Powered by vBulletin

Óleo MAZDA M5R1 e T-case Borg Warner 1354

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/04/2009, 17:37
    T.T. Rex - Tio Balú
    :idea: Amanhã coloco a capa e reponho o óleo, mas estou pensando em colocar um tubinho de grafite no óleo do diferencial(daqueles usados para lubrificar fechadura). O que voces acham ? :pensativo:
    Nota: O grafite é uma substância inerte, portanto não vai reagir com o óleo e seus componentes, e também não deve causar problemas no fluxo através das engrenagens.
    De qualquer forma, aguardo opinião de voces.
    Att
    Tio Balú
  • 26/04/2009, 20:21
    Joao Nogueira
    Senhores, ontem fiz a troca de óleos do Diferencial, caixa, e motor.

    Gostaria de ter engraxado a cruzeta mas a mesma não tem bico , o mecanico me informou que a mesma é selada e que não precisa de lubrificação, no manual realmente não faz menção a lubrificação da cruzeta, vcs acham necessario saca-la e desmonta-la para engraxar.

    Minha Frontier esta com 70.000km

    att
  • 26/04/2009, 20:52
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

    Postado originalmente por Joao Nogueira Ver Post
    Senhores, ontem fiz a troca de óleos do Diferencial, caixa, e motor.

    Gostaria de ter engraxado a cruzeta mas a mesma não tem bico , o mecanico me informou que a mesma é selada e que não precisa de lubrificação, no manual realmente não faz menção a lubrificação da cruzeta, vcs acham necessario saca-la e desmonta-la para engraxar.

    Minha Frontier esta com 70.000km

    att


    Nunca fiz isso, já rodei 200.000Km com elas...
  • 27/04/2009, 00:28
    T.T. Rex - Tio Balú
    Boa noite João Nogueira, eu engraxo discretamente(pouca graxa) uma vez por semana, ou antes de longas viagens, mas se colocar um pouco a mais de graxa vai espirar e espalhar tudo embaixo da picape, escapamento, tanque, etc. Faz a maior sugeira.
    Tio Balú
  • 27/04/2009, 00:41
    T.T. Rex - Tio Balú
    Boa noite pessoal. Agora estou mais tranquilo. Encontrei esta referência do sítio da DRIVETRAIN:
    "DIFFERENTIALS - Red Line 75W90 Gear Oil provides excellent protection in nearly all differentials, conventional and limited slip, in both racing and street use. 75W90NS can be used in certain limited-slip units in racing to lock-up the differential.
    80W140 should be used in commercial hauling, problem limited-slip units, racing applications which see tremendous torque at low speeds, and where noise deadening is desired. LightWeight or SuperLight can be used to obtain maximum power transfer in racing differentials which do not see high temperatures."
    "ATF - a full synthetic automatic transmission fluid which is a registered Dexron II, Mercon, and Mercedes-Benz 236.8 fluid and suitable for use in most automatic transmissions. Its benefits include better thermal and oxidation stability which make it perfect for vehicles which see high temperatures. It also flows much better in low temperatures, providing tremendously improved shifting when cold. It may also be used in manual transmission and transfer cases which recommend ATFs; however, Red Line MTL will provide better shifting and greatly improved wear protection in those applications."
    Nota: O negrito e sublinha coloquei para ressaltar.
    Na matéria técnica existem uns gráficos que explicam as temperaturas que as engrenagens atingem devido ao atrito(fricção) e a maior ou menor rapidez com que um óleo atinge a viscosidade na temperatura de operação.

    Pergunta: Alguém faz idéia de qual é a temperatura máxima de operação que normalmente chega uma caixa de mudanças das Ranger diesel (MAZDA ou EATON) ? :pensativo:

    Acredito que a dos diferenciais sejam bem mais baixas.

    Abs
    Tio Balú

  • 27/04/2009, 22:23
    T.T. Rex - Tio Balú
    Alguém faz idéia onde poderia usar um óleo SAE 0W60 ?
    Abs
    Tio Balú
  • 27/04/2009, 23:27
    Daniel.Shimomoto
    Citação:

    Postado originalmente por T.T. Rex - Tio Balú Ver Post
    Alguém faz idéia onde poderia usar um óleo SAE 0W60 ?
    Abs
    Tio Balú

    Tio Balu

    No motor!!!!

    Alguns anos atrás a Castrol vendia um óleo parecido com esse aqui no Brasil. Se nao me falha a memoria era o Castrol Race Syntetic SAE 10W60. Custava mais ou menos o equivalente a 7 litros de um óleo mineral comum de especificacao moderna e boa procedencia. Lembro-me disso porque quando tive um Golf mexicano comprado zero km, na primeira revisão, o concessionario quis colocar esse produto e como era muito acima daquilo preconizado pelo manual do carro (que recomendava óleo mineral, SAE 20W50 API-SH), logo "vetei" por causa do preço.

    Abs!!!
  • 27/04/2009, 23:30
    Joao Nogueira
    Citação:

    Postado originalmente por T.T. Rex - Tio Balú Ver Post
    Boa noite João Nogueira, eu engraxo discretamente(pouca graxa) uma vez por semana, ou antes de longas viagens, mas se colocar um pouco a mais de graxa vai espirar e espalhar tudo embaixo da picape, escapamento, tanque, etc. Faz a maior sugeira.
    Tio Balú

    Valeu

    T.T Rex - Tio Balú
  • 28/04/2009, 08:28
    T.T. Rex - Tio Balú
    Bom dia Daniel. Acho que começo a entender um pouco sobre óleos lubrificantes. Antigamente os óleos eram monoviscosos(ex.: SAE 40 ou SAE W40, etc.), então quando se dava partida no motor frio, a lubrificação era deficiente e provocava desgaste prematuro dos pistõens e/ou camisas, fazendo com que os motores perdessem potência. O óleos multiviscosos vieram para resolver esse problema de partida a frio, então dependendo da temperatura ambiente (se inverno ou verão) quanto menor for a viscosidade do óleo frio(que pode variar a partir de temps. negativas), melhor a lubrificação na partida. Ex.: Melhora a lubrif. na partida um 5W40 que um 15W40, ou (teóricamente) seria melhor ainda um 0W40 que qualquer um dos anteriores, mas com a viscosidade igual a da água, ele deve escorrer muito rápido quando frio :pensativo:. Notar que a viscosidade 40, 50, 60 (ou as viscosidades depois do W) dos 5W40, 10W50, 15W60, etc. é determinada a 100 graus Celcius, temperatura que os motores em operação podem atingir. Agora, acredito que o mesmo raciocínio pode ser aplicado as caixas de mudanças que aquecem menos que os motores, e os diferenciais que aquecem menos que as caixas.
    Importante: Para desmistificar a palavra hipoidal. A maioria das caixas de mudança e CTs possuem engrenagens hipoidais, o que já não acontesse com os diferenciais que são engrenagens cônicas.
    Dúvida: A minha dúvida ainda é quanto a pressão. A pressão exercida nos óleos é maior no motor, caixas ou diferenciais ???
    Agora, que os sintéticos de boa qualidade excedem as especificações dos de petróleo quanto a manter a película protetora a temperaturas acima dos 100 graus Celcius, e estarem menos sujeitos a carbonização, é uma realidade. Pena que são muito caros ainda.
    Att
    Tio Balú
  • 28/04/2009, 08:53
    Edintruder
    Balú,
    Os óleos mais finos facilitam a distribuição e refrigeração interna das peças, por esse motivo os óleos hoje são mais finos que antigamente.
    No diferencial o manual manda o 80w90, porém se for usar o monoviscoso, fica com o SAE80. Nem em tratores se utiliza mais o SAE140.
    Nas transmissões, como tem elevadas rpm nos grupos internos, o fluido ATF retorna mais rápido para baixo e troca a temperatura também mais rápido.

    Todas as transmissões da Ranger utilizam o óleo ATF.

    Os óleo de motores à gasolina 10W40 são sintéticos e custam cerca de 2 a 3x mais que o óleo 20W50 mineral. Nas Rangers V6 indica o uso do ólo 6W30, porém para regiões frias ele não é recomendado.

    É preferível optar por um óleo mais fino do que misturar álcool no óleo como muito boy faz para o motor ter melhor performance.
  • 28/04/2009, 09:08
    T.T. Rex - Tio Balú
    Bom dia Edin.
    É por isso que todas as distribuidoras tem o seu ATF (sintético).
    O que pode levar ao engano (confusão) é que eles mencionam que o uso é para transmissões automáticas, sendo que serve muito bem para as manuais.
    Ex.:
    LUBRAX OH-49-TDX - Óleo hidráulico tipo ATF para transmissões automáticas, direções hidráulicas, garfos de motocicletas e caixas de transmissão ALLISON série MT-600 de ônibus urbanos VOLVO e MAFERSA. Aprovado de acordo com as especificações da GM DEXRON III, FORD MERCON e ALLISON C-4.
    Att
    Tio Balú
  • 28/04/2009, 21:05
    Márcio T
    Olá, pessoal.

    Pegando uma carona: O óleo recomendado para o diferencial traseiro da Explorer (L/S Ford 8.8) é o 75W140 com adição de um modificador de atrito. Alguém conhece, já usou ou sabe o preço deste modificador de atrito? Alguma indicação de sintético para esta faixa de viscosidade?

    Obrigado.

    Márcio
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 4 de 6 PrimeiroPrimeiro Anterior 123456 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 12:18.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy