E essa dica do Rodrigo (Garra4X4), pode ajudar? http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...9&postcount=15
Já é a segunda vez que leio algo sobre o escapamento, eu mesmo estou desconfiado do catalisador da minha Explorer, meu consumo de gasolina aumentou, sem motivo aparente, isso inclusive está contribuindo para que eu decida logo instalar o kit GNV.
A média da minha v6 é 7 a 8/m3 andando na boa sem ficar aloprando. Na estrada faço uma média de 250 km a 110-120km/h, na cidade 150km com um cilindro 25m3.
Orleans, se tiver um pouco mais de dindin, recomendo fortemente instalar o kit GNV de 5a geração. O kit e a instalação são mais caros, mas a longo prazo deve valer mais a pena.
Dê uma "googleada" que tem alguns artigos falando disso...
O GNV é reconhecido como muito seguro entre os combustíveis. Por que? Por ser mais leve que o ar, em caso de vazamento, se dissipa rápido na atmosfera, diminuindo riscos de explosão ou incêndio; O GNV só inflama quando é submetido a 620°C; O cilindro é feito de aço com 8mm a 10mm de espessura, sem emendas, e resiste bem a choques e colisões; Após ensaio em um cilindro com pressão interna de 220bar, com três tipos de armas (38 , 9mm e fuzil com bala de aço), as balas do 38 e 9mm não comprometeram em nada a estrutura. Com fuzil e projétil de aço, o cilindro foi perfurado, mas não houve deformação na parede oposta, a despressurização brusca não causou explosão e não ocorreu nenhum princípio de combustão após a perfuração da bala. Será que uma colisão ou pedra pode danificar o cilindro a ponto de gerar explosão? Com o cilindro no local do socorro e o pneu em um suporte, tipo Ecosport, seria perfeito.
Outro dia vi na rua, uma S10 com os cilindros embaixo, mas parecia muito exposto, não sei se teria risco uma colixão atrás.
Abraços Du.
tbem ja vi s10 e ranger c/ 2 cilindro ali no step, acho que são 2 de 9 ou 10 m3... não acho que vale muito a pena, pois cabe um cilindro de 23 m3 dentro caçamba encostado na cabine... e a instalação debaixo do carro é bem mais complicada e cara, fora que vc tem que contar c/ a manutenção em dobro na revistoria dos cilindros
uma vantagem deve ser que deve dar bem mais estabilidade no carro né, ja que 2 cilindro de 10 m pesam mais que um de 23 m... e como eles ficam mais no final da caçamba a camionete deve sentar a bunda legal na rua hehehe... eu ja dirigi a minha que tem um de 23m instalado perto da tampa e agora esta instalado perto da cabine e fez uma diferença na dirigibilidade do carro, perto da tampa tava um pouco melhor
Orleans, acho uma idéia legal colocar o estepe atrás e o cilindro de GNV embaixo, mas acho que ficaria muito exposto mesmo.
O cilindro é muito resistente, tem que ser uma porrada bem forte para danificá-lo, mas não é impossível. Se o uso da Explorer é a maior parte ou totalmente urbano, não há muito o que temer, só aconselharia mandar fazer uma chapa de aço e encaixar embaixo dos cilindros, apenas como precaução.