Olá a todos
Estou a algum tempo estudando o sistema de ventilação e a/c da minha ranger que eu relaxei por falta de grana e empurrei problemas, então ..., o meu começou como muitos falaram antes nesse tópico, acelerava , baixava ventilação e tals..., mas o ar tava lá gelando, um dia parou de vez, mas a ventilação la toda esquisita continuou.
Fui em um desses refrigeristas sinistros e dei uma carga de gás com contraste, ja que nao aparecia vazamento com nitrogênio, rodei uma semana e perdeu gás mais ainda armava compressor porcamente. Achamos o vazamento quando rodamos o compressor, então o pedrirefrigerista removeu o compressor e mandei pra uma retifica trocar selo, cinta magnética, rolamentos.... fazer o feijão com arroz e... durou 2 dias, vazou todo o gás e nem armava mais o compressor. cara da loja veio cheio de papo , deu uma pressão e já espirrou óleo, resumindo" me ferrou de vez e chateado larguei de mão fui de ventilação mesmo até final do verão.
Para complicar mais, um dia todo feliz vindo da praia começou a sair fumaça forte pela ventilação e deu curto de derreter os fios do meu segredo embaixo do painel, parei o veiculo, desinstalei o segredo e segui viagem. Chegando em casa liguei a ventilação e estava mais lenta que o normal, e apenas no vidro e no pé ao mesmo tempo e pior, mesmo desligando o eletro ventilador no painel continuava rodando e não parava nem desligando o carro, só deixando desligar sozinho depois de tirar a chave sem mexer nos comandos(zerei 2 cargas de bateria até chegar a esse entendimento).
Então a preguiça falou alto, deixei quieto e não mexia mais em ventilação e ... começou queima de fusíveis de bomba de limpador, lâmpada do painel e instrumentos, então fui procurar.
Desmontei todo painel frontal lado a lado, fui nos sensores de vácuo, mangueiras sem vazamentos, um sensor de vácuo ou seletora não sei bem, que fica entre o volante e o radio(na minha ranger ele não fica embaixo do porta luvas) mudava a direção da ventilação dentro normal, então segui em frente e... achei outro sensor em cima da turbina que pelo aquecimento , derreteu o cabo de conexão e rompeu. Refiz no talento a conexão mas o pb continua, acredito que o sensor morreu no curto e já comprei outro que chega amanha e espero resolver.
Agora sobre compressor.... o meu é original ainda, outro novo como o amigo perguntou acima é fácil achar, vai encaixar legal e tals, mas é "" RS$ 1.200,00 "" , como descrevi acima o cidadão lá cagou no meu, não tirei pra ver se é só selo, rolamento, magnético, pescoço da carcaça ou eixo.... ,Então ... """VALE A PENA TENTAR REPARO?""(ainda é o original) Muitos falam que só outro, reparo dura 3 meses
Ou compro 1 novo, faço uma limpeza com r141b dou um vácuo e chamo o japonês TACAGAS?
Finalizando: Desenterrei o tópico pq tem postagens recentes e de acordo com minhas dúvidas, então deixei esse livro com minhas bizarras experiências com minha adorada ranger 2.8 estendida que tenho desde 2003, desculpem admins e users por qualquer regra que possa ter rompido. Abraços a todos me ajudem na decisão.
Boas viagens e boas festas