Dias atrás estive na concessionária decidido a comprar os óleos e ir em algum lugar para fazer o serviço. Detalhe que estava faltando algum deles (dif traseiro ou do dianteiro). Ficarm de ligar quando chegasse. Passados uns 04 meses voltei lá e agora está em falta o do dif dianteiro. Cansado de esperar e com essa mnt vencida a alguns kms comprei os óleos que eles tinham (CM, CT e DT) e fui para o postão.
Boas notícias o dif traseiro está em muito bom estado. as engrenagens ainda estão com os "picos planos" bem diferente do estado das que eu vejo quebradas ou desgastadas.
Quando saquei o óleo que tinha comprado na concessionária (Texaco Multigear EP SAE 85W-140) o encarregando do posto argumentou que o correto era Texaco Multigear LS SAE 85W-140 (por acaso ele só tinha 1l). Lendo as especificações a única diferença que interpretei foi o segundo ser específico para viaturas com diferencial autoblocante e custar o dobro do primeiro.
Ele disse que todas essas caminhonetes possuem bloqueio no diferencial! E que esse óleo era o indicado.
Mandei colocar o óleo que eu tinha comprado mesmo (Texaco Multigear EP SAE 85W-140)
Desculpem a "INgnorância" mais pelo que sei minha Ranger não tem nenhum tipo de bloqueio no diferencial traseiro. Certo?
Terei algum problema em ter usado Texaco Multigear EP SAE 85W-140?
Quanto a CM, ultimamente as marchas estavam "meio ríspidas", especialmente 1ª para 2ª e uma redução qualquer para entrar 1ª ou 2ª. Observei esses dias que a viatura começou a marcar o território novamente (um pequeno vazamento de um óleo qualquer) levantei a hipótese do vazamento ser da CM que estaria com o nível baixo e isso ser o motivo da "rispidez".
Trocador quando tirou o bujão da CM perguntou se eu ia trocar mesmo pq estava no nível e o óleo em aparente bom estado (colocando abaixo minha hipótese de óleo baixo na CM). Como ele estava com a km vencida troquei pelo MERCON ATF.
Com o óleo novo a "rispidez" sumiu, fiquei até arrependido de não ter trocado esse óleo antes, agora ao menor sintoma na CM minha primeira providência será trocar o óleo.
Detalhe que na oficina onde fiz o serviço encontramos uma tampa do reservatório de óleo da DH de um fiesta (onde foi trocado o reservatório por um novo). Serviu como uma luva no reservatório da Ranger que estava com uma gambi... um arranjo técnico a quase um ano.