To com um problema na minha ranger que ninguem consegue resolver. Como to com ela há quase 10 anos, resolvi dar uma geral e colocar a frente nova da mesma, conforme ja relatei em outros tópicos...
Ela tinha um probleminha chato, rateava e nao sabia o que era.
Achei por bem tirar o carter para dar uma limpada e tava horrivel...Dai mandei tirar a parte de cima tb, para dar uma geral...
Os dois cabeçotes foram para a retifica pra ver se nao tavam empenados e infelizmente estavam trincados. Mandei para uma empresa que faz a recuperação e montei o motor. Aproveite, tirei os bicos e mandei limpar e medir a dosagem... Ficou uma m...
Meu mecanico ficou louco de tanto fuçar (pois coloquei cabo de velas novos, velas novas, bomba de combustivel nova com regulador de pressão externo, de carro turbo...) e nada... parecia uma pipoqueira... e dava varios estouros no escape...
Na Ford, falaram que tava falhando dois cilindros...nao acusou nenhum erro no scanner, nao acende luz da injecao..
Apos muito sofrimento e antes de abrir novamente o motor, o mecanico resolveu medir a compressao e testar novamente os bicos... dois estavam queimados...
Troquei os benditos... O carro ficou bom, mas ainda rateia em baixa rotacao e as vezes nao dá lenta...
Será que foram os tuchos que descarregaram, pois a camionete tá parada ha quase 3 meses?
Ou pode ser o sensor maf?
As velas são novas, da ngk... será que se colocar motorcraft melhora? Uma vez tive problemas com velas bosch...
Alguem pode dar uma luz? To sem saber o que fazer....essa novela persiste por mais de 60 dias...
Obrigado,
Vinicius.
Tive um problema com a minha Ranger 96 V6 (americana) cabine simples. Um dia cheguei da rua e desliguei o motor. Quando fui dar a partida, meia hora depois, apareceu um barulho de "máquina de costura" infernal. Quase caí das pernas.
Desmontei a parte da frente do motor onde fica a corrente de comando. Vi que o esticador (do tipo hidráulico, semelhante ao do Corcel) estava todo entupido por borra de óleo do motor. Limpei tudo, inclusive soprando ar comprimido na galeria de óleo que abastece o esticador. A tala plástica que pressiona a corrente para tirar a folga de funcionamento estava um pouco gasta, mas nada fora do normal.
Bem, depois de tudo limpo e sincronismo verificado, remontei e dei partida. O barulho persistia, para meu desespero.
Resumo da ópera: Fiz uma viagem aos USA e trouxe um kit de distribuição novo. Custou muito barato, acho que uns 70 dólares. Montei e o motor voltou ao normal, silencioso a ponto de achar que estava desligado.
Aproveitei, coloquei velas Champion com eletrodos de irídium (US 1,89 cada, lá nos USA), troquei cabos de velas e mais algumas coisinhas que trouxe. O carro ficou mais econômico (8,9 km/l na estrada e 6,8 na cidade)
No seu caso, acho que vc deveria dar uma olhada no motor de passo do By-pass que controla a marcha-lenta. É muito comum ele ficar preso, como acontece nos Ford Fiesta nacionais. Ai a marcha-lenta fica doida.
Então, ela rateia e faz um barulho de motor com problemas nas brozinas...
Medindo o ponto com pistola, dá 24 graus...
Será que pode ser isso?
Outra coisa, alguém sabe como faz para conferir o ponto do comando? Será que precisa abrir o motor?
E quanto aos bicos, eu troquei os dois pq tive que encomendar... Além disso, o preço deles é bem salgado... R$ 275,00 cada...
Cogitou-se a hipótese dos tuchos estarem descarregado... O que acham disso?
Abraços desesperados e totalmente sem dinheiro...
(com a reforma, troca da frente, pintura, peças de suspensao e etc já gastei mais de R$ 15.000,00).
Então, ela rateia e faz um barulho de motor com problemas nas brozinas...
Medindo o ponto com pistola, dá 24 graus...
Será que pode ser isso?
Outra coisa, alguém sabe como faz para conferir o ponto do comando? Será que precisa abrir o motor?
E quanto aos bicos, eu troquei os dois pq tive que encomendar... Além disso, o preço deles é bem salgado... R$ 275,00 cada...
Cogitou-se a hipótese dos tuchos estarem descarregado... O que acham disso?
Abraços desesperados e totalmente sem dinheiro...
(com a reforma, troca da frente, pintura, peças de suspensao e etc já gastei mais de R$ 15.000,00).
Vixiiiii Maria,
Já está mais caro o molho do que o peixe !!!!!!!!!!!!!!
Vinicius, 24 graus de avanço inicial é um absurdo !!!!!!!!!!!!!
Normalmente motores a gasolina funcionam de 8 a 10 graus APMS (antes do ponto morto superior), na rotação de marcha lenta. Acho bom vc procurar outro mecânico.
Tuchos descarregados podem sim alterar a marcha-lenta, mas tem que ser coisa bem séria para que isso aconteça. Caso contrário, só fazem barulho (tec, tec, tec... ) e nada mais.
Vc disse que mandou fazer os cabeçotes. Será que não bobearam na usinagem e/ou montagem??????? Cabeçotes muito rebaixados (não sei se é o caso) podem acarretar interferência de válvulas nas cabeças dos pistões (caso extremo) ou então apresentar detonação (batida de pino) com a gasolina "meia boca" que temos. O avanço em excesso agrava a detonação. O motor vibra pelo efeito da queima irregular da gasolina e pode até furar pistão, por excesso de temperatura dentro da câmara de combustão.
Não quero ser "profeta do apocalípse", mas acho bom vc começar do zero, excluindo item por item como provável causa do seu problema, de preferência em outra oficina.
O problema é que o mecânico é bom... Ele achou coisas que nem na Ford descobriram... Já comecei do zero umas três vezes e nada...
O cabeçote foi rebaixado apenas 0,08 mm, ou seja é algo insignificante...
Vou ver se pego a ranger hoje e dou uma rodada na estrada com ela.. Quem sabe, se for algum problema eletrônico, acenda a luz da injeção ou ainda os tuchos carreguem direito...
Obrigado mais uma vez,
Vinicius.
Outra coisa... para medir o ponto corretamente, não é necessário desligar algum sensor ou algo do gênero, pq senão ele fica adiantado, ne?
Alguém sabe onde fica esse sensor?
Obrigado,
Vinicius!
Então, ela rateia e faz um barulho de motor com problemas nas brozinas...
Medindo o ponto com pistola, dá 24 graus...
Será que pode ser isso? Outra coisa, alguém sabe como faz para conferir o ponto do comando? Será que precisa abrir o motor?
E quanto aos bicos, eu troquei os dois pq tive que encomendar... Além disso, o preço deles é bem salgado... R$ 275,00 cada...
Cogitou-se a hipótese dos tuchos estarem descarregado... O que acham disso?
Abraços desesperados e totalmente sem dinheiro...
(com a reforma, troca da frente, pintura, peças de suspensao e etc já gastei mais de R$ 15.000,00).