x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 37
    Usuário Avatar de schinzel
    Entrada
    23/03/2005
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 3

Vinicius,
    Tenho acompanhado seu relato dos problemas que esta tendo com sua Ranger, já fui proprietário de uma STX e outra CE, essa Diesel, contudo conheço um pouco do motor V6 da ranger.
    Acho prodente retirar seu cabeçote para dar uma boa geral, o custo não é tão caro, já ficará com uma preventiva (se não for nada). E coloca juntas novas o que dá uma certa tranquilidade.
    Quanto aos tuchos, achei os R$ 150,00 por cada muito caro.
    Acredito que aqui mesmo no Forum tem foristas que importam (pesquise por importar) ou mesmo particularmente, se pesquisar aqui ou nos EUA (www.ebay.com), pagará muito mais barato, acho que uns R$ 50 por cada é um preço mais rasoável ainda mais para ranger que tem um monte de peças.
    Lhe desejo sucesso na sua empreitada.
    Abs.
    Pajero Sport SE 2.8 / Frontier CS 4x2
    EX X-Terra SE 2004 2.8 - TOP !
    HILUX SW4 1994 TURBO - Pajerinho GLS V6 3000 GNV - L200 GL 2000 - BF AT

Citação Postado originalmente por Vinicius Hauagge Ver Post
    Mais algumas novidades sobre a novela... Rodei bastante com a ranger no fim de semana... Ela melhorou bastante, mas ao que parece o problema realmente é no terceiro cilindro do lado direito.
    Apesar de ir corrente, as velas não estão queimando... troquei duas e o resultado persiste... velas pretas e encharcadas com gasolina... Isso sem falar no cheiro forte de gasolina que sai pelo escape...
    Então, vou tirar o cabeçote e ver como estão os tuchos e as válvulas...
    Pergunto para voces... O preço de cada tucho é bem salgado... passa de R$ 150,00 cada... To pensando em apenas trocar os que estão falhando, pois to totalmente quebrado...
    Nos demais, tava pensando em limpar... Alguma vez alguem me disse que é possivel ser feito, basta tirar os mesmos e deixar de molho na gasolina podium por um dia.... Será que tal informação procede?
    Ou o negócio é deixar eles como estão, sem fazer qualquer espécie de limpeza?
    Obrigado,
    Vinicius.
    Primeiro experimenta trocar o bico e a vela desse cilindro com outros de outro cilindro que tem certeza que funciona ok, mesmo que sejam novos. Será que esse bico tá OK mesmo? Pra chegar a encharcar a vela tem que passar gasolina de mais.

Se o bico estiver ok manda comparar os pulsos elétricos que chegam até esse bico com os pulsos dos outros bicos. Tem que usar um osciloscópio automotivo.
    L200 Triton AT 3.2 2010

Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 2
    Olá Vinicius,

Pelos sintomas que vc relata, tá dando toda a pinta de que o problema pode ser cabo de vela ou bobina. Antes de vc partir para trocar ou limpar tuchos (acho que não são eles os culpados) tente o seguinte:

Preste atenção: O fato de estar saltando centelha no cabo não significa que a centelha irá saltar nos eletrodos das velas instaladas no cabeçote, uma vez que a pressão dentro da cãmara é bastante elevada e tem efeito diélétrico (isolante). Isso significa que em condiçoes de operação pode não estar ocorrendo centelha, por isso as velas estão molhadas de gasolina. (Velas literalmente "apagadas").

Bem, o problema de centelha fraca pode estar em resistência alta dos cabos ou bobina defeituosa. Repare que no caso da Ranger a bobina tem seis saídas independentes. Sugiro que vc pegue a bobina de outra Ranger e faça um teste para tirar a dúvida.

O seu mecânico já fez algum teste desse tipo? Trocou os cabos de velas entre cilindros para saber se o problema muda de cilindro? Testou a resistência ôhmica dos cabos, testou o isolamento da bobina, checou a resistência do primário da bobina, etc, etc ?????

Se não fez, troque de mecânico.

Boa sorte mais uma vez.......

Usuário Avatar de Kim
    Entrada
    17/10/2005
    Local
    Nova Aliança do Ivaí/PR
    Agradecimento: 1
    Sobre falhas...

Tenho uma ranger 4cil, e estava com algo parecido, falhando, rateando, pipocando...

Acabei descobrindo o defeito por curiosidade.

Fui abrir o capô num entardecer para mostrar algo a meu cunhado, o motor estava funcionando, como havia pouca luminosidade, notei que algus cabos de velas pareciam árvore de natal, de tão iluminados que estavam com a fuga de corrente.

Troquei mos cabos, a camionete ficou muito boa para andar.

Bem, seria uma observação a ser feita.

Abraços.

Kim.

Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Agradecimentos: 0
    Olá pessoal... Os cabos ja foram testados, medindo a resistência dos mesmos e os bicos tiveram a vazão medida..
    A única coisa que não foi testada foi a bobina, porém a faísca tá pra lá de forte....
    Vou ver se arrumo uma bobina para testar.
    Obrigado mais uma vez,
    Vinicius.

Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Caros amigos do fórum, boa tarde.
    Finalmente o problema foi resolvido.
    Conforme noticiei, fiz a reforma geral da ranger em outubro e uma das coisas que eu fiz foi mudar para álcool, mediante reprogramacao do modulo na empresa Funari Automotiva, em São Paulo (mandei para eles o módulo e o sensor maf).
    Também abri a parte de cima do motor, tirei os cabecotes, mandei limpar e medir a vazão de todos os bicos, tirei o carter, revisei suspensao, freios, pintei o carro inteiro, coloquei a frente da 2005, etc...
    Apos a reforma, quando fui ligar o carro, ficou uma m...., e prova maior disso é esse tópico que criei. Como o mecânico não encontrou a solução, o mesmo desconfiou que o problema somente poderia estara no módulo.
    Diante de todos os problemas apresentados, mandei novamente o módulo e o sensor maf para a funari e pedi para eles reverterem para a programacao original, eis que o carro não ficou bom (conforme prometido pela empresa).
    Mediante contato telefonico, fui informado inclusive que seria ressarcido de todos os valores pagos (R$ 640,00) mediante deposito em conta corrente (o que não ocorreu até agora).
    Mandaram o módulo para mim novamente, tendo no sensor maf uma "chapinha" de aluminio rebitada, mais precisamente naquele orificio que tem uma resistencia no interior...
    Coloquei tudo novamente na ranger, esgotei o tanque, coloquei gasolina pura e ficou a mesma b....
    Levei o carro para ford, passaram scanner para ver algum erro, mediram a taxa de compressão e uma das unicas coisas que nao foram verificadas foram os bicos, pois os mesmos tiveram a vazão medida em dezembro e todos os seis estavam ok...
    Após todo o sofrimento relatado nesse topico, meu mecanico resolveu por teimosia dele, medir mais uma vez os bicos...
    Resultado, DOIS QUEIMADOS... Comprei dois bicos novos, funcionou 5 minutos como uma maravilha e ficou pipocando novamente...
    Medimos novamente a vazào.... e OUTRO QUEIMOU, JOGANDO COMBUSTÍVEL DIRETO PARA DENTRO DO CILINDRO.... Ou seja, com menos de 30 minutos de funcionamento, 3 bicos que estavam funcionando perfeitamente foram pro beleleu!
    Então, o problema estava no módulo alterado (e supostamente reprogramado com os índices originais de fábrica), que emite pulsação com corrente superior à suportada pelos bicos...
    Portanto, eis os meus prejuízos
    01 módulo - R$ 1.750,00
    03 bicos R$ 750,00
    Serviço pago à Funari - R$ 640,00
    Sedex (02) - R$ +ou- R$ 60,00
    Esquenta cabeça R$ ????
    Ficar sem o carro por mais de dois meses R$ ????

Informo ainda aos colegas do fórum que fiz reclamação junto ao procon da minha cidade e tentei resolver com a Funari ( na verdade, foram eles que me ligaram ,pois pedi para minha secretária ligar para a empresa pedindo o numero do CNPJ e não forneceram... como possuem identificador de chamadas, ligaram perguntando quem era e qual o a justificativa para solicitar o cnpj e dai conversei com o Sr. Alex).
    Assim, entrarei com uma demanda judicial perante o juizado especial civel da minha cidade, para ser ressarcido de todos os prejuízos sofridos.
    Informo também aos colegas do fórum, que disponibilizarei o número do processo, bem como o endereço do tribunal de justiça do paraná para consulta da demanda.
    Só me resta agradecer ao auxílio fornecido. E da mesma forma, me senti no dever de informar o descaso cometido pela empresa citada.
    Atenciosamente,
    Vinicius.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Não foi computado, ainda, o valor de mão-de-obra do mecânico...

Usuário
    Entrada
    25/09/2006
    Local
    Campinas/SP
    Agradecimentos: 2
    Olá Vinicius,

Porque vc não falou logo da primeira vez que tinha mandado reprogramar o módulo no Funari? A causa de todo o problema está ai, com vc mesmo pode constatar "dolorosamente", para o seu bolso, é claro.

Teria poupado um monte de perguntas e respostas desnecessárias. rsrsrsr

Se vc tivesse colocado álcool direto no tanque e funcionado com o mesmo módulo do gasolina, teria feito melhor negócio. O maior problema do mapa estaria na fase fria (warm up) e partida à baixa temperatura. Nada que um reservatório de gasolina de R$ 75,00 não resolvesse.

Vc acredita que eles fizeram a tal reprogramação no seu módulo? A maioria desse pessoal, que se diz "reprogramador de injeção", é como macaco em loja de louça. Já percebeu, né????

Vc por acaso tomou nota do número de série do módulo antes de enviar para os caras? Será que o módulo que te enviaram é o seu mesmo?

O seu "calvário" deverá servir de alerta para muitos outros colegas daqui do fórum.

Sds,

Usuário
    Entrada
    25/03/2004
    Local
    Guarapuava/PR
    Realmente, é errando que se aprende...
    Quanto ao módulo, eu coloquei meu nome no mesmo, com caneta que escreve em cd... Entao, pelo menos o casco foi e voltou...
    E mais uma vez, agradeço a atenção de todos, pelas dicas e também pelo tempo dispendido...
    E agora, vou correr atrás do prejuízo!
    Abraço,
    Vinicius!

Usuário
    Entrada
    21/05/2006
    Local
    CWBA-BRAZIL/PR
    depois de ler tudinho ....só tava esperando a pancada

mexe no modulo povo, mexe!!!!!

Dúvida com relação a posição dos cabos de velas

Caro amigo:
    Gostaria de esclarecer uma dúvida com relação ao posicionamento dos cabos, ordem de ignição, etc. A ordem de ignição da Ranger 4.0 97 é 1-4-2-5-3-6, correto ? Quais os números dos cilindros no motor ? É 1-2-3 no lado direito (carona), sendo 1º o mais frontal (lado dos faróis) e o 3º o mais traseiro (lado do párabrisa) e 4-5-6 no lado esquerdo (motorista), sendo 4º o mais frontal (lado dos faróis) e 6º o mais traseiro (lado do párabrisa). Acho que até aí estou certo !!!! (se estiver errado, por favor corrigir). Bem só falta agora os cabos na bobina. O conector de alimentação dos fios fica para o lado direito (carona) e teremos 03 cabos do lado direito e 03 no lado esquerdo, posicionados da frente do veículo em direção a traseira lado a lado, dois a dois. Aí vai a minha pergunta: Agora qual a colocação correta dos cabos de velas ??
    Aguardo uma resposta.

Veículo RANGER 4.0 V6 97/97

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Respostas: 34
      Última resposta: 12/02/2009, 01:05

Permissões de Postagem