Postado originalmente por
Edintruder
Vou corrigir um colega, muito viajei com a minha Ranger em velocidade máxima por mais de uma hora sem tirar o pé do batente, muito coloquei o HSD no vermelho, muito já passei dos 5000 rpm no meu motor (bomba mexida) e digo com toda a certeza que o Maxion aguenta esse pique sim, e sem variar a temperatura do motor.
A turbina, testa da seguinte forma, tira as duas mangueiras da turbina e liga o motor, aonde o ar sai com pressão (por cima) não pode sair nada de óleo, observa na tubulação que entra o respiro do cárter e veja se sai muito vapor ou não de óleo. Pode acelerar sem problema para esse teste. Se quiseres, pode acelerar até o batente na BI que o motor corta antes do limite estipulado pela Maxion (antes do vermelho).
A turbina aceita uma pequena folga de trabalho, porém inderior a 1mm em qualquer sentido. O eixo pode "entra e sair" no sentido longitudinal, nesse movimento ele não poderá encostar as aletas na carcaça do caracol, e o outra folga "transversal", deve ser a mínima possível, pois nesse ponto é que vaza óleo do motor.
Se tiver consumo de óleo terás também redução crítica no volume de óleo do cárter.
Outro teste simples, aproveitando a chave de fenda na mão, solta a mangueira na entrada do coletor de admissão e com a mão direita tu aceleras na BI em 100% do curso do acelerador, e com a mão direita tu restringes a entrada de ar e controla a rpm do motor. Nesse momento, se o motor estiver com folga em mancais fixos e bielas, elas aparecerão, a fumaça que sairá será cinza clara e muito densa, verifica se é a mesma fumaça que te referes. Essa fumaça é puramente de diesel, e eu acredito que seja essa fumaça em questão.
Aliás, troca de mecânico, pois se ele diz que turbina nova fode o HSD é porque ele não conhece o HSD para saber o que realmente lasca com ele.
Faz esses testes e nos diga se a fumaça é a mesma que te referes no início do tópico.