E não é q era a lona mesmo,
ontem passei uma lixa fina na lona e o chiado sumiu, não sei até quanto tempo.?
A agradeço pelas dicas do pessoal aqui do forum, pois é um meio confiável de não cair numa furada de algum mecânico igno em ranger.
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Eduardo mesmo assim quando tiver tempo retire as campanas da ranger e leve numa loja de freios pra eles confirerem quanto a desgastes irregulares (ovalizações).
Abraços, Leo
X2... Leo, se a chiadeira reaparecer, a campana pode estar precisando de uns passes. Aprendi por aquí que as lonas de 1a. linha da Cobreq e Fras-le são mais macias.
Parece-me que também são boas as Delphi e Bosch.
A bosch recomenda que para campanas(tambores ou panelas), já com algum desgaste, não se deve substituir por lonas Standard, e sim pelos modelos com terminação x ou xx.
Ex.: Lonas modelo LF 110 tem 6 mm (standard), as LF 110x tem 7 mm e as LF 110xx tem 8 mm de espessura.
Nota: Em anexo uma tabela de conversão para as marcas Bosch e Fras-le. http://www.bosch.com.br/br/autopecas...locos_2007.pdf
Abs
Anthon
Retificar (dar um passe), isso se a retifica ficar dentro do diâmetro máx. permitido que tem marcado no própria campana, o mecânico deve primeiro medir com um paquímetro e te informar se da ou não pra retificar caso rertifique pode ser que seja necessário trocar as lonas (devido a alteração que a retifica faz nas medidas) no caso tem lonas standar (medida original), X1 (1ª retifica), X2 (2ª retifica), ele deverá te informar que lona usar. Aqui em Pira fica por volta de 15,00 a retifica do par.
Se estiver muito ruim e/ou não der pra retificar (última medida) só mesmo comprando lonas e campanas novas.
Abraços, Leo
Exatamente Anthon, as lonas e pastilhas da cobreq e fras-le são as melhores (usadas na linha de montagem de vários modelos) e por serem mais macias provocam menos desgastes do tambor (campana) ou do disco, e tambem proporcionam melhor frenagem, só tem um contra podem ter a durabilidade menor devido ao material mais "macio", mas isso é pouca coisa em comparação com um material mais "duro".
Abraços, Leo
A minha está com um com um chiado que acredito que seja idêntico a este seu.
No seu caso o problema foi nas lonas de freio, certo?
Tô pensando em dar um olhada eu mesmo antes de levar em alguma oficina. Mas estou com receio de tirar alguma mola ou trava do lugar e ficar no prego.
Algum macete para fazer essa inspeção?
Erguer a camionete, calçar as rodas, soltar o freio de mão e tirar a campana (tambor), mas se vc ta com medo de mecher em alguma coisa e não saber voltar no lugar é melhor não mecher, na dúvida desmonte sempre um lado 1º e qualquer coisa vc olha no outro lado pra montar corretamente.
Abraços, Leo
Pode levantar um lado sim, mas se vc mecher e não souber montar terá que desmontar o outro tambem.
Ou vai numa loja especializada em freios e pede um orçamento, mesmo que eles tenham que desmontar tudo pra saer a origem do chiado eles não podem combrar nada, pois você pediu um orçamento e não pra fazer um serviço. Aí o coerente é desde que descubram você levar na mesma loja pra fazer o serviço...