Se o que vc quer é um bloqueio de diferencial, que trave 100%, você vai ter que comprar um kit apropriado. No Brasil a Ensimec fabrica o Full Lock, mas penso que não fabrica para sua Ranger. Nos USA existem algumas marcas tradicionais. Manda uma MP para o Billj e pergunta se ele conhece um kit específico, ou que possa ser adaptado ao seu carro.
Se vc quer um diferencial autoblocante, vá a uma concessionária Ford e pergunte. Pois as Ranger´s 4x2 V6 tinham este sistema, e pode ser perfeitamente instalado nas 4x4. Apenas pergunte e veja preço. Depois vá em algum representante da Dana/Spicer e faça o serviço. Mas eu te recomendo instalação de autoblocante ou full locker´s somente no eixo traseiro. Pois no dianteiro vai forçar homocinéticas.
Quanto à instalação, ela é simples no caso do diferencial autoblocante. É tirar um e colocar o outro. Basta desmontar parcialmente o eixo traseiro.
No caso dos Full Lock vai precisar de adaptação na carcaça do diferencial. Sei que é coisa simples, mas nunca tive um na mão pra poder examinar de perto. Vamos aguardar os especialistas no assunto.
[]´s