
Postado originalmente por
Elmer_Jeep
meteu agua fria e o motor não pegou...
Existem dois possíveis problemas aí. Um seria devido a queima da junta a água passou pro interior do cilindro fazendo calço hidráulico impedindo o motor de funcionar, até aí tudo bem.
O outro seria que devido a temperatura da água os anéis destes "dois" cilindros podem ter deformado e danificado a camisa. Não posso afirmar com certeza, sem ver as peças fica quase impossível diagnosticar, estou avaliando as hipóteses mais comuns pra este caso.
Eu vejo bloco de motor aberto todo dia e com o "exame de toque" sei que (à grosso modo) dá pra identificar o desgaste no topo do cilindro sim. Já comparar o diametro dos cilindros com paquímetro eu não boto fé...
Agora voltando à sua primeira mensagem:
Haverá aumento do desgaste e fatalmente terei que usinar o motor?
sim, isso é uma consequência natural de desgaste dos componentes internos
Tem algum meio de manter o cilindro como está, talves usando algum tipo de lubrificante?
Agora que está tudo montado fica difícil pra examinar com ferramental adequado e saber se está na margem de tolerância. Quando ocorre um desgaste uniforme a própria central eletrônica detecta a variação de compressão naquele cilindro e tenta de alguma forma corrigir o tempo de injeção pra manter o funcionamento do motor estabilizado, sem vibração ou perda de potencia.
Não noto redução do desempenho do carro, haverá no futuro?
Se o motor sofreu superaquecimento ele não será mais o mesmo... a UCE vai compensar por um tempo mas se os cilindros realmente estiverem gastos a tendencia é piorar.
O que observo é uma dificuldade em pegar pela manhã, é devido ao desgaste?
Aí vc tem muitas variáveis, vou começar pelas mais simples: pode ser a qualidade do combustível, pode ser filtros sujos, pode ser muita água que não foi drenada do filtro, pode ser mal contato no sensor do filtro, pode ser algum código de falha armazenado na UCE, pode ser falta de pressão na bomba de baixa(elétrica) e pode ser problema em algum dos bicos. Leve num especialista pra checar o sistema eletrônico pois pode não ser nada tão grave.
Alguem sabe de um link ou topico de como é feita essa usinagem, ficaria bom? Como se troca 2 cilindros do motor?
Aqui pelo fórm tem alguns tópicos sobre retífica de motor, to sem tempo pra pesquisar agora, é possível encamisar somente dois cilindros, um, etc, vai depender do desgaste apresentado no seu diametro interno, é um serviço bem comum de se fazer.
espero ter ajudado.
[]'s