motor. E isso é tão ruim pra uma Ranger 2.5 quanto para uma 3.0 que tem um os diferenciais menos reduzidos ainda. Eu acredito que pneus de 35” numa picape como a Ranger com difs originais é inviável mesmo com o melhor que se pode comprar em termos de Lift Kit.
    Para a relação entre lift e pneus, eu uso uma fórmula um pouco diferente da sua: considero o raio no lugar do diâmetro já que só ma metade superior se aproxima dos pára-lamas e assim acredito que um body lift de 3” seria o suficiente pra os 35” numa Ranger. Independente da minha ou a sua formula, isso é só o primeiro passo num projeto já que existem outros fatores envolvidos. Um exemplo é a S10 que mesmo com um BL de 3” ainda não permite pneus de 33”, nem mesmo com um BL de 6”.

    Mais uma coisa: Quando se fala em offroad de verdade não dá pra colocar picape no meio!
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #4
    Citação Postado originalmente por Nando
    Da pra colocar 35 só com o kit de 4", até 36 se mexer nas barras de torção. É só fazer as contas..... cabe 31 na ranger original, se levantar 4" ela aceita no mínimo 31+4 = 35, e isso com folga.
    Nando.... só pra corrigir que de 31" para 35" se ganha 2" de altura e não 4", esqueceste que as 4" se dividem nos dois perfis, e o preblema esta no perfil acima do eixo, então seguindo teu reciocínio um BL de 2" resolveria o problema de 31" para 35"

  • #5
    Wallace,
    Considere um MTR 32 se pretende usar um MUD.
    Eles são mais altos que os MTR 33 e mais estreitos (o que deve facilidar a instalação).
    Wallace,
    Não entendi bem o q vc quis dizer com os 32" serem mais altos q os 33".
    Se vc estiver falando sobre diâmetro, está errado, pois de acordo com o manual da ALAPA - Associação Latino-Americana de Pneus e Aros, a diferença de diâmetro e' de 25mm maior nos 33x12.5R15, aproximadamente uma polegada, que é a difrença entre 32 e 33 q signifcam o diâmetro externo dos pneus em polegadas em serviço, não estático)

    Com relação largura está correta sua afirmação :
    - 32x11.5R15 com 290mm de largura
    - 33x12.5R15 com 318mm de largura.
    Obs. : Os 12.5 e 11.5 representam a largura dos pneus em polegadas.

    []`s sem conturbar muito o tópico.

  • #6
    Usuário Avatar de Nando
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    Citação Postado originalmente por Dennis Figueiredo
    Citação Postado originalmente por Nando
    Da pra colocar 35 só com o kit de 4", até 36 se mexer nas barras de torção. É só fazer as contas..... cabe 31 na ranger original, se levantar 4" ela aceita no mínimo 31+4 = 35, e isso com folga.
    Nando.... só pra corrigir que de 31" para 35" se ganha 2" de altura e não 4", esqueceste que as 4" se dividem nos dois perfis, e o preblema esta no perfil acima do eixo, então seguindo teu reciocínio um BL de 2" resolveria o problema de 31" para 35"

    Denis, sei disso, por isso falei "com folga".

    Quanto ao 32 do Mallace....... Ele tem certeza de que o 32 dele é maior que o 33..... vai entender

  • #7
    Citação Postado originalmente por Alexandre Cruz
    Wallace,
    Não entendi bem o q vc quis dizer com os 32" serem mais altos q os 33".
    Se vc estiver falando sobre diâmetro, está errado, pois de acordo com o manual da ALAPA - Associação Latino-Americana de Pneus e Aros, a diferença de diâmetro e' de 25mm maior nos 33x12.5R15, aproximadamente uma polegada, que é a difrença entre 32 e 33 q signifcam o diâmetro externo dos pneus em polegadas em serviço, não estático)

    Com relação largura está correta sua afirmação :
    - 32x11.5R15 com 290mm de largura
    - 33x12.5R15 com 318mm de largura.
    Obs. : Os 12.5 e 11.5 representam a largura dos pneus em polegadas.

    []`s sem conturbar muito o tópico.
    Alexandre, quando o assunto é medidas reais de pneus esqueça a calculadora ou a matematica, tem que medir ou ler as informações do frabricante que já deve ter medido para facilitar nossa vida.
    Mesmo sem sua ALAPA a matematica fala o mesmo, mas a Goodyear afirma justamente o contrario num folheto dela que informa as medidas em serviço (com carga) ai o 32 MTR fica com diametro maior que o 33 MTR.
    Infelizmente o site da Goodyear não tem tal informação.
    Mas lá já tem o Diametro Externo sem carga e reparem que a diferença já é de 14 mm e não de 25,4 mm como seria de se esperar.
    Recomendo que passem numa loja D Paschoal proximas de voces e peguem o folheto dos pneus da linha Wrangler.
    Ai voces vâo constatar que eu não estou errado.

  • #8
    Copia de um folheto anexo ao livro Técnica 4X4 de João Roberto de Camargo Gaiotto, livro este distribuido pela Goodyear em seu curso de pilotagem off-road,

    Wallace, pelo que li o 33 é 14mm maior que o 32, apenas o raio estatico do 32 é maios quando com carga, me corrija se estiver errado.

    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Colocar pneu 35 em Ranger...-img05155103811a_697.jpg  
    Dodge Ram 2500 CD BFs 37" + Bullydog Triple Dog

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Nando
    Por isso quem quer tocar o puteiro com uma pickup la fora faz o Straight Axle Conversion, onde se substitui o IFS por um eixo rígido.
    Ouço mais citarem SAS - Solid Axle Swap
    []s
    Fernando Lages - PU3LAG
    Pathfinder 1994 SE-V6 3.0L "Cachorra"

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Wallace
    Citação Postado originalmente por Alexandre Cruz
    Wallace,
    Não entendi bem o q vc quis dizer com os 32" serem mais altos q os 33".
    Se vc estiver falando sobre diâmetro, está errado, pois de acordo com o manual da ALAPA - Associação Latino-Americana de Pneus e Aros, a diferença de diâmetro e' de 25mm maior nos 33x12.5R15, aproximadamente uma polegada, que é a difrença entre 32 e 33 q signifcam o diâmetro externo dos pneus em polegadas em serviço, não estático)

    Com relação largura está correta sua afirmação :
    - 32x11.5R15 com 290mm de largura
    - 33x12.5R15 com 318mm de largura.
    Obs. : Os 12.5 e 11.5 representam a largura dos pneus em polegadas.

    []`s sem conturbar muito o tópico.
    Alexandre, quando o assunto é medidas reais de pneus esqueça a calculadora ou a matematica, tem que medir ou ler as informações do frabricante que já deve ter medido para facilitar nossa vida.
    Mesmo sem sua ALAPA a matematica fala o mesmo, mas a Goodyear afirma justamente o contrario num folheto dela que informa as medidas em serviço (com carga) ai o 32 MTR fica com diametro maior que o 33 MTR.
    Infelizmente o site da Goodyear não tem tal informação.
    Mas lá já tem o Diametro Externo sem carga e reparem que a diferença já é de 14 mm e não de 25,4 mm como seria de se esperar.
    Recomendo que passem numa loja D Paschoal proximas de voces e peguem o folheto dos pneus da linha Wrangler.
    Ai voces vâo constatar que eu não estou errado.
    Não precisa do manual da ALAPA pra saber que entre um 33 e um 32 tem 25,4mm de diferença hehehehe
    Mas essas porras são só medida nominal, pelo que via a maioria não excede, pelo contrário... mede menos do que clama!
    O 31" da Goodyear tem uns 30.5 (775mm) o da BF se não me engano 30.8 (782mm). O 32" da Goodyear já não faz feio, tem 32 mesmo ´

    O melhor é fazer o que o Walace falou, pegar folhetos, pesquisar.
    No site da Goodyear USA tem.
    []s
    Fernando Lages - PU3LAG
    Pathfinder 1994 SE-V6 3.0L "Cachorra"

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Walter L. L. Casitta
    Algumas considerações das considerações...

    Nando, concordo com você em praticamente tudo, menos na parte do diferencial.
    Por exemplo: Quando se consegue colocar pneus 33” numa Ranger, 14% de torque são perdidos independente da potência do motor. E isso é tão ruim pra uma Ranger 2.5 quanto para uma 3.0 que tem um os diferenciais menos reduzidos ainda. Eu acredito que pneus de 35” numa picape como a Ranger com difs originais é inviável mesmo com o melhor que se pode comprar em termos de Lift Kit.
    Para a relação entre lift e pneus, eu uso uma fórmula um pouco diferente da sua: considero o raio no lugar do diâmetro já que só ma metade superior se aproxima dos pára-lamas e assim acredito que um body lift de 3” seria o suficiente pra os 35” numa Ranger. Independente da minha ou a sua formula, isso é só o primeiro passo num projeto já que existem outros fatores envolvidos. Um exemplo é a S10 que mesmo com um BL de 3” ainda não permite pneus de 33”, nem mesmo com um BL de 6”.

    Mais uma coisa: Quando se fala em offroad de verdade não dá pra colocar picape no meio!
    Será que só um body lift de 3" daria para calçar os pneus 35", Walter?

    Mas e ai, será que vale a pena? Será meu unico veiculo. Utilizarei na cidade, estrada e fora de estrada! Ou seja, para tudo.

    Gostaria de saber de alguem que tem ou já dirigiu uma pick up nessa configuração como ela se comporta. Me conte tudo. Quem nunca dirigiu, poderia dar palpites de como se comportará.

    Vocês que são bons de matematica, quanto ficaria de altura total a mais da original com este body lift de 3" e pneus 35"?

    Te mais!

  • #12
    A altura do lift não é o único fator para permitir usar o 35”. Veja o exemplo da S10 com lift de 3”.
    L200 Triton AT 3.2 2010

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