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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Emerson Chassot
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    03/07/2004
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    Como funciona/instalar bloqueio na Ranger TD 4x4 2000




    E ai pessoal, tenho enfrentado algumas situações que acredito se minha camionete possui-se bloqueio, facilitariam minha vida. Não tenho certeza se o nome é bloqueio, mas minha necessidade seria que o diferencial transfira a força para a roda que não esta livre (girando em falso).

    É possivel instalar este dispositivo quando o mesmo não vem original de fabrica, e possivel instalar nos dois diferenciais, quanto custaria, existem maleficios.

    Se vcs pudessem me orientar. Muito Obrigado

    Emerson Chassot

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
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    Emerson,
    Se o que vc quer é um bloqueio de diferencial, que trave 100%, você vai ter que comprar um kit apropriado. No Brasil a Ensimec fabrica o Full Lock, mas penso que não fabrica para sua Ranger. Nos USA existem algumas marcas tradicionais. Manda uma MP para o Billj e pergunta se ele conhece um kit específico, ou que possa ser adaptado ao seu carro.
    Se vc quer um diferencial autoblocante, vá a uma concessionária Ford e pergunte. Pois as Ranger´s 4x2 V6 tinham este sistema, e pode ser perfeitamente instalado nas 4x4. Apenas pergunte e veja preço. Depois vá em algum representante da Dana/Spicer e faça o serviço. Mas eu te recomendo instalação de autoblocante ou full locker´s somente no eixo traseiro. Pois no dianteiro vai forçar homocinéticas.
    Quanto à instalação, ela é simples no caso do diferencial autoblocante. É tirar um e colocar o outro. Basta desmontar parcialmente o eixo traseiro.
    No caso dos Full Lock vai precisar de adaptação na carcaça do diferencial. Sei que é coisa simples, mas nunca tive um na mão pra poder examinar de perto. Vamos aguardar os especialistas no assunto.
    []´s
    Pajero 2P Mecânico 3.5 V6 - Flexa
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  • #3
    Usuário Avatar de Emerson Chassot
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    Ai Luca,

    valeu a dica, mas surgiram algumas duvidas, o no caso do full lock ele é acionado conforme necessidade do motorista,? ou não,? como funciona exatamente o full lock?.
    Qual a diferença de autoblocante para o full lock,? talvez o primeiro realize o trabalho sem interferencia do motorista e segundo não, é isto,? e vc desaconselha utilizar estes dispositivos para a tração dianteira.

    Obrigado pelas informações já fornecidas.

    Vc possue estes recursos na camionete.

    Abraço

    Emerson Chassot

  • #4
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Fala Emerson,

    Dando meu pitaco.. o full lock bloqueia 100%, por exemplo o da Ensimec, vai mudar um pouco o comportamento em curvas, ele faz uns estalos.. os autoblocantes, que eu me lembre bloqueiam algo em torno de 75%, nenhum dos dois tem interferência do motorista.. lembrando que esses normalmente utilizados no eixo traseiro..

    Se quiser ter mais controle, e para instalar na dianteira sem problemas, poderia instalar um bloqueio pneumático, como o Air-Lock, acionado no painel por um botão.. assim pode andar desbloqueado, e bloquear somente quando necessário.. tem também outros modelos, acionados eletricamente ou por cabo, mas todos importados..

    Sabe qual é o modelo de eixo de sua Ranger? Se souber, fica mais fácil descobrir qual bloqueio dá pra usar..
    Sugiro também, entrar em contato com o Wallace aqui do fórum ou direto com a Askby (www.askby.com), eles importam esses bloqueios, devem saber qual modelo você pode usar..

    [ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

    "Hold my beer and watch this"

  • #5
    Usuário Avatar de Luca
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    Citação Postado originalmente por Emerson Chassot
    Vc possue estes recursos na camionete.
    Emerson, a Hilux tem diferencial autoblocante. Ele bloqueia até um certo limite, depois deixa deslizar. Funciona como se um semi-eixo, arrastasse o outro. Até uma certa diferença de torque entre os semi-eixos, o sistema aguenta, arrastando o eixo que está tracionando mais (uma roda no seco enquanto a outra tá no lama). Se a diferença for muito grande, ele desliza. Travadão mesmo somente com os Lockers. Mas eu nunca desmontei o da minha Hilux (Toyota nã dá encrenca), e nunca tive um locker na mão.
    []´s
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  • #6
    Banido Avatar de ojaneri
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    A Ranger usa Dana 44 na traseira.

    O mesmo diferencial de jeeps e rurais.

    Fale com o Wallace aqui do Forum, ele é representante da askby (www.askby.com) que traz produtos de off-road importados e com certeza ele consegue pra voce o bloqueio.

    Como já disseram, existem dois grandes tipos de bloqueio, o que funcionam independentes do motorista, e os que são ativados.

    Os que funcionando independentes podem ser totais (100%), ou limitados (até 75%), não recomendo os 100% se a picape vai rodar bastante na cidade.

    Os que são ativados, podem ser ativados de maneira pneumática, elétrica, cabos, etc. Só que são bem mais caros! Recomendo o ARB Air Locker, mas ai vao morrer mais de US$ 900,00.

  • #7
    Pessoal, que confusão esse papo de bloqueio que não bloqueia totalmente, só 75%. Acho que a culpa é da Dana que chama o seu dif. de escorregamento limitado de Track-lock, que não bloqueia nada, esse mesmo, o mais comum, o que vem nas novas Ranger, Cherokee e S10 e também a versão da eaton chamado positraction.
    Como todo bloqueio de dif. automático só atuam na ora errada, nunca como agente espera, e se desgastam muito rápido, se são exigidos.
    Então pra investir em um locker, é melhor escolher um que se possa desligar quando agente não quiser que ele atue.
    ARB não, muito caro e depende de um compressor de ar? Existem os Tractech Electrac e o Eatom E-locker que são comandados eletricamente. Só não sei o preço...

    http://www.tractech.com/docs/DetroitElectrac04.pdf

    http://www.traction.eaton.com/prod1.htm

    Mais Locker: http://www.richmondgear.com/PTRAX2.wmv
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8

    Re: Como funciona/instalar bloqueio na Ranger TD 4x4 2000

    Citação Postado originalmente por Emerson Chassot
    E ai pessoal, tenho enfrentado algumas situações que acredito se minha camionete possui-se bloqueio, facilitariam minha vida. Não tenho certeza se o nome é bloqueio, mas minha necessidade seria que o diferencial transfira a força para a roda que não esta livre (girando em falso).

    É possivel instalar este dispositivo quando o mesmo não vem original de fabrica, e possivel instalar nos dois diferenciais, quanto custaria, existem maleficios.

    Se vcs pudessem me orientar. Muito Obrigado

    Emerson Chassot
    É sim possível instalar para quase todos os veículos; basta existir disponível no mercado.
    Para alguns veículos existem muiiiitas opções de bloqueio.
    Como tudo existem vantagens e desvantagens.
    Quem sabe a sua até tem um, mas não lhe atende.
    Para facilitar minha vida vou comentar as "respostas" dos outros e depois retorno para seu problema especifico.
    São importantes algumas informações como:
    Quais são os eixos (marca modelo)
    Que tipo e tamanho de pneu usa (ou vai usar)?
    Em que tipo de piso vai usar o veiculo e em quais situações (piso e dificuldade) tem problema atualmente.
    Isso para podemos definir sua real necessidade e sugerir algumas opções.

  • #9
    Citação Postado originalmente por Luca
    Emerson,
    Se o que vc quer é um bloqueio de diferencial, que trave 100%, você vai ter que comprar um kit apropriado. No Brasil a Ensimec fabrica o Full Lock, mas penso que não fabrica para sua Ranger. Nos USA existem algumas marcas tradicionais. Manda uma MP para o Billj e pergunta se ele conhece um kit específico, ou que possa ser adaptado ao seu carro.
    Se vc quer um diferencial autoblocante, vá a uma concessionária Ford e pergunte.
    Com bloqueios tem que tomar muito cuidado com a nomenclatura.
    Autoblocante é o que funciona sozinho sem interferência do motorista. Pode ser tanto um de discos como o original da F-1000 como um de dentes como o Lock-Right que o pessoal chama de 100% ou full locker. Mas não poderia ser usado para um Air Lock que é acionado por botão.
    Citação Postado originalmente por Luca
    Pois as Ranger´s 4x2 V6 tinham este sistema, e pode ser perfeitamente instalado nas 4x4. Apenas pergunte e veja preço. Depois vá em algum representante da Dana/Spicer e faça o serviço.
    Cuidado que muitas vezes só uma relação de diferencial diferente já impede o uso.
    Citação Postado originalmente por Luca
    Quanto à instalação, ela é simples no caso do diferencial autoblocante. É tirar um e colocar o outro. Basta desmontar parcialmente o eixo traseiro.
    Nem sempre, depende de eixo para eixo e de bloqueio para bloqueio. Mas de qual esta falando? Você usa o termo autoblocante para todos!
    Citação Postado originalmente por Luca
    No caso dos Full Lock vai precisar de adaptação na carcaça do diferencial.
    Sei que é coisa simples, mas nunca tive um na mão pra poder examinar de perto. Vamos aguardar os especialistas no assunto.
    []´s
    Não. Depende. Um Lock-right, por exemplo, não precisa de adaptação nenhuma.

  • #10
    Citação Postado originalmente por Keko - CJ5
    Fala Emerson,
    Dando meu pitaco.. o full lock bloqueia 100%, por exemplo o da Ensimec, vai mudar um pouco o comportamento em curvas, ele faz uns estalos.. os autoblocantes, que eu me lembre bloqueiam algo em torno de 75%, nenhum dos dois tem interferência do motorista.. lembrando que esses normalmente utilizados no eixo traseiro..
    Novamente... cuidado com a nomenclatura!
    O correto é um tipo ser chamado de deslizamento limitado; é o muitos nomeiam de 75%.

  • #11
    Citação Postado originalmente por Luca
    Emerson, a Hilux tem diferencial autoblocante.
    Não explicou muita coisa não... é um autoblocante de deslizamento limitado., certamente um de “discos”.
    Citação Postado originalmente por Luca
    Ele bloqueia até um certo limite, depois deixa deslizar. Funciona como se um semi-eixo, arrastasse o outro. Até uma certa diferença de torque entre os semi-eixos, o sistema aguenta, arrastando o eixo que está tracionando mais (uma roda no seco enquanto a outra tá no lama). Se a diferença for muito grande, ele desliza. Travadão mesmo somente com os Lockers. Mas eu nunca desmontei o da minha Hilux (Toyota nã dá encrenca), e nunca tive um locker na mão.
    []´s
    Não...
    No caso especifico é como um freio ou embreagem.
    Este bloqueio não faz nada quando as duas rodas do eixo giram na mesma velocidade.
    Quando a velocidade é diferente ele vai tentar “frear” a que gira mais rápido. Se vai conseguir “frear” vai depender de muitos fatores incluindo:
    Regulagem do Bloqueio
    Óleo correto, o de discos exige um óleo especial ou aditivo de atrito.
    Temperatura do óleo.
    Tipo e tamanho dos pneus e do piso.
    Quando de força.
    Na pratica quando maior e mais agressivo o pneus, menos este bloqueio bloqueia.
    Se vier com o diferencial quente e entra na água ou lama frias é quase certo que o bloqueio não vai atuar.
    Quando se tem grande tração em uma roda, dificilmente vai evita que só a outra fique girando em falso.
    É basicamente um bloqueio para grama, neve e pouca lama (mais piso escorregadio).
    A grande vantagem é que tende a ser barato e não deveria prejudica no asfalto, pelo contraio deve ajudar também no asfalto.

  • #12
    Citação Postado originalmente por ojaneri
    A Ranger usa Dana 44 na traseira.

    O mesmo diferencial de jeeps e rurais.

    Fale com o Wallace aqui do Forum, ele é representante da askby (www.askby.com) que traz produtos de off-road importados e com certeza ele consegue pra voce o bloqueio.
    Se for dana 44 de 30 estrias um Lock-Right custa US$ 400,00. Tenho que confirma se tem ABS.

    Citação Postado originalmente por ojaneri
    não recomendo os 100% se a picape vai rodar bastante na cidade.
    Porque não? É só mudar um pouco a forma de dirigir. Mas com um bom bloqueio num veiculo pesado e com pneus grandes pode até esquecer que o bloqueio está lá!
    Num Samurai com pneus pequenos e sem peso pode realmente incomodar bastante.
    De toda forma pode existir o que tem sincronizado para os dentes não baterem, só que custa mais...
    Citação Postado originalmente por ojaneri
    Os que são ativados, podem ser ativados de maneira pneumática, elétrica, cabos, etc. Só que são bem mais caros! Recomendo o ARB Air Locker, mas ai vao morrer mais de US$ 900,00.
    Só recomendo para uso na frente e são não existir o Detroit Elec para o eixo em questão.
    O problema dos bloqueios que são acionadas por botão é que bloqueia mesmo. Não tem nem como pular um dente como um Lock-Right, assim pode até quebrar algo se usar na hora errada e forçar muito.

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