Vinícius, se vc desligar esse sensor, o sincronismo do seu motor deve virar coisa do tipo "SAMBA DO CRIOLO DOIDO". Segundo o manual da Ford, virabrequim e comando "conversam" (se sincronizam) através dos sinais enviados por esses sensores para o módulo de controle (ECM).
Prá mim, não faz o menor sentido desligar qualquer um desses sensores, ainda mais que o manual fala que o ponto inicial da ignição (10 graus) é fixo e não ajustável. Onde vc obteve essa informação que precisa desligar o tal CMP?????
Outra coisa que me ocorreu: Vc verificou a ordem de ignição dos cilindros? Vc disse que trocou os cabos de velas. Se trocou a posição de pelo menos dois cabos, o motor pega, mas fica "quadrado" e peidando que é uma beleza.....
Já aconteceu isso comigo quando troquei os cabos da minha Ranger. Dava até marcha lenta, mas na hora de acelerar, era um verdadeiro "São Joâo". Tiro prá todo lado. A ordem de ignição é (1-4-2-5-3-6). Acho que estão identificados na bobina.
Mas,se vc me perguntar qual cilindro é o primeiro e qual é o sexto, ai vc me quebra as duas pernas. Sei lá. Na época que tinha a Ranger eu sabia....... Mas seu mecânico (aquele que vc disse que é bom) deve saber de olho fechado... rsrsrsrsrsrsr.
Vamos tentando, uma hora vc acerta, ou então desiste de vez........
Sds,
Octávio