Pessoal, ontem ergui a roda pelo diferencial para testar o semi-eixo, pneus etc. está tudo normal, mas o chiado continua. Amanhã vou verificar as lonas novamente e não vou desistir enquanto não acabar com esse barulho.
E não é q era a lona mesmo,
ontem passei uma lixa fina na lona e o chiado sumiu, não sei até quanto tempo.?
A agradeço pelas dicas do pessoal aqui do forum, pois é um meio confiável de não cair numa furada de algum mecânico igno em ranger.
Eduardo mesmo assim quando tiver tempo retire as campanas da ranger e leve numa loja de freios pra eles confirerem quanto a desgastes irregulares (ovalizações).
X2... Leo, se a chiadeira reaparecer, a campana pode estar precisando de uns passes. Aprendi por aquí que as lonas de 1a. linha da Cobreq e Fras-le são mais macias.
Parece-me que também são boas as Delphi e Bosch.
A bosch recomenda que para campanas(tambores ou panelas), já com algum desgaste, não se deve substituir por lonas Standard, e sim pelos modelos com terminação x ou xx.
Ex.: Lonas modelo LF 110 tem 6 mm (standard), as LF 110x tem 7 mm e as LF 110xx tem 8 mm de espessura.
Nota: Em anexo uma tabela de conversão para as marcas Bosch e Fras-le. http://www.bosch.com.br/br/autopecas...locos_2007.pdf
Abs
Anthon
Eduardo mesmo assim quando tiver tempo retire as campanas da ranger e leve numa loja de freios pra eles confirerem quanto a desgastes irregulares (ovalizações).
Abraços, Leo
Amigo leo
E se tiver ovalização nas campanas qual o meio mais barato e seguro de resolver o problema do chiado?
Amigo leo
E se tiver ovalização nas campanas qual o meio mais barato e seguro de resolver o problema do chiado?
Retificar (dar um passe), isso se a retifica ficar dentro do diâmetro máx. permitido que tem marcado no própria campana, o mecânico deve primeiro medir com um paquímetro e te informar se da ou não pra retificar caso rertifique pode ser que seja necessário trocar as lonas (devido a alteração que a retifica faz nas medidas) no caso tem lonas standar (medida original), X1 (1ª retifica), X2 (2ª retifica), ele deverá te informar que lona usar. Aqui em Pira fica por volta de 15,00 a retifica do par.
Se estiver muito ruim e/ou não der pra retificar (última medida) só mesmo comprando lonas e campanas novas.
X2... Leo, se a chiadeira reaparecer, a campana pode estar precisando de uns passes. Aprendi por aquí que as lonas de 1a. linha da Cobreq e Fras-le são mais macias.
Parece-me que também são boas as Delphi e Bosch.
A bosch recomenda que para campanas(tambores ou panelas), já com algum desgaste, não se deve substituir por lonas Standard, e sim pelos modelos com terminação x ou xx.
Ex.: Lonas modelo LF 110 tem 6 mm (standard), as LF 110x tem 7 mm e as LF 110xx tem 8 mm de espessura.
Nota: Em anexo uma tabela de conversão para as marcas Bosch e Fras-le. http://www.bosch.com.br/br/autopecas...locos_2007.pdf
Abs
Anthon
Exatamente Anthon, as lonas e pastilhas da cobreq e fras-le são as melhores (usadas na linha de montagem de vários modelos) e por serem mais macias provocam menos desgastes do tambor (campana) ou do disco, e tambem proporcionam melhor frenagem, só tem um contra podem ter a durabilidade menor devido ao material mais "macio", mas isso é pouca coisa em comparação com um material mais "duro".
Gostaria de saber se alguém pode me ajudar.
Minha Ranger XLT 2.5 4x4 00 está com um chiado, uma espécie de barulho em tom agudo, semelhante ao assobio do turbo, só que é na roda direita trazeira e é intermitente. chic..chic...chic. que diminui qdo aumenta a velocidade.
Ergui o eixo e ví que a roda esta travando levemente num ponto ao ser rodada, abri o cubo e vi que as lonas do freio e tudo mais estão ok dentro. também não tem folga no rolamento.
A minha está com um com um chiado que acredito que seja idêntico a este seu.
No seu caso o problema foi nas lonas de freio, certo?
Tô pensando em dar um olhada eu mesmo antes de levar em alguma oficina. Mas estou com receio de tirar alguma mola ou trava do lugar e ficar no prego.
Erguer a camionete, calçar as rodas, soltar o freio de mão e tirar a campana (tambor), mas se vc ta com medo de mecher em alguma coisa e não saber voltar no lugar é melhor não mecher, na dúvida desmonte sempre um lado 1º e qualquer coisa vc olha no outro lado pra montar corretamente.
Erguer a camionete, calçar as rodas, soltar o freio de mão e tirar a campana (tambor), mas se vc ta com medo de mecher em alguma coisa e não saber voltar no lugar é melhor não mecher, na dúvida desmonte sempre um lado 1º e qualquer coisa vc olha no outro lado pra montar corretamente.
Abraços, Leo
Não dá para levantar só um lado? Aparentemente o chiado vem da roda direita.
Eu estava pensando em levantar só a direita com o macaco mesmo.
Erguer a camionete, calçar as rodas, soltar o freio de mão e tirar a campana (tambor), mas se vc ta com medo de mecher em alguma coisa e não saber voltar no lugar é melhor não mecher, na dúvida desmonte sempre um lado 1º e qualquer coisa vc olha no outro lado pra montar corretamente.
Abraços, Leo
X2
mas na dúvida leva num mecânico, este serviço sai uns R$ 20,00.
Abs
Eduardo
Amarok CD 4x4 SE 180cv 14
Ex Ranger XLS CD 4x4 2.8 05, ex Ranger XLT CD 4x4 2.5 00, ex D20 94, ex F1000 89.
Ou vai numa loja especializada em freios e pede um orçamento, mesmo que eles tenham que desmontar tudo pra saer a origem do chiado eles não podem combrar nada, pois você pediu um orçamento e não pra fazer um serviço. Aí o coerente é desde que descubram você levar na mesma loja pra fazer o serviço...