x
Convex Datacenter
Página 3 de 3 PrimeiroPrimeiro 123
Resultados 25 a 33 de 33

Hybrid View

Citação Postado originalmente por Andre Monteiro
    Achei esse tópico interessante, pois parece que o pessoal aqui entende muito de Roda Livre. Como não entendo nada, gostaria de pedir ajuda a vocês para alguns esclarecimentos:

1) Minha Ranger é de dez/99 mod. 2000 - ela tem roda livre automática ?
    2) Se eu não tiver grana para comprar uma 2.8 (daqui a um ano e meio, no mínimo), vai ter que ser uma 2.5 mesmo. Pelo que entendi das mensagens, a 2001 NÃO tem roda livre automática. Isso é uma desvantagem ?
    3) O que é, afinal, Roda Livre (por favor, em termos bem leigos ...) ?
    4) Às vezes, quando desengato a tração, fica um barulho de rolamento aporrinhando um tempo. Engato marcha à ré, ando uns 50 m e, quase sempre, o barulho some - mas às vezes não. Continuo rodando em 4x2, o barulho continua e, de repente, desaparece. O que é isso ?
    5) Muito raramente o tal barulho aparece como por encanto, mesmo sem eu ter usado a 4x4. Por que ?
    6) Quando fico muito tempo sem usar a 4x4, engato ela no asfalto mesmo e rodo uns 1.000 metros só para lubrificar o sistema. Isto é correto ?

Agradeço antecipadamente a todo mundo.
    Não vou responder todas, pois não conheço tão bem a ranger
    1 - Não sei
    2 - A maioria diz que a roda livre manual é superior a automática
    3 - Quando em 4x2, o cardã e dif dianteiro ficam estáticos, as rodas estão desacopladas, quando a roda livre é acionada (manual) as rodas se acoplam ao conjunto
    4 - Na minha antiga L200 (2000) com roda livre automática tinha que dar uma ré de uns 3 metros para o total desengate/desacoplamento do sistema, ap´s andar com a 4x4 low, não tenho me lembro se na hi tb tinha que fazer isso, deve ser o mesmo caso seu, sempre dé uma ré após engatar 4x4 low
    5 - pode ser algum rolamento gasto então
    6 - Sim, recomenda-se andar pelo menos 16 km com a tração engatada pro mês, de preferência a fazer isso em estradas com pouca aderência (terra, lama, brita) para não forçar os diferenciais.

Espero ter ajudado.

[]´s
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

André,
    A sua Ranger deve ter sim a RL acionada por vácuo e seria bom você mandar fazer uma revisão (limpeza e lubrificação). Elas podem estar causando o problema que você relatou e provavelmente esse pode ser um dos motivos (a necessidade de manutenção) que levou a Ford eliminar a RL.
    Pessoalmente prefiro a RL manual, que daria mais opções de tração, como a possibilidade de usar a reduzida em piso não escorregadio, por exemplo em manobras com carga ou reboque.
    Mas entre as propostas da Ranger está a de privilegiar a simplicidade e facilidade no acionamento da tração e isso também deve ter pesado na decisão da Ford em eliminar a RL assim como a adoção do comando elétrico.
    A RL da Range não necessita da ré para desconexão como nas RL automáticas tradicionais pois ela é comandada juntamente com a tração via o interruptor do painel.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Ok, agradeço as respostas de vocês. Só prá confirmar, porque não ficou claro para mim, a Ranger 2001 não tem Roda Livre, não é ?
    Isso quer dizer que o sistema "roda" todo junto, se é que entendi direito. Isso, tecnicamente, implica em um pouco mais de consumo e um pouco menos de desempenho - mas poupa-nos de problemas, como o que ocorre eventualmente com minha Ranger...

Bom saber !

Usuário Avatar de renzo
    Entrada
    12/08/2004
    Local
    botucatu/SP
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Andre Monteiro
    Ok, agradeço as respostas de vocês. Só prá confirmar, porque não ficou claro para mim, a Ranger 2001 não tem Roda Livre, não é ?
    Isso quer dizer que o sistema "roda" todo junto, se é que entendi direito. Isso, tecnicamente, implica em um pouco mais de consumo e um pouco menos de desempenho - mas poupa-nos de problemas, como o que ocorre eventualmente com minha Ranger...

Bom saber !
    exatamente....vc entendeu direitinho

melhor opçao é colocar a roda livre manual como fiz em meu carro.comprei na avm. ou entao ligue direto como as novas....eu nao aconselho,pois seu motor é bem mais fracos que os novos ,assim como o meu

abraços

renzo

Amithai,
    Pituto é pra que tem Ranger antiga. A minha é 2001 mão tem RL automática, senão eu faria a mesma coisa com certeza. Até cheguei a encontrar no desmanche as RL automáticas, mas os caras só vendiam o cubo completo inclusive com o freio por um preço maior que o das RL AVM.
    Tive que trocar o atuador hidráulico e não foi necessário trocar o disco e o platô que estavam novos. Quem bom que sobrou o dindim pra comprar a RL. Tendeu?
    Ligar e desligar a RL não serão problemas e sim prazer... (agora poderei usar a reduzida em qualquer lugar)
    Desculpem-me pela insistência: o que é "pituco" ? Se compensa eu fazer um troço desses na minha Ranger (que é mais antiga e tem RL automática), o custo/benefício é melhor do que colocar RL manual ?

Andre,

qual o seu uso do 4x4? É frequente, uso em situações extremas (trilhas médias)?
    Se não, fique com a automática, desde que a mesma esta boa.
    No meu ponto de vista a roda livre automática atende, desde que não nas situações acima.
    Eu uso roda livre manual, pois a mesma já vem no Troller.

[]´s
    Martin Melcop
    [EX]JPX 95 Enterprise E - MWM+Clark
    Em breve Galactica BSG 75 - Family Car

Martin,
    Eu uso a 4x4 pouco, apesar de rodar muito em estrada de terra, pois Goiás é cheia delas. Meu trabalho me leva a muitos caminhos rurais, algumas beiras de rios e, eventualmente, ao meio de pivôs de irrigação - que atolam prá cacete.
    Na estação de chuvas, como agora, é preciso acioná-la mais vezes, mas sempre em situações leves: em 3 anos com a Ranger, só passei "aperto" com a 4x4 uma vez, tendo que usar a reduzida.
    A minha preocupação com a roda livre é em função do tal barulho de rolamentos, que pode (?) caracterizar um problema futuro, num momento desses em que precisar utilizar a tração em situações leves.

Banido
    Entrada
    03/12/2004
    Agradecimento: 1
    All,

A título de indexação vou colocar o tópico do PITUTO q o Ojaneri postou, para as Rangers antigas que tem RL automática:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8488

Ojaneri

valeu

Usuário Avatar de RangerRed4x4
    Entrada
    29/04/2010
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por dero Ver Post
    All,

A título de indexação vou colocar o tópico do PITUTO q o Ojaneri postou, para as Rangers antigas que tem RL automática:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8488

Ojaneri

valeu
    O link está quebrado, se puder verificar se está correto, fico grato.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem