Thelmo
A rosca do rolamento da poly V eh inversa, não eh por isso que se não ta conseguindo soltar?
abç
LeoLeone
Ranger xl 2000 CD 4x4
Versão Imprimível
Thelmo
A rosca do rolamento da poly V eh inversa, não eh por isso que se não ta conseguindo soltar?
abç
LeoLeone
Ranger xl 2000 CD 4x4
Edin
Eu tirei o rolamento com a polia com o corpo do esticador no lugar, saiu o parafuso + a polia de plastico preto, correto? Pra trocar aquele rolamento basta bater com martelo? Eu nao vi trava no rolamento.
Leo Leone
Ranger xl 2000
Tem um anel trava sim, pelos dois lados do rolamento pu por um lado só e o outro lado tem um batente. Não lembro ao certo agora. Mas tem trava sim para a polia não se deslocar com a vibração..
Pelo que vi no meu catálogo de peças eles só vendem o tensor completo. Será que vou encontrar só o rolamento do tensor na MWM?
Também tem uma loja "especializada" em rolamentos nas proximidades. Com o tensor em mãos eles conseguem me identificar que tipo de rolamento estou precisando? Alguma especificação em função do regime de RPM a que ele vai ser submetido?
Thelmo
No rolamento tem o número e a especificaçao, tem que ser blindado dos dois lados e a prova de agua. Na MWM no Rio de Janeiro só o esticador completo. R$ 179,00 se nao me engano.
LeoLeone.
Qualquer casa de rolamentos tem esse rolamento. Pode escolher a marca!
O pior é que eu observei o adesivo que tem no cofre do motor...
Ele destaca exatamente esse parafuso e comenta alguma coisa sobre sentido anti-horário.
Encaixei beem a chave e forcei ele no sentido anti-horário e nada dele folgar.
Só depois desse comentário foi que me toquei que o sentido anti-horário era para apertar!!!!
Que burro! dá zero para ele!!
Thelmo
Isso acontece. Na ancia de resolver sempre sai algo errado. Lei de Murph (eh assim mesmo que se escreve?). A calma ainda eh a melhor amiga nessas horas.
LeoLeone
Ranger xl 2000 cd 4x4:-D
No adesivo refere apenas o sentido para afrouxar a tensão sobre a correia poli-V e não para desmontar essa polia. Para colocar e tirar a correia, o tensor é movimentado através desse parafuso mesmo, no sentido anti-horário.
O adesivo está certo para a proposta dele que é a montagem da correia.
Missão cumprida!
Encontrei o Tensor completo por R$180 e a correia por R$55 na autorizada MWM.
Comprei só a correia e fui em busca do rolamento, que encontrei por R$15 (SKF).
Como já eram 9:00 e de toda forma eu ia precisar ir a uma oficina ou a um torneiro para trocar o rolamento.
Fui numa oficina e acertei para ele trocar o rolamento e arranjar um mecânico para ir comigo trocar a correia.
Às 9:30 viatura foi devolvida para a operação.
Custos:
-R$ 55 correia (precisar não precisava, mas achei por bem trocar)
-R$ 15 rolamento skf
-R$ 20 m&o
Total R$ 90
PS: Em outro tópico que li por aqui vi umas dicas para trocar o rolamento do tensor da correia do AC. Pelo que lembro o informado no tópico é que ele custava beeem mais que o tensor da poli V, (na faixa de R$ 700!!). O mecânico que trocou a correia comentou que esse tensor era o mesmo do utilizado no monza.
Alguém confirma isso?
Tem a trava de um lado. Detalhe que o anel não tem aqueles "olhinhos" para colocar o alicate (mais um detalhe onde a engenharia passou longe da manutenção) tem que tirar a trava forçando com uma chave de fenda amolada.
Será que eles fazem essas coisas de caso pensado, "planejando" comer R$500 do coitado que levar um defeito desses para uma concessionária.
Depois gastam MR$ em pesquisas para descobrir por que uma viatura qualquer "pegou" a fama de ter manutenção cara.
De posse da pesquisa a solução!
GR$ em uma campanha de marketing para conscientizar a população.
Themo .. vou achar aqui nas notas esse rolamento do ar .. mas não é isos tdo neemmmm ...
A noite qdo estiver em casa eu posto.