A minha viatura está se aproximando dos 200k e já vem apresentando uma pressão a mais no Carter a alguns kms, atualmente quando está quente se tirarmos a tampa do óleo parece uma maria fumaça.
Não noto diferenças no desempenho mas no último fds fui conferir se ele estava com o desepenho ok e rodei uns bons 30 minutos a 4krpm (160km/h) como consequência depois que parei vazou uns 250ml de óleo por um local não identificado (com certeza em uma ou mais mangueira nas proximidades do cárter).
Uma opção seria substitir essas mangueira e evitar andar a mais de 3krpm por muito tempo. Mas o fato é que decidi abrir o motor e gastar um pouquinho em pedaços de metal, juntas coisa&tal.
Seguem as opções:
1-Retífica do motor STD: Como a viatura estava andando bem não pretendo gastar em BI nem bicos, vai ser apenas a retífica do motor (pistões, camisas, juntas, etc) e quem sabe dependendo um turbina nova.
-Pontos (+) Custo, viatura continua original.
2-Retífica do motor para 2.8: Peças da opção 1 (mas do motor 2.8) mais virabrequim e bielas (se a opção 1 precisar de virabrequim e bielas o custo fica parecido e acho que vou na opção 2). Vou manter a BI atual. E quem sabe dependendo uma turbina nova a decidir o modelo exato (tenho que avaliar o custo de mexer nos coletores coisa&tal).
-Pontos (+) Melhoria no desempenho (em quanto?), viatura continua "original" (só abrindo o motor para saber que ele é raceado)
-Pontos (-) Custo devido a compra "a mais" de virabrequim e bielas (que podem não ser necessários na opção 1)
3-Fazer um negócio na base de troca do meu motor atual por um 2.8 TGV, mantendo CM atual.
-Ponto (+) Desempenho, velocidade no serviço
-Pontos (-) Viatura deixa de ser original (sem dúvida será menos comercial que uma Ranger 2.5 original). Nunca vou saber exatamente o que tem dentro do motor 2.8 "novo".