Luiz,
Se a sua opção for devolver o carro, problema resolvido.
Caso queira, no mínimo, dividir o prejuízo com o antigo dono, explique melhor o que está acontecendo para que algum forista possa tentar ajudar.
Às vezes a falta de sorte e principalmente pesquisa, faz com que muita gente caia nessas armadilhas. Eu mesmo nunca tinha escutado alguém falar mal de uma Hilux SW4, pois eu tive uma que saiu de fábrica escrito: Fabricada para infernizar o dono...
O que realmente aconteceu com o câmbio?
Está saindo fumaça preta pelo cano de descarga?
Aconselho fugir de oficinas especializadas em importados, procure um mecânico que conheça bem veículos Ford e com experiência em V6. O motor da Explorer é o mesmo da Ranger V6 até 1997.
O Luizinho (http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=51419) também é do Rio, tem uma Explorer e talvez possa te ajudar indicando alguém de confiança.
Sabendo o que realmente precisa fazer e onde comprar, vai perceber que os valores cairão bastante, essa falta de informação geral sobre Explorer, cria uma rede de aproveitadores e você tem que sair dela. A situação muda quando se aprende os caminhos.
Como usuário e futuro comprador de mais uma Explorer, só vejo uma coisa boa nessa bagunça, desvalorização do carro, o que nos permite comprar um excelente SUV por um preço de popular, mas com consumo de V6.
Abraço e boa sorte.