x
Convex Datacenter
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 13 a 24 de 37
  • #13
    Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    65
    Posts
    714
    Agradecimentos: 2



    Olá Vinícius,

    Vasculhando os meus manuais, achei o CD da Ford sobre o motor V6 4.0.

    Dei uma olhada na parte de ignição e não vi qualquer menção ao sensor CMP. Achei sim um tal de CKP (sensor de posição da árvore de manivelas), que é aquele que dá todo o sincronismo da parte de ignição e injeção.

    Confira na figura abaixo a parte que fala sobre o avanço inicial da ignição. Numa mensagem anterior eu havia "chutado" de 8 a 10 graus. O valor correto é 10 graus. Chutei quase na mosca.... rsrsrsr

    Não há qualquer menção também para desligar nada antes de verificar esses 10 graus (com a luz de ponto), já que se trata de uma ignição estática, onde o avanço da ignição em função da rotação é dado pelo mapa de calibração da CPU (ECM = centralina = caixa preta...)

    Se o seu motor está fora de ponto (se é que isso é possível) pode ser devido ao sincronismo incorreto entre virabrequim e comando de válvulas ou à montagem incorreta do sensor do tipo hall, que fica próximo a polia dentada (roda fônica) do virabrequim. Existe uma parafuso allen (se não me falha a memória) que fixa o suporte do sensor (CKP) no bloco do motor.

    Desejo boa sorte.

    Octávio
    Imagens Anexas

  • #14
    Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    65
    Posts
    714
    Agradecimentos: 2
    Achei o tal sensor CMP - Sensor de posição do comando de válvulas.

    Vinícius, se vc desligar esse sensor, o sincronismo do seu motor deve virar coisa do tipo "SAMBA DO CRIOLO DOIDO". Segundo o manual da Ford, virabrequim e comando "conversam" (se sincronizam) através dos sinais enviados por esses sensores para o módulo de controle (ECM).

    Prá mim, não faz o menor sentido desligar qualquer um desses sensores, ainda mais que o manual fala que o ponto inicial da ignição (10 graus) é fixo e não ajustável. Onde vc obteve essa informação que precisa desligar o tal CMP?????

    Outra coisa que me ocorreu: Vc verificou a ordem de ignição dos cilindros? Vc disse que trocou os cabos de velas. Se trocou a posição de pelo menos dois cabos, o motor pega, mas fica "quadrado" e peidando que é uma beleza.....

    Já aconteceu isso comigo quando troquei os cabos da minha Ranger. Dava até marcha lenta, mas na hora de acelerar, era um verdadeiro "São Joâo". Tiro prá todo lado. A ordem de ignição é (1-4-2-5-3-6). Acho que estão identificados na bobina.

    Mas,se vc me perguntar qual cilindro é o primeiro e qual é o sexto, ai vc me quebra as duas pernas. Sei lá. Na época que tinha a Ranger eu sabia....... Mas seu mecânico (aquele que vc disse que é bom) deve saber de olho fechado... rsrsrsrsrsrsr.

    Vamos tentando, uma hora vc acerta, ou então desiste de vez........

    Sds,

    Octávio

  • #15
    Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    65
    Posts
    714
    Agradecimentos: 2
    Eu de novo,

    Cara, vc está com sorte e eu estou com tempo disponível para vasculhar os meus guardados. Achei a ordem de ignição do V6. Repare que o desenho apresenta distribuidor (o que não é o seu caso), mas a disposição dos cilindros é a mesma.

    Me lembrei de uma coisa que pode ter causado erro na hora que vc foi verificar o ângulo de avanço inicial. Todos os motores que possuem polia dupla balanceadora (com borracha entre o cubo e a parte externa) podem com o tempo apresentar deslizamento de uma parte em relação a outra. Isso é mais comum do que se pensa. Acontecia nos Opalas 6 cil, no MWM Sprint 6 (chegava até soltar) e por ai vai....

    Se o seu mecânico está se baseando pela polia para acertar o ponto do motor, pode estar errando feio........

    Outra, se ele usou a marca "OT" na polia para acertar o sincronismo entre o comando e o virabrequim, ai errou mais feio ainda.

    Nota: Não estou afirmando que a sua polia "correu" nem que o seu mecânico se baseou por ela, são apenas suposições, ok?

    Bem, são mais algumas dicas para vc tentar solucionar o seu problema.

    Há pelo menos umas 10 causas para esse revertério que acontece com o seu V6.

    SDS,

    Octávio
    Imagens Anexas

  • #16
    Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Vinicius Hauagge Ver Post
    Orleans, obrigado, já tinha olhado esse tópico e imprimi as gravuras...
    Vamos ver no que vai dar...
    Veja se consegue a ferramenta emprestada em alguma autorizada, eu já tentei achar por aqui para o Valdeci e na época não conseguir. Vou tentar novamente, qualquer coisa entro em contato.
    O motor da minha Explorer é igual ao da sua Ranger, se precisar de algumas fotos é só falar.
    4X4 Brasil
    Ford V6

  • #17
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    51
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Primeiramente, agradeço pela ajuda de todos...
    A novela continua... agora acendeu a luz da injeção...
    Vou levar na Ford e dai posto informações para voces...

  • #18
    Citação Postado originalmente por Vinicius Hauagge Ver Post
    Então, ela rateia e faz um barulho de motor com problemas nas brozinas...
    Medindo o ponto com pistola, dá 24 graus...
    Será que pode ser isso?
    Outra coisa, alguém sabe como faz para conferir o ponto do comando? Será que precisa abrir o motor?
    E quanto aos bicos, eu troquei os dois pq tive que encomendar... Além disso, o preço deles é bem salgado... R$ 275,00 cada...
    Cogitou-se a hipótese dos tuchos estarem descarregado... O que acham disso?
    Abraços desesperados e totalmente sem dinheiro...
    (com a reforma, troca da frente, pintura, peças de suspensao e etc já gastei mais de R$ 15.000,00).


    Deveria ter trocado de carro antes de gastar tudo isso. Procure verificar a ordem da ignição dos cilindros, ja que trocou os cabos de vela pode ter trocado a ordem (é o mais provavel).
    4X4 Brasil
    Freelander 2 2012 SE Diesel
    Ex-Pajero Dakar 2013 3.2 Diesel 4x4/Ex-S10 Executive 2011 MWM 2.8 4x4 (PT)/Ex-Troller 2008 (furtado) / Ex-Hilux CD 99 4x4

  • #19
    Usuário Avatar de Orleans
    Entrada
    02/01/2008
    Local
    Brasil/OUTRO PAÍS
    Posts
    628
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Vinicius Hauagge Ver Post
    Primeiramente, agradeço pela ajuda de todos...
    A novela continua... agora acendeu a luz da injeção...
    Vou levar na Ford e dai posto informações para voces...
    Espero que consiga resolver logo.
    Não deixe de entrar na corrente iniciada pelo Márcio T http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...t=47240&page=3
    DVD 01 - Ford Service Information
    CD 01 - Ford Technical Service Publication
    CD 02 - Catálogo de Peças Ford
    Um amigo que fez alguns cursos de motor V6 Ford Ranger/Explorer, quando trabalhava na Ford, disse que esse material foi a principal ferramenta que o ajudou a remontar um motor V6 que recebeu dentro de caixas, após o carro ter passado 5 meses em outra oficina.

    Boa sorte.
    Ford V6

  • #20
    Banido
    Entrada
    03/04/2008
    Posts
    829
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Vinicius Hauagge Ver Post
    Primeiramente, agradeço pela ajuda de todos...
    A novela continua... agora acendeu a luz da injeção...
    Vou levar na Ford e dai posto informações para voces...

    cara, espero mesmo que vc resolva este problema chato....
    estou de olho neste topico pois a minha explorer tem este motor...

    minha dica continua a mesma: ponto do motor - por desencargo, de repente uma segunda opinião não mata ninguem

    o AFONSO é ninja em mecanica! e ele tá nesta dica tbm.... se teu mecanico não resolver, leva lá pra ele que ele dá um jeito.

    mas só abrindo um parenteses: O que o ORSAMENTO ta fazendo por ti
    é nota 10, a informação que ele tá postando aqui, talvez nem mesmo as concessionarias tenham.... Não conheco esse motor a fundo, mas com certeza as informações postadas fazem muito sentido.

    ....o conheco, nunca vi, não sei como ele é, mas eu acho que temos que dar "graças" por ter pessoas assim no forum, isso só engrandece nosso canal de comunicação. (e com certeza salva muitas "lascas" de sairem do nosso bolso sem real necessidade)

    Abraços e boa sorte com o motor

  • #21
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    51
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Realmente só tenho que agradecer a disposição e boa vontade de todos os companheiros aqui do fórum...
    Ontem peguei a estrada e rodei aproximadamente 50 km com a ranger... Para ser sincero, ela melhorou um pouco, porém o problema ainda continua... Fiz o teste de cada cilindro (tirando o cabo das velas) e o terceiro cilindro do lado direito tava falhando... Tirei a vela e ela estava encharcada... Troquei de vela e o problema persiste...
    Então acredito que infelizmente o problema está no cabeçote mesmo... ou nos tuchos, pois o motor tem um barulho chato...
    E quanto ao valor do gasto, foi apenas um desabafo... Sei realmente que poderia ter trocado de carro, porém estou com essa ranger há 9 anos e não quero me desfazer dela, pq realmente gosto do carro... Fiz a reforma geral, to com uma ranger v6 4x4 com frente da nova... Isso não tem preço...
    Obrigado novamente e postarei novidades da novela!
    Vinicius!

  • #22
    Tive um problema parecido com o seu na minha V6 e o pessoal aqui do forum foi espetacular.
    Depois de um cilindro ser "lavado" pelo funcionamento irregular de um bico injetor, refiz o motor e depois de muito tempo funcionando de forma irregular, consegui resolver, após as dicas do pessoal do fórum.
    Era o posicionamento do sensor CMP. Fora do lugar ele interfere muito no funcionamento do motor. É responsável pela abertura dos bicos no tempo certo e ignição correta.

    Abraços!

  • #23
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    51
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Aproveitando, eis o material que consegui sobre a regulagem do sensor CMP...
    http://www.goe.etc.br/manuais/ranger...ger_4.0_99.pdf
    Abraço,
    Vinicius.

  • #24
    Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Idade
    51
    Posts
    1,180
    Agradecimentos: 0
    Mais algumas novidades sobre a novela... Rodei bastante com a ranger no fim de semana... Ela melhorou bastante, mas ao que parece o problema realmente é no terceiro cilindro do lado direito.
    Apesar de ir corrente, as velas não estão queimando... troquei duas e o resultado persiste... velas pretas e encharcadas com gasolina... Isso sem falar no cheiro forte de gasolina que sai pelo escape...
    Então, vou tirar o cabeçote e ver como estão os tuchos e as válvulas...
    Pergunto para voces... O preço de cada tucho é bem salgado... passa de R$ 150,00 cada... To pensando em apenas trocar os que estão falhando, pois to totalmente quebrado...
    Nos demais, tava pensando em limpar... Alguma vez alguem me disse que é possivel ser feito, basta tirar os mesmos e deixar de molho na gasolina podium por um dia.... Será que tal informação procede?
    Ou o negócio é deixar eles como estão, sem fazer qualquer espécie de limpeza?
    Obrigado,
    Vinicius.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 34
      Última resposta: 12/02/2009, 01:05

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade