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  • #1
    Usuário Avatar de Emerson Chassot
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    Como funciona/instalar bloqueio na Ranger TD 4x4 2000




    E ai pessoal, tenho enfrentado algumas situações que acredito se minha camionete possui-se bloqueio, facilitariam minha vida. Não tenho certeza se o nome é bloqueio, mas minha necessidade seria que o diferencial transfira a força para a roda que não esta livre (girando em falso).

    É possivel instalar este dispositivo quando o mesmo não vem original de fabrica, e possivel instalar nos dois diferenciais, quanto custaria, existem maleficios.

    Se vcs pudessem me orientar. Muito Obrigado

    Emerson Chassot

  • #2
    Usuário Avatar de Luca
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    Emerson,
    Se o que vc quer é um bloqueio de diferencial, que trave 100%, você vai ter que comprar um kit apropriado. No Brasil a Ensimec fabrica o Full Lock, mas penso que não fabrica para sua Ranger. Nos USA existem algumas marcas tradicionais. Manda uma MP para o Billj e pergunta se ele conhece um kit específico, ou que possa ser adaptado ao seu carro.
    Se vc quer um diferencial autoblocante, vá a uma concessionária Ford e pergunte. Pois as Ranger´s 4x2 V6 tinham este sistema, e pode ser perfeitamente instalado nas 4x4. Apenas pergunte e veja preço. Depois vá em algum representante da Dana/Spicer e faça o serviço. Mas eu te recomendo instalação de autoblocante ou full locker´s somente no eixo traseiro. Pois no dianteiro vai forçar homocinéticas.
    Quanto à instalação, ela é simples no caso do diferencial autoblocante. É tirar um e colocar o outro. Basta desmontar parcialmente o eixo traseiro.
    No caso dos Full Lock vai precisar de adaptação na carcaça do diferencial. Sei que é coisa simples, mas nunca tive um na mão pra poder examinar de perto. Vamos aguardar os especialistas no assunto.
    []´s
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  • #3
    Usuário Avatar de Emerson Chassot
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    Ai Luca,

    valeu a dica, mas surgiram algumas duvidas, o no caso do full lock ele é acionado conforme necessidade do motorista,? ou não,? como funciona exatamente o full lock?.
    Qual a diferença de autoblocante para o full lock,? talvez o primeiro realize o trabalho sem interferencia do motorista e segundo não, é isto,? e vc desaconselha utilizar estes dispositivos para a tração dianteira.

    Obrigado pelas informações já fornecidas.

    Vc possue estes recursos na camionete.

    Abraço

    Emerson Chassot

  • #4
    Usuário Avatar de andretomasi
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    Fala Emerson,

    Dando meu pitaco.. o full lock bloqueia 100%, por exemplo o da Ensimec, vai mudar um pouco o comportamento em curvas, ele faz uns estalos.. os autoblocantes, que eu me lembre bloqueiam algo em torno de 75%, nenhum dos dois tem interferência do motorista.. lembrando que esses normalmente utilizados no eixo traseiro..

    Se quiser ter mais controle, e para instalar na dianteira sem problemas, poderia instalar um bloqueio pneumático, como o Air-Lock, acionado no painel por um botão.. assim pode andar desbloqueado, e bloquear somente quando necessário.. tem também outros modelos, acionados eletricamente ou por cabo, mas todos importados..

    Sabe qual é o modelo de eixo de sua Ranger? Se souber, fica mais fácil descobrir qual bloqueio dá pra usar..
    Sugiro também, entrar em contato com o Wallace aqui do fórum ou direto com a Askby (www.askby.com), eles importam esses bloqueios, devem saber qual modelo você pode usar..

    [ ]´s
    Land Rover Freelander 2 HSE 2008

    "Hold my beer and watch this"

  • #5
    Usuário Avatar de Luca
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    Citação Postado originalmente por Emerson Chassot
    Vc possue estes recursos na camionete.
    Emerson, a Hilux tem diferencial autoblocante. Ele bloqueia até um certo limite, depois deixa deslizar. Funciona como se um semi-eixo, arrastasse o outro. Até uma certa diferença de torque entre os semi-eixos, o sistema aguenta, arrastando o eixo que está tracionando mais (uma roda no seco enquanto a outra tá no lama). Se a diferença for muito grande, ele desliza. Travadão mesmo somente com os Lockers. Mas eu nunca desmontei o da minha Hilux (Toyota nã dá encrenca), e nunca tive um locker na mão.
    []´s
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  • #6
    Banido Avatar de ojaneri
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    A Ranger usa Dana 44 na traseira.

    O mesmo diferencial de jeeps e rurais.

    Fale com o Wallace aqui do Forum, ele é representante da askby (www.askby.com) que traz produtos de off-road importados e com certeza ele consegue pra voce o bloqueio.

    Como já disseram, existem dois grandes tipos de bloqueio, o que funcionam independentes do motorista, e os que são ativados.

    Os que funcionando independentes podem ser totais (100%), ou limitados (até 75%), não recomendo os 100% se a picape vai rodar bastante na cidade.

    Os que são ativados, podem ser ativados de maneira pneumática, elétrica, cabos, etc. Só que são bem mais caros! Recomendo o ARB Air Locker, mas ai vao morrer mais de US$ 900,00.

  • #7
    Pessoal, que confusão esse papo de bloqueio que não bloqueia totalmente, só 75%. Acho que a culpa é da Dana que chama o seu dif. de escorregamento limitado de Track-lock, que não bloqueia nada, esse mesmo, o mais comum, o que vem nas novas Ranger, Cherokee e S10 e também a versão da eaton chamado positraction.
    Como todo bloqueio de dif. automático só atuam na ora errada, nunca como agente espera, e se desgastam muito rápido, se são exigidos.
    Então pra investir em um locker, é melhor escolher um que se possa desligar quando agente não quiser que ele atue.
    ARB não, muito caro e depende de um compressor de ar? Existem os Tractech Electrac e o Eatom E-locker que são comandados eletricamente. Só não sei o preço...

    http://www.tractech.com/docs/DetroitElectrac04.pdf

    http://www.traction.eaton.com/prod1.htm

    Mais Locker: http://www.richmondgear.com/PTRAX2.wmv
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #8

    Re: Como funciona/instalar bloqueio na Ranger TD 4x4 2000

    Citação Postado originalmente por Emerson Chassot
    E ai pessoal, tenho enfrentado algumas situações que acredito se minha camionete possui-se bloqueio, facilitariam minha vida. Não tenho certeza se o nome é bloqueio, mas minha necessidade seria que o diferencial transfira a força para a roda que não esta livre (girando em falso).

    É possivel instalar este dispositivo quando o mesmo não vem original de fabrica, e possivel instalar nos dois diferenciais, quanto custaria, existem maleficios.

    Se vcs pudessem me orientar. Muito Obrigado

    Emerson Chassot
    É sim possível instalar para quase todos os veículos; basta existir disponível no mercado.
    Para alguns veículos existem muiiiitas opções de bloqueio.
    Como tudo existem vantagens e desvantagens.
    Quem sabe a sua até tem um, mas não lhe atende.
    Para facilitar minha vida vou comentar as "respostas" dos outros e depois retorno para seu problema especifico.
    São importantes algumas informações como:
    Quais são os eixos (marca modelo)
    Que tipo e tamanho de pneu usa (ou vai usar)?
    Em que tipo de piso vai usar o veiculo e em quais situações (piso e dificuldade) tem problema atualmente.
    Isso para podemos definir sua real necessidade e sugerir algumas opções.

  • #9
    Citação Postado originalmente por Luca
    Emerson,
    Se o que vc quer é um bloqueio de diferencial, que trave 100%, você vai ter que comprar um kit apropriado. No Brasil a Ensimec fabrica o Full Lock, mas penso que não fabrica para sua Ranger. Nos USA existem algumas marcas tradicionais. Manda uma MP para o Billj e pergunta se ele conhece um kit específico, ou que possa ser adaptado ao seu carro.
    Se vc quer um diferencial autoblocante, vá a uma concessionária Ford e pergunte.
    Com bloqueios tem que tomar muito cuidado com a nomenclatura.
    Autoblocante é o que funciona sozinho sem interferência do motorista. Pode ser tanto um de discos como o original da F-1000 como um de dentes como o Lock-Right que o pessoal chama de 100% ou full locker. Mas não poderia ser usado para um Air Lock que é acionado por botão.
    Citação Postado originalmente por Luca
    Pois as Ranger´s 4x2 V6 tinham este sistema, e pode ser perfeitamente instalado nas 4x4. Apenas pergunte e veja preço. Depois vá em algum representante da Dana/Spicer e faça o serviço.
    Cuidado que muitas vezes só uma relação de diferencial diferente já impede o uso.
    Citação Postado originalmente por Luca
    Quanto à instalação, ela é simples no caso do diferencial autoblocante. É tirar um e colocar o outro. Basta desmontar parcialmente o eixo traseiro.
    Nem sempre, depende de eixo para eixo e de bloqueio para bloqueio. Mas de qual esta falando? Você usa o termo autoblocante para todos!
    Citação Postado originalmente por Luca
    No caso dos Full Lock vai precisar de adaptação na carcaça do diferencial.
    Sei que é coisa simples, mas nunca tive um na mão pra poder examinar de perto. Vamos aguardar os especialistas no assunto.
    []´s
    Não. Depende. Um Lock-right, por exemplo, não precisa de adaptação nenhuma.

  • #10
    Citação Postado originalmente por Keko - CJ5
    Fala Emerson,
    Dando meu pitaco.. o full lock bloqueia 100%, por exemplo o da Ensimec, vai mudar um pouco o comportamento em curvas, ele faz uns estalos.. os autoblocantes, que eu me lembre bloqueiam algo em torno de 75%, nenhum dos dois tem interferência do motorista.. lembrando que esses normalmente utilizados no eixo traseiro..
    Novamente... cuidado com a nomenclatura!
    O correto é um tipo ser chamado de deslizamento limitado; é o muitos nomeiam de 75%.

  • #11
    Citação Postado originalmente por Luca
    Emerson, a Hilux tem diferencial autoblocante.
    Não explicou muita coisa não... é um autoblocante de deslizamento limitado., certamente um de “discos”.
    Citação Postado originalmente por Luca
    Ele bloqueia até um certo limite, depois deixa deslizar. Funciona como se um semi-eixo, arrastasse o outro. Até uma certa diferença de torque entre os semi-eixos, o sistema aguenta, arrastando o eixo que está tracionando mais (uma roda no seco enquanto a outra tá no lama). Se a diferença for muito grande, ele desliza. Travadão mesmo somente com os Lockers. Mas eu nunca desmontei o da minha Hilux (Toyota nã dá encrenca), e nunca tive um locker na mão.
    []´s
    Não...
    No caso especifico é como um freio ou embreagem.
    Este bloqueio não faz nada quando as duas rodas do eixo giram na mesma velocidade.
    Quando a velocidade é diferente ele vai tentar “frear” a que gira mais rápido. Se vai conseguir “frear” vai depender de muitos fatores incluindo:
    Regulagem do Bloqueio
    Óleo correto, o de discos exige um óleo especial ou aditivo de atrito.
    Temperatura do óleo.
    Tipo e tamanho dos pneus e do piso.
    Quando de força.
    Na pratica quando maior e mais agressivo o pneus, menos este bloqueio bloqueia.
    Se vier com o diferencial quente e entra na água ou lama frias é quase certo que o bloqueio não vai atuar.
    Quando se tem grande tração em uma roda, dificilmente vai evita que só a outra fique girando em falso.
    É basicamente um bloqueio para grama, neve e pouca lama (mais piso escorregadio).
    A grande vantagem é que tende a ser barato e não deveria prejudica no asfalto, pelo contraio deve ajudar também no asfalto.

  • #12
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    Citação Postado originalmente por Wallace Ver Post
    Não explicou muita coisa não... é um autoblocante de deslizamento limitado., certamente um de “discos”.

    Não...
    No caso especifico é como um freio ou embreagem.
    Este bloqueio não faz nada quando as duas rodas do eixo giram na mesma velocidade.
    Quando a velocidade é diferente ele vai tentar “frear” a que gira mais rápido. Se vai conseguir “frear” vai depender de muitos fatores incluindo:
    Regulagem do Bloqueio
    Óleo correto, o de discos exige um óleo especial ou aditivo de atrito.
    Temperatura do óleo.
    Tipo e tamanho dos pneus e do piso.
    Quando de força.
    Na pratica quando maior e mais agressivo o pneus, menos este bloqueio bloqueia.
    Se vier com o diferencial quente e entra na água ou lama frias é quase certo que o bloqueio não vai atuar.
    Quando se tem grande tração em uma roda, dificilmente vai evita que só a outra fique girando em falso.
    É basicamente um bloqueio para grama, neve e pouca lama (mais piso escorregadio).
    A grande vantagem é que tende a ser barato e não deveria prejudica no asfalto, pelo contraio deve ajudar também no asfalto.
    No meu caso, tenho uma nova Ranger Gasolina 4x2 com pneus originais, e para não passar aperto em trechos com pouca lama, grama molhada , daria para instalar este original das Diesel? Este seria mesmo o mais indicado para o meu caso?

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