Imperador, eu sei que ranger não esquenta, a minha acabou aquecendo devido a uma trinca no reservatório de água, pelo lado do paralama e por isso não vi o problema. Aqueceu durante uma viagem, eu estava a +ou- 120 Km/H, acendeu a luz da temperatura e acabei desligando o motor, abri o capô e vi um certo vazamento e vapor pela junta do cabeçote. O carro foi para uma oficina, na semana entre Natal e Ano Novo, trocaram a junta do cabeçote e testaram o mesmo, sai de lá feliz, o carro não aquecia mais. 1 semana depois começou a consumir água, limparam o radiador, trocaram a vávula termostática e verificaram todas as conexões e mangueiras e mesmo assim aquecia. Resolvi trocar a tampa do reservatório e mesmo assim aquecia, em nenhum momento acendeu a luz da temperatura ou o ponteiro chegou perto do vermelho.
Coloquei o carro em outra oficina, testaram o cabeçote e disseram q o mesmo estava trincado, mandei colocar um cabeçote novo até aí já havia gasto perto de R$ 9 mil e mesmo assim, 3 dias depois começou a aquecer novamente.
Voltou para a oficina essa semana e o mecânico desmontou td mandou o cabeçote para teste e o mesmo está perfeito. Foi constatado água no óleo, não muita, mas tem. As camisas estão na mesma altura e com o mesmo desgaste, porém 1 delas está com marcas de ferrugem.
Recebi a notícia agora, que segunda-feira irão testar o bloco, mas já adiantaram que terão de encamisar o motor e falou que a conta irá ficar perto de R$ 10 mil, para trocar as 4 camisas, e fazer o serviço todo.
Isso realmente procede ? Não entendo nada de motor, mas estou com o pé atrás, ainda mais que já gastei bastante para o carro ficar mais na oficina do que comigo.