Dias atrás retirei o motor da Ranger para corrigir dois vazamentos de óleo, em síntese foram realizados os seguintes serviços:
-Troca do retentor do volante
-Troca de alguns retentores de óleo que dentro da caixa da correia dentada
-Troca da Junta do motor
-Retífica na BI, que estava vazando diesel para dentro da caixa da correia dentada
-Troca de óleo, filtros, etc

Depois dos serviços fiz uma viagem de +-350km onde a viatura se comportou normalmente, único porém foi o marcador de temperatura que ficou sutilmente abaixo da marcação que eu estava acostumado.

Posteriormente verifiquei um pequeno vazamento de água no lado do passageiro. Todo dia a água baixava +-1l. Retornei à oficina para corrigir o vazamento. Trocaram um "T" que fica próximo ao reservatório de expansão, mas comentaram que o vazamento por ali era bem pequeno e não justificava a quantidade de água que estava baixando.

O motor tinha ficado ligada por mais de uma hora e a água não havia baixado nem vazado mais. Ainda não tinham rodado com o carro para testar. Mas como eu estava precisando dele decidi por levar ele e acompanhar a situação.

-Rodei +-7km e parei a noite em casa, esse percurso não é suficiente para o motor atingir a temperatura normal de funcionamento (e o ponteiro da temp esteve o tempo todo no mínimo) - no outro dia nível da água estava normal.

-Pela manhã rodei 7km para o trabalho +15km a tarde (percurso já suficiente para motor atingir temp normal de funcionamento, mas o ponteiro esteve sempre no mínimo) - Ao para em casa faltava +-1l de água no reservatório.

Dúvidas:
Por onde esta água está sumindo? Cabeçote trincado? Pode ter sido algum problema na montagem da junta?
Por que o marcador de temperatura estava marcando "pouco" e depois sem marcar?