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Convex Datacenter
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  • #1
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    Ranger com desgaste de 2 cilindros!




    Tenho uma ranger 2005, motor 3.0 diesel com 127.000 rodados, recentemente tive que trocar a junta do cabeçote por superaquecimento do motor dai o mecanico me disse que 2 cilindros estavam com desgaste e precisaria "fazer o motor", como não tive orçamento para tal troquei so a junta.
    Pergunto:
    Haverá aumento do desgaste e fatalmente terei que usinar o motor?
    Tem algum meio de manter o cilindro como está, talves usando algum tipo de lubrificante?
    Não noto redução do desempenho do carro, haverá no futuro?
    O que observo é uma dificuldade em pegar pela manhã, é devido ao desgaste?
    Alguem sabe de um link ou topico de como é feita essa usinagem, ficaria bom? Como se troca 2 cilindros do motor?
    obrigado a quem responder.

  • #2
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    Ignora o que o meca disse. Ele mediu com equipamento aferido e calibrado?
    Se estivesse realmente ruim o motor estaria soprando e queimando óleo lubrificante.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3
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    06/03/2009
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    mediu o diametro dos cilindros mas acho que esta me enrolando porque o carro não fuma nada e o motor pra mim ta normal. obrigado aliviou!

  • #4
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    Aproveita e troca de mecânico...
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #5
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    30/01/2009
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    Ubuntu;

    Existem várias coisas a serem analisadas.

    Primeira: Como o Edintruder disse, o seu meca mediu com equipamento aferido? Ou foi só no "dedão" sentindo o "calo" onde passa o pistão?

    Segundo: A detecção da queima de junta de cabeçote foi feita imediatamente ou ouve contaminaão do óleo lubrificante com água e rodou-se assim por muito tempo?

    Terceiro: As trocas de óleo tem sido feitas com o lubrificante correto, de boa procedencia na km e tempo corretos?

    Quarto: Existe algum tipo de vazamento na tubulação de admissão do motor?

    É importante ter isso em mente pois, "dedo" não significa que camisa está gasta. As demais perguntas sim podem ser indicios concretos de desgaste ou não.

    Caso contrario, mude de mecanico!

    Abs!!!
    Ford F-1000 XLT 4x4 1998/1998 - BF Goodrich A/T 31x10.5 e RL AVM - "Efão"
    VW Fusca 1983 - 1600 - "Galaxie 500"
    Ex. Ford Ranger XLT 3.0 - "Centenária"

  • #6
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    usou o dedo

    usou o dedão no cilindro pra me mostrar, a seguir mediu com uma especie de regua o diametro e comparou com os outros bons. A junta foi trocada imediatamente apos uma burrada minha quando fui colocar fluido arrefecedor e esqueci de tampar o reservatorio de agua, baixei o capô e fui pra praia, ao rodar 120km notei por acaso a temperatura alta no painel, desliguei o carro abri o capo e nao tinha nada de agua, evaporou tudo, pra salvar o motor fui num cara la perto,peguei um balde de agua e taquei no reservatorio, a agua descia e subia fazendo um barulhão ate que acalmou, dai bati e o motor não pegou, o jeito foi rebocar.

  • #7
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    "Tacou" água fria no reservatório sem esperar o motor esfriar?
    Sorte de não haver trincado o bloco.
    Bridi
    Ranger SuperCab 00/00 BF31" 2002 -> 2010 | L200 GLS Outdoor 07/07 BF265/70R16 2010 -> 2013 | Ranger XL 2.2 CD 13/14 2014 -> ...

  • #8
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    meteu agua fria e o motor não pegou...

    Existem dois possíveis problemas aí. Um seria devido a queima da junta a água passou pro interior do cilindro fazendo calço hidráulico impedindo o motor de funcionar, até aí tudo bem.
    O outro seria que devido a temperatura da água os anéis destes "dois" cilindros podem ter deformado e danificado a camisa. Não posso afirmar com certeza, sem ver as peças fica quase impossível diagnosticar, estou avaliando as hipóteses mais comuns pra este caso.

    Eu vejo bloco de motor aberto todo dia e com o "exame de toque" sei que (à grosso modo) dá pra identificar o desgaste no topo do cilindro sim. Já comparar o diametro dos cilindros com paquímetro eu não boto fé...

    Agora voltando à sua primeira mensagem:

    Haverá aumento do desgaste e fatalmente terei que usinar o motor?
    sim, isso é uma consequência natural de desgaste dos componentes internos

    Tem algum meio de manter o cilindro como está, talves usando algum tipo de lubrificante?
    Agora que está tudo montado fica difícil pra examinar com ferramental adequado e saber se está na margem de tolerância. Quando ocorre um desgaste uniforme a própria central eletrônica detecta a variação de compressão naquele cilindro e tenta de alguma forma corrigir o tempo de injeção pra manter o funcionamento do motor estabilizado, sem vibração ou perda de potencia.

    Não noto redução do desempenho do carro, haverá no futuro?
    Se o motor sofreu superaquecimento ele não será mais o mesmo... a UCE vai compensar por um tempo mas se os cilindros realmente estiverem gastos a tendencia é piorar.

    O que observo é uma dificuldade em pegar pela manhã, é devido ao desgaste?
    Aí vc tem muitas variáveis, vou começar pelas mais simples: pode ser a qualidade do combustível, pode ser filtros sujos, pode ser muita água que não foi drenada do filtro, pode ser mal contato no sensor do filtro, pode ser algum código de falha armazenado na UCE, pode ser falta de pressão na bomba de baixa(elétrica) e pode ser problema em algum dos bicos. Leve num especialista pra checar o sistema eletrônico pois pode não ser nada tão grave.

    Alguem sabe de um link ou topico de como é feita essa usinagem, ficaria bom? Como se troca 2 cilindros do motor?
    Aqui pelo fórm tem alguns tópicos sobre retífica de motor, to sem tempo pra pesquisar agora, é possível encamisar somente dois cilindros, um, etc, vai depender do desgaste apresentado no seu diametro interno, é um serviço bem comum de se fazer.

    espero ter ajudado.

    []'s

  • #9
    Usuário Avatar de Daniel.Shimomoto
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    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    meteu agua fria e o motor não pegou...

    Existem dois possíveis problemas aí. Um seria devido a queima da junta a água passou pro interior do cilindro fazendo calço hidráulico impedindo o motor de funcionar, até aí tudo bem.
    O outro seria que devido a temperatura da água os anéis destes "dois" cilindros podem ter deformado e danificado a camisa. Não posso afirmar com certeza, sem ver as peças fica quase impossível diagnosticar, estou avaliando as hipóteses mais comuns pra este caso.

    Eu vejo bloco de motor aberto todo dia e com o "exame de toque" sei que (à grosso modo) dá pra identificar o desgaste no topo do cilindro sim. Já comparar o diametro dos cilindros com paquímetro eu não boto fé...

    Agora voltando à sua primeira mensagem:

    Haverá aumento do desgaste e fatalmente terei que usinar o motor?
    sim, isso é uma consequência natural de desgaste dos componentes internos

    Tem algum meio de manter o cilindro como está, talves usando algum tipo de lubrificante?
    Agora que está tudo montado fica difícil pra examinar com ferramental adequado e saber se está na margem de tolerância. Quando ocorre um desgaste uniforme a própria central eletrônica detecta a variação de compressão naquele cilindro e tenta de alguma forma corrigir o tempo de injeção pra manter o funcionamento do motor estabilizado, sem vibração ou perda de potencia.

    Não noto redução do desempenho do carro, haverá no futuro?
    Se o motor sofreu superaquecimento ele não será mais o mesmo... a UCE vai compensar por um tempo mas se os cilindros realmente estiverem gastos a tendencia é piorar.

    O que observo é uma dificuldade em pegar pela manhã, é devido ao desgaste?
    Aí vc tem muitas variáveis, vou começar pelas mais simples: pode ser a qualidade do combustível, pode ser filtros sujos, pode ser muita água que não foi drenada do filtro, pode ser mal contato no sensor do filtro, pode ser algum código de falha armazenado na UCE, pode ser falta de pressão na bomba de baixa(elétrica) e pode ser problema em algum dos bicos. Leve num especialista pra checar o sistema eletrônico pois pode não ser nada tão grave.

    Alguem sabe de um link ou topico de como é feita essa usinagem, ficaria bom? Como se troca 2 cilindros do motor?
    Aqui pelo fórm tem alguns tópicos sobre retífica de motor, to sem tempo pra pesquisar agora, é possível encamisar somente dois cilindros, um, etc, vai depender do desgaste apresentado no seu diametro interno, é um serviço bem comum de se fazer.

    espero ter ajudado.

    []'s
    Elmer;

    Voce não pode comparar! Voce trabalha com retifica e o "dedo" é muito mais certeiro do que com um meca que faz isso de vez enquando!

    Mas ponderou muitissimo bem!

    Abs!!!
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  • #10
    Usuário
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    esclarecedor!

    Citação Postado originalmente por Elmer_Jeep Ver Post
    meteu agua fria e o motor não pegou...

    Existem dois possíveis problemas aí. Um seria devido a queima da junta a água passou pro interior do cilindro fazendo calço hidráulico impedindo o motor de funcionar, até aí tudo bem.
    O outro seria que devido a temperatura da água os anéis destes "dois" cilindros podem ter deformado e danificado a camisa. Não posso afirmar com certeza, sem ver as peças fica quase impossível diagnosticar, estou avaliando as hipóteses mais comuns pra este caso.

    Eu vejo bloco de motor aberto todo dia e com o "exame de toque" sei que (à grosso modo) dá pra identificar o desgaste no topo do cilindro sim. Já comparar o diametro dos cilindros com paquímetro eu não boto fé...

    Agora voltando à sua primeira mensagem:

    Haverá aumento do desgaste e fatalmente terei que usinar o motor?
    sim, isso é uma consequência natural de desgaste dos componentes internos

    Tem algum meio de manter o cilindro como está, talves usando algum tipo de lubrificante?
    Agora que está tudo montado fica difícil pra examinar com ferramental adequado e saber se está na margem de tolerância. Quando ocorre um desgaste uniforme a própria central eletrônica detecta a variação de compressão naquele cilindro e tenta de alguma forma corrigir o tempo de injeção pra manter o funcionamento do motor estabilizado, sem vibração ou perda de potencia.

    Não noto redução do desempenho do carro, haverá no futuro?
    Se o motor sofreu superaquecimento ele não será mais o mesmo... a UCE vai compensar por um tempo mas se os cilindros realmente estiverem gastos a tendencia é piorar.

    O que observo é uma dificuldade em pegar pela manhã, é devido ao desgaste?
    Aí vc tem muitas variáveis, vou começar pelas mais simples: pode ser a qualidade do combustível, pode ser filtros sujos, pode ser muita água que não foi drenada do filtro, pode ser mal contato no sensor do filtro, pode ser algum código de falha armazenado na UCE, pode ser falta de pressão na bomba de baixa(elétrica) e pode ser problema em algum dos bicos. Leve num especialista pra checar o sistema eletrônico pois pode não ser nada tão grave.

    Alguem sabe de um link ou topico de como é feita essa usinagem, ficaria bom? Como se troca 2 cilindros do motor?
    Aqui pelo fórm tem alguns tópicos sobre retífica de motor, to sem tempo pra pesquisar agora, é possível encamisar somente dois cilindros, um, etc, vai depender do desgaste apresentado no seu diametro interno, é um serviço bem comum de se fazer.

    espero ter ajudado.

    []'s
    obrigado, ajudou muito! voce realmente entende...

  • #11
    Moderador Avatar de Elmer_Jeep
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    Citação Postado originalmente por ubuntu2009 Ver Post
    obrigado, ajudou muito! voce realmente entende...
    de nada, apenas completei as informações que os amigos postaram acima.

    []'s

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