Powered by vBulletin

Óleos cx marchas, dif e CT. É viável trocar na concessionária?

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 02/07/2009, 22:28
    TylerNTL
    Citação:

Postado originalmente por Thelmo Ver Post
    Pois é vou ter que abortar a operação na Salinas, qual é mesmo o telefone do Trocão?

O preço dos óleos até que é bom:
    16,8 R$/l para o da cx de marchas e CT
    15,8 R$/l para o do dif dianteiro
    16,8 R$/l para o do dif traseiro

A MO que mata! em horas:
    0,3 cx marchas
    0,3 dif dianteiro
    0,6 dif traseiro
    1,7 CT (!!!! acho que incluiram a dormida do mecânico depois do almoço)

Para mim ficou evidente que erraram alguma coisa neste cálculo. 0,6 pelo dif traseiro ainda vá lá (se o mecânico só tiver um braço coisa&tal). Mas 1,7 para trocar o óleo da CT!!!!

Com a hh a 90 R$/h só de MO ficou R$ 261,00.

A "consultora" era tão bonita que eu não podia mesmo esperar que ela entendesse do que eu estava falando. Mas ela ainda insistia que o serviço ficaria mais em conta se eu não trocasse o óleo da cx de marchas. "...ele é vitalício só se troca quando é necessário fazer algum reparo..."

Dias atrás estive na concessionária decidido a comprar os óleos e ir em algum lugar para fazer o serviço. Detalhe que estava faltando algum deles (dif traseiro ou do dianteiro). Ficarm de ligar quando chegasse. Passados uns 04 meses voltei lá e agora está em falta o do dif dianteiro. Cansado de esperar e com essa mnt vencida a alguns kms comprei os óleos que eles tinham (CM, CT e DT) e fui para o postão.

Boas notícias o dif traseiro está em muito bom estado. as engrenagens ainda estão com os "picos planos" bem diferente do estado das que eu vejo quebradas ou desgastadas.

Quando saquei o óleo que tinha comprado na concessionária (Texaco Multigear EP SAE 85W-140) o encarregando do posto argumentou que o correto era Texaco Multigear LS SAE 85W-140 (por acaso ele só tinha 1l). Lendo as especificações a única diferença que interpretei foi o segundo ser específico para viaturas com diferencial autoblocante e custar o dobro do primeiro.

Ele disse que todas essas caminhonetes possuem bloqueio no diferencial! E que esse óleo era o indicado.
    Mandei colocar o óleo que eu tinha comprado mesmo (Texaco Multigear EP SAE 85W-140)
    Desculpem a "INgnorância" mais pelo que sei minha Ranger não tem nenhum tipo de bloqueio no diferencial traseiro. Certo?
    Terei algum problema em ter usado Texaco Multigear EP SAE 85W-140?

Quanto a CM, ultimamente as marchas estavam "meio ríspidas", especialmente 1ª para 2ª e uma redução qualquer para entrar 1ª ou 2ª. Observei esses dias que a viatura começou a marcar o território novamente (um pequeno vazamento de um óleo qualquer) levantei a hipótese do vazamento ser da CM que estaria com o nível baixo e isso ser o motivo da "rispidez".

Trocador quando tirou o bujão da CM perguntou se eu ia trocar mesmo pq estava no nível e o óleo em aparente bom estado (colocando abaixo minha hipótese de óleo baixo na CM). Como ele estava com a km vencida troquei pelo MERCON ATF.
    Com o óleo novo a "rispidez" sumiu, fiquei até arrependido de não ter trocado esse óleo antes, agora ao menor sintoma na CM minha primeira providência será trocar o óleo.

Detalhe que na oficina onde fiz o serviço encontramos uma tampa do reservatório de óleo da DH de um fiesta (onde foi trocado o reservatório por um novo). Serviu como uma luva no reservatório da Ranger que estava com uma gambi... um arranjo técnico a quase um ano.
  • 03/07/2009, 01:03
    leobnaval
    Citação:

Quando saquei o óleo que tinha comprado na concessionária (Texaco Multigear EP SAE 85W-140) o encarregando do posto argumentou que o correto era Texaco Multigear LS SAE 85W-140 (por acaso ele só tinha 1l). Lendo as especificações a única diferença que interpretei foi o segundo ser específico para viaturas com diferencial autoblocante e custar o dobro do primeiro.

Ele disse que todas essas caminhonetes possuem bloqueio no diferencial! E que esse óleo era o indicado.
    Mandei colocar o óleo que eu tinha comprado mesmo (Texaco Multigear EP SAE 85W-140)
    Desculpem a "INgnorância" mais pelo que sei minha Ranger não tem nenhum tipo de bloqueio no diferencial traseiro. Certo?
    Terei algum problema em ter usado Texaco Multigear EP SAE 85W-140?

Para ter certeza procure no manual do veículo ou no próprio diferencial geralmente tem escrito na tampa do dif. que é pra ser utilizado somente óleo para diferencial de escorregamento limitado (auto blocante).

Concerteza um óleo para auto blocante tem muita diferença de um comum para diferencial, tanto é que como você citou a diferença de preços é grande, além do mais estes óleos possuem aditivos especial porque o auto blocante possuem na maioria das vezes disco de fricção que fazem o diferencial escoregar limitadamente conforme uma roda patina estes disco tambem até que ele começe a enviar o torque para ambas as rodas por isso o nome, ele é um bloqueio mas só percentual varia do veiculo mas de 30 a 75%.
    Funciona como uma embreagem de moto por isso o óleo é especifico.

Abraços, Leo
  • 03/07/2009, 23:08
    TylerNTL
    Citação:

Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Para ter certeza procure no manual do veículo ou no próprio diferencial geralmente tem escrito na tampa do dif. que é pra ser utilizado somente óleo para diferencial de escorregamento limitado (auto blocante).

Concerteza um óleo para auto blocante tem muita diferença de um comum para diferencial, tanto é que como você citou a diferença de preços é grande, além do mais estes óleos possuem aditivos especial porque o auto blocante possuem na maioria das vezes disco de fricção que fazem o diferencial escoregar limitadamente conforme uma roda patina estes disco tambem até que ele começe a enviar o torque para ambas as rodas por isso o nome, ele é um bloqueio mas só percentual varia do veiculo mas de 30 a 75%.
    Funciona como uma embreagem de moto por isso o óleo é especifico.

Abraços, Leo

O detalhe é que tenho quase certeza que minha ranger não tem bloqueio nenhum na traseira. Alguém confirma esta afirmação?

Existe Ranger 4x4 com diferencial autoblocante de fábrica?
  • 04/07/2009, 00:12
    dudu83
    Citação:

O detalhe é que tenho quase certeza que minha ranger não tem bloqueio nenhum na traseira. Alguém confirma esta afirmação?

pelo menos as minhas duas tem, ta escrito alguma coisa como T/L numa etiqueta na carcaca do diferencial.... e quando a ranger ta no elevador, rodando uma roda a roda do outro lado roda junto...

ja li em algum lugar que todas as ranger 2,8 pra frente tem track lock (ou diferencial auto blocante,como preferir)...
  • 04/07/2009, 08:20
    TylerNTL
    A minha é 2001.
    Alguém sabe se as Ranger 2.5 4x4 em diferencial autoblocante?
  • 04/07/2009, 08:35
    TylerNTL
    1 Anexo(s)
    Estou comendo dobrado para encontrar o óleo do diferencial dianteiro!

A concessionária não tem!

Em um posto Texaco com oficina agregada (Posto dos taxistas na Av. Integração) pedi o óleo 80W90. Eles não tinham e insistiram que 80W era a mesma coisa. Não comprei!

Entrei o site da Texaco (chevron) procurando o distribuidor aqui em Natal, aproveitei para ver se existia na linha de produtos esse óleo 80W90. O único 80W90 que aparece é o TGF Óleo de Engrenagem SAE 80W-90, mas tem uma indicação clara para "NÃO DEVE SER UTILIZADO EM DIFERENCIAIS"!!!!

E aí ? O que se coloca no diferencial dianteiro da Ragner?
    Já estou quase enfiando umas 03 bananas nele, no mínimo na embalabem não está dito que não deve ser utilizado em diferenciais!

Existe mesmo algum óleo texado ou motorcraft 80W90 para ser utilizado em diferenciais?? Ou posso coloar esse TGF Óleo de Engrenagem SAE 80W-90 mesmo com a recomendação contrária a seu uso em diferenciais?
  • 04/07/2009, 11:26
    leobnaval
    Citação:

Thelmo, faz o seguinte erga a traseira no macaco fazendo com que as duas rodas saia do chão solte o freio de mão e gire uma das rodas com a mão se a outra roda girar no mesmo sentido que você esta girando ela tem dif. auto blocante.
    Se girar em sentido opostos ela não tem dif. auto blocante.

Abraços, Leo
  • 04/07/2009, 14:19
    TylerNTL
    Ok! roda para lados opostos.

E sobre o óleo do diferencial dianteiro, alguém tem alguma dica?
    Existe algum 80W90 texaco para diferencial?
  • 11/07/2009, 23:33
    TylerNTL
    1 Anexo(s)
    Finalmente encontrei um óleo que considerei adequado para o diferencial dianteiro , Tutela TRD 80W-90. Pelo menos o fabricante recomenda o uso em diferenciais, diferente de um dos Texaco 80W-90 que tem a recomendação desautorizando este uso.

A dúvida agora está em como executar a troca.
    Sempre comentam uma máquina para sugar o óleo velho e depois completar com sinfão.

O manual de serviços manda utilizar uma seringa par sugar o óleo velho.
    Se necessário colocar um solvente para retirar impurezas (que solvente? quando é necessário?).
    Sugar o solvente e completar com óleo novo.

Não tem como abrir a CT e o Dif Diant para arriar o óleo (igual como se faz com o traseiro)?
    Sinceramente depois da consultora "informar" que o óleo da cx de marchas é igual ao papa (vitalício) e de ir lá algumas vezes em datas espaçadas e simplesmente não conseguir o óleo recomendado do diferencial dianteiro da Ranger, que pelo que pesquisei também não tem em canto nenhum em Natal. Estou cada vez menos confiante em qualquer recomendação da Ford sobre como fazer a manutenção da minha Ranger.
  • 12/07/2009, 00:38
    Edintruder
    Para abrir a CT basta remover o balanceador dinâmico (esse contrapeso) que o bujão está atrás.
    Os Diferenciais só por sucção mesmo pra retirar o óleo. O óleo dos dois diferenciais são o 80W90. As duas caixas são o ATF.
  • 12/07/2009, 09:24
    TylerNTL
    Edin,

Acredito que como existem Ranger com eixos diferentes (visteon e Dana) as recomendações nos manuais são específicas para cada tipo de eixo.

No meu manual (eixo traseiro Dana) o óleo recomendado é 85W140 e não existe nenhum comentário sobre óleo especial devido sistema de bloqueio.

Mas já vi manuais que indicam óleo 90 +modificador de atrito no caso de diferencial autoblocante. Será que esta é a recomendação para os diferenciais visteon.

Quanto a forma sempre troquei o óleo de diferencial traseiro "abrindo" a bolota do diferencial. Essa é a forma correta? Alguma contra indicação?
  • 12/07/2009, 13:11
    Edintruder
    O eixo traseiro da minha também é Dana e sempre usei o 80W90.
    Hoje nem em tratores se utiliza mais o 140.
    No manual da 2.8 até aonde sei também indica o 80W90 pois foi esse manual que veio na minha Ranger e por coincidência o eixo Dana.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 3 de 5 PrimeiroPrimeiro Anterior 12345 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 11:06.