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Convex Datacenter
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Resultados 1 a 12 de 27
  • #1

    Ajuda no Track Lock da Ranger




    Saudações amigos foristas,
    Minha Ranger está apresentando um ruído com vibração no eixo traseiro que vai ficando mais alto conforme aumenta a velocidade mas quando faço curvas para a esquerda some, fica sereninho, recomeçando após a curva.
    Observei que o TL não está funcionando (levantei uma das rodas traseiras e girei a mesma com facilidade) e os rolamentos estão bons.
    A causa seria mesmo o TL?, alguem conhece uma oficina no Rio de Janeiro que é especialista em Diferenciais?.

    Abs.
    Sérgio
    Mironga 4X4
    www.jipeirosdopetroleo.com.br

  • #2
    Citação Postado originalmente por sergiomfff Ver Post
    Saudações amigos foristas,
    Minha Ranger está apresentando um ruído com vibração no eixo traseiro que vai ficando mais alto conforme aumenta a velocidade mas quando faço curvas para a esquerda some, fica sereninho, recomeçando após a curva.
    Observei que o TL não está funcionando (levantei uma das rodas traseiras e girei a mesma com facilidade) e os rolamentos estão bons.
    A causa seria mesmo o TL?, alguem conhece uma oficina no Rio de Janeiro que é especialista em Diferenciais?.

    Abs.
    Cadê a tropa de elite do forum qdo precisamos dela?
    Meu tópico tá indo pro esquecimento sem uma resposta , daqui a pouco isso vai mudar de mecânica adpt. e soluções pra opinião sobre enfeites e acessórios desnecessários .
    Vamos lá me digam se é um reparo que pode ser feito em casa ou é preciso ter experiência mesmo, para executar ajustes ou se é só plug and play, tiro as peças e ponho o kit reparo da caixa do diferencial.
    Sérgio
    Mironga 4X4
    www.jipeirosdopetroleo.com.br

  • #3
    Usuário Avatar de Raposo
    Entrada
    07/03/2008
    RJ
    Idade
    66
    Posts
    1,309
    Agradecimentos: 0
    Calma, Sérgio. Nem sei se pertenço à tropa de elite, mas não postei porque não entendo bulhufas de TL. Entretanto, estou procurando uma oficina aqui no Rio.
    Abraços.
    4X4 Brasil
    Natasha: Ranger CD, XLT, 4X4, 2001
    Maxxion HSD, 2.5, Euro II, 1 1/2 volta na BI, Pneus BF AT 31"

    Em breve: ENVELOPADA

  • #4
    Usuário
    Entrada
    27/05/2009
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Tem cara de ser as planetárias. Minha bandeirante tinha isso, aí não mexi e um belo dia quebrou um dente da planetária, entrou na coroa e pinhão e BUM. travou na rua e moeu tudo.

    Abre logo e verifica, antes que o prejuízo fique MUITO maior.

    Detalhe: Diferencial tem ajuste. Só cara que entende BEM faz direito. Não dá para fazer em casa.

  • #5
    Citação Postado originalmente por sergiomfff Ver Post
    Saudações amigos foristas,
    Minha Ranger está apresentando um ruído com vibração no eixo traseiro que vai ficando mais alto conforme aumenta a velocidade mas quando faço curvas para a esquerda some, fica sereninho, recomeçando após a curva.
    Observei que o TL não está funcionando (levantei uma das rodas traseiras e girei a mesma com facilidade) e os rolamentos estão bons.
    A causa seria mesmo o TL?, alguem conhece uma oficina no Rio de Janeiro que é especialista em Diferenciais?.

    Abs.
    Sergio,
    sua Ranger tem realmente TL? se tiver, pelo ano ele não atuar mais, pois estes discos sofrem desgastes com facilidade.

    Vibração é uma das coisas mais chatas de encontrar, pode ser uma porrada de coisa, e as vezes vibra um local que nada tem a ver com o problema. Diferencial costuma "cantar", mas não vibrar, a menos que tenha dentes quebrados. Voce pode abrir o dif para uma inspeção e troca de oleo, veja se não há muito residuo metalico no fundo e confira a folga do pinhão.

    Meu chute é fora do dif; começe pelo mais simples como balanceamento de rodas, empeno, folga nos rolamentos, tambor de freio etc. Vc já experimentou bota-la pra rodar com as rodas no ar?

    boa sorte

  • #6
    Sérgio, o problema deve ser nas engrenagens do TL, pois ele tem a função de fazer as duas rodas tras. girarem juntas(tira a função do diferencial), e é recomendado para pisos de baixa aderência para a viatura não atolar.
    A INSPEÇÃO PODE SER FEITO EM CASA: Como já recomendado, tire a tampa do diferencial(não sei se os eixos DANA tem parafusos em polegadas. O VISTEON tem) e inspecione as engrenagens(planetárias, satélite e TL). Se tiver folga, algo solto, ou engrenagem com dente quebrado, o que é bem provável, ponha a tampa e leve na oficina. Se a oficina for perto, nem precisa colocar o óleo de volta na bolota.

    Como esse TL é acionado ? Ele fica engrenado sempre ?

    Abs
    Anthon
    4X4 Brasil

  • #7

    Analisando respostas ...

    [QUOTE=Anthoniusnikos;899947]Sérgio, o problema deve ser nas engrenagens do TL, pois ele tem a função de fazer as duas rodas tras. girarem juntas(tira a função do diferencial), e é recomendado para pisos de baixa aderência para a viatura não atolar.
    A INSPEÇÃO PODE SER FEITO EM CASA: Como já recomendado, tire a tampa do diferencial(não sei se os eixos DANA tem parafusos em polegadas. O VISTEON tem) e inspecione as engrenagens(planetárias, satélite e TL). Se tiver folga, algo solto, ou engrenagem com dente quebrado, o que é bem provável, ponha a tampa e leve na oficina. Se a oficina for perto, nem precisa colocar o óleo de volta na bolota.

    Anthon, vou fazer isso, pois até agora só inspecionei ela fora do dif, vou observar folgas com ela montada girando a roda, mas tirar e colocar óleo ali é uma mrdea.

    Como esse TL é acionado ? Ele fica engrenado sempre ?

    Pelo que entendi ele fica atuando direto e qdo faz curva em local de muita aderencia os discos tendem a deslizar mas se vc estiver acelerando eles
    travam (em velocidade não creio).

    Vibração é uma das coisas mais chatas de encontrar, pode ser uma porrada de coisa, e as vezes vibra um local que nada tem a ver com o problema. Diferencial costuma "cantar", mas não vibrar, a menos que tenha dentes quebrados. Voce pode abrir o dif para uma inspeção e troca de oleo, veja se não há muito residuo metalico no fundo e confira a folga do pinhão.
    Meu chute é fora do dif; começe pelo mais simples como balanceamento de rodas, empeno, folga nos rolamentos, tambor de freio etc. Vc já experimentou bota-la pra rodar com as rodas no ar?

    Allan, eu já abri o dif 2 vezes não havia residuos metalicos e não vi dentes quebrados, só não verifiquei rolamentos do pinhão pois o barulho só da qd levanto a roda esquerda.

    Tem cara de ser as planetárias. Minha bandeirante tinha isso, aí não mexi e um belo dia quebrou um dente da planetária, entrou na coroa e pinhão e BUM. travou na rua e moeu tudo.
    Abre logo e verifica, antes que o prejuízo fique MUITO maior.
    Detalhe: Diferencial tem ajuste. Só cara que entende BEM faz direito. Não dá para fazer em casa.


    Wolf, vi na internet que a Spicer tem um kit de reparo q vem com todos os componentes mas eu quero fazer mais um teste pra ter certeza mas vou rezar para que não aconteça de quebrar na rua.

    Calma, Sérgio. Nem sei se pertenço à tropa de elite, mas não postei porque não entendo bulhufas de TL. Entretanto, estou procurando uma oficina aqui no Rio.

    Valeu, Raposo.
    Sérgio
    Mironga 4X4
    www.jipeirosdopetroleo.com.br

  • #8
    Sérgio, repor o óleo no diferencial não é tão difícil assim. Veja foto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Ajuda no Track Lock da Ranger-imagem-020.jpg   Ajuda no Track Lock da Ranger-imagem-030.jpg   Ajuda no Track Lock da Ranger-imagem-032.jpg  

  • #9
    Citação Postado originalmente por sergiomfff Ver Post
    Allan, eu já abri o dif 2 vezes não havia residuos metalicos e não vi dentes quebrados, só não verifiquei rolamentos do pinhão pois o barulho só da qd levanto a roda esquerda.
    Vc quer dizer que com a roda esquerda girando e a direita parada a vibração aparece? com que velocidade? dá pra perceber alguma coisa girando com a mão?

    Vc já verificou do lado esquerdo as partes externas ao dif? semi-eixo empenado, rolamento de roda, tambor de freio etc

    abs

  • #10
    [QUOTE=Allan Nielsen;900456]Vc quer dizer que com a roda esquerda girando e a direita parada a vibração aparece?

    Sim

    com que velocidade?


    A partir de 60 se intensificando após 80

    dá pra perceber alguma coisa girando com a mão?

    Não

    Vc já verificou do lado esquerdo as partes externas ao dif? semi-eixo empenado,

    Não notei anormalidades qd o tirei.

    rolamento de roda,

    Já troquei

    tambor de freio

    Não notei anormalidades qd o tirei.

    etc

    Eu retirei a caixa planetaria e satelites, mesmo sem parecer estar ruim troquei o rolamento do lado esquerdo e no visual as engrenagens pareciam estar normais.
    No fds vou levantar e com cuidado verificar de onde vem o barulho e vibração e na segunda feira posto aqui, obrigado pelas dicas, todos voces.
    Abs
    Sérgio
    Mironga 4X4
    www.jipeirosdopetroleo.com.br

  • #11
    Sergio,

    tente identificar exatamente de onde vem o barulho/vibração, levante as rodas e coloque pra girar; se reproduzir o problema tente sem as rodas. Verifique cardan/cruzetas.

    Empeno no semi-eixo tem que colocar no torno pra ver. Seu dif tem realmente TL?

    Estou anexando ajustes do dif tirado do manual da Ford.

    boa sorte
    Ajuda no Track Lock da Ranger Arquivos Anexos

  • #12
    Citação Postado originalmente por Allan Nielsen Ver Post
    Sergio,

    tente identificar exatamente de onde vem o barulho/vibração, levante as rodas e coloque pra girar; se reproduzir o problema tente sem as rodas. Verifique cardan/cruzetas.

    Empeno no semi-eixo tem que colocar no torno pra ver. Seu dif tem realmente TL?

    Estou anexando ajustes do dif tirado do manual da Ford.

    boa sorte
    Desculpe a demora, mas agora que eu consegui testar.
    E comfirmo o mesmo que disse anteriormente; a roda direita suspensa quase não faz barulho, agora a esquerda faz um barulho e o carro ainda balança, parece que os discos de fricção ainda tentam se agarrar e o dif aquece pra caramba; portanto estou com tendência a fechar nessa opinião, que a mola e os discos estão ruim e que tenho que trocar o kit reparo da caixa do diferencial e como esse serviço é meio complicado vou ter que levar num meca.
    Agradeço a ajuda.
    Abs.
    Sérgio
    Mironga 4X4
    www.jipeirosdopetroleo.com.br

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