x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 44

Hybrid View

Usuário
    Entrada
    12/09/2008
    Local
    Nilopolis/RJ
    Agradecimentos: 0

ranger 4x4 2001 xl diesel

Bom dia companheiros, adquiri uma ranger a diesel pouco tempo e ainda estou aprendendo sobre ela, tambem tenho uma s10 97, senti uma diferença gritante na suspensão, é isto mesmo? a ranger é mais "dura" qua a s10? também achei mais barulhenta, na caçamba podem ser colocados alguns calços para que ela não faça tanto barulho? agradeço a todos a ajuda...

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Sim, a suspensão é mais "firme". A bateção na traseira surge por folga nas travas laterais da fechadura da tampa. Basta regular ou trocar a borracha do batente da trava que silencia tudo.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário Avatar de RAMADE
    Entrada
    12/09/2008
    Local
    Rio de Janeiro - RJ/RJ
    Citação Postado originalmente por sandror9 Ver Post
    Bom dia companheiros, adquiri uma ranger a diesel pouco tempo e ainda estou aprendendo sobre ela, tambem tenho uma s10 97, senti uma diferença gritante na suspensão, é isto mesmo? a ranger é mais "dura" qua a s10? também achei mais barulhenta, na caçamba podem ser colocados alguns calços para que ela não faça tanto barulho? agradeço a todos a ajuda...
    Pessoal,
    Tb sou novo no fórum e feliz proprietário de uma Ranger 2001 4x4 2.5TD, quase 100% careta e com 90.000km e estou na mesma situação... Cheio de dúvidas e querendo deixar a VTR tinindo para começar a viajar com a esposa e o neném e fazer umas trilhas leves para começar.

Adquiri o carro na semana passada de um conhecido e está muito muito muito conservada (vou colocar uma foto em breve). Em primeiro momento não pretendo usar em trilhas violentas, apenas um areial em Cabo Frio e coisas do gênero, talvez Aiuruoca ou Bahia (so por pena de arranhar a pintura, ela tá muito nova ).

Estive lendo este fórum durante uns 4 ou 5 dias antes de entrar e percebi que a rapaziada é realmente expert no assunto de 4x4. (Se eu pudesse contratava um "Personal Aconselhator sobre Ranger Tabajara" ).

Bom, as minhas princiapis duvidas são:

Correia dentada e demais polias:
    O Manuel manda com 120000Km mas queria saber se devo me preocupar com isso agora. E não encontrei nenhuma referência para este serviço aqui no Rio de Janeiro (observei no forum que a troca mal feita pode comprometer o motor). Verifiquei no site da MWM os representantes e fiz um orçamento com 3 deles, sendo que o melhor foi uma oficina chamada PKL automecânica (R$ 829,00 com TUDO até liq. de arrefecimento, esticadores e engrenagem), queria saber se alguem tem referência sobre esta oficina.

Embreagem:
    Embora não esteja patinando achei ela um pouco alta, ou seja o motor só traciona quando ela já está quase em cima. Estranhei mas nada de anormal.

Direção:
    A direção aparentemente está OK, os pneus são Pirelli 235/75 x 15 Scorpion S/T 30lbs (futuro próximo BF 31"), mas de vez em quando sinto a direção um pouco dura na hora de manobrar o carro (não é sempre) e quando acelero ela fica leve (pode ser um defeito?)

Fluídos lubrificantes e suspensão:
    Notei que o pessoal do forum mencionam a troca dos fluídos (dif e cx) DH e freio. Eu gosto de colocar molykote (dif e cx) e nao pretendia trocar pois o carro nunca fez trilha. Pretendo apenas levar numa oficina para verificar a suspensão (reaperto) e lubrificar os rolamentos das rodas e demais ítens (alguém conhece alguma oficina de confiança no Rio?).

Ah substití as lâmpadas do painel por leds brancos (dica do fórum).. Ficou bonito e original mas nada muito diferente (depois vou postar o susto que tomei no dia).

Acho que o meu maior problema é encontrar uma oficina de confiança no Rio para manter o carro em excelente estado. As concessionárias são caras e não são sinônimo de um serviço bem executado.

Agradeço a ajuda dos experts e desculpem o texto gigante.

Usuário
    Entrada
    27/03/2008
    Caro Ramade,

Estarei indicando meu mecânico de confiança, já faço serviço com ele desde a minha 1ª ranger Xl V6 4.0, agora eu tenho uma XLT Turbo diesel, já fiz diversos serviços com ele suspenção, embreagem, caixa de marcha e alguns outros, na verdade ele mecânico da própria Ford.

Alexsandro - 21 9442-9632

Pode falar que foi indicado pelo Gabriel.

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Realmente o sintoma é de estar com o comando fora de ponto cerca de 1 dente pelo menos.

Pode pegar original Ford que é aa mesma MWM-International com caixa Motorcraft.

Usuário Avatar de willys1960_ctba
    Entrada
    27/08/2004
    Local
    Campo Largo/PR
    Edintruder

obrigado novamente, poblema resolvido, voltei hj cedo e ele refez o serviço, estava com um dente fora atrasado.

Mais uma vez agradeço ao forum e espero em breve estar ajudando a todos cm meus conhecimentos que vou adiquirindo por aqui....

Valeu a todos...

[]s

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Passado o susto... ficou boa?

Citação Postado originalmente por sandror9 Ver Post
    Amigão, acho que tenho NoHow (escrevi certo?) pra te ajudar. Tive uma S10 97 e agora tenho ranger 4x4 2001 tb. Realmente, a ranger é mais firme, não é dura, segundo minha namorada e minha mãe, acham até confortável... Mas ela não é dura, é firme. A S10 tem hora que parece uma barca a deriva, não que eu não goste de S10, tenho boas lembranças da minha. Outra coisa é barulho, se tá com barulheira na caçamba, é bom olhar a fechadura da tampa traseira como disse o Edin. Tb é bom olhar os calços da carroceria. Não é normal ela fazer barulho não. Bata um óleo no feixe de molas que deve melhorar tb.

Brother bizú de todos os rangeiros deste forúm, o número 1 dos bizússsss:
    TROQUE A CORREIA DENTADA!!!!
    RÁPIDO, ASSIM QUE VC LER ESTE POST.
    Mas faça em um oficina de primeira, pq não pode perder o ponto do carro não, tem que ser serviço bem feito. Se vc pesquisar no fórum, vai ver que aconteceu isso comigo e foi um prejuizo só. O maxion 2.5 é excelente, forte, desenvolve bem na estrada, mas tem q dar manutenção. Troque os filtros e o óleo, sempre, sempre, SEMPREEEEE, com no máximo 5000 km. Não ultapasse muito os 3400 giros, rode de olho no conta giros. Com estas dicas vc vai só curtir a ranger. Ah, e não caia na besteira de ficar poupando o 4x4 não. Entrou na terra, liga o 4x4. Sempre que pegar um barrinho qualquer, liga o 4x4, pra lubrificar o sistema.

Abraços e boa curtição!
    EX-RANGER 2001 2.5 TDI CD
    ATUAL F1000 4X4 CD "CAVEIRÃO".
    "O QUE FAZEMOS DURANTE A VIDA, ECOA NA ETERNIDADE."

Ramade,

parabens pela compra, a Ranger é uma excelente pickup e com algum conhecimento vc não terá nenhum problema. Se é sua 1° pickup aconselho a manerar o pé ate ganhar experiencia. As pickups passam muita segurança ao motorista, mas não é um sedan; é muito mais pesado, centro de gravidade alto, e se "fugir" da mão é muito mais dificil de recuperar. Aqui no forum vc acha tudo sobre Ranger. Boa sorte com a viatura.

Citação Postado originalmente por RAMADE Ver Post
    Adquiri o carro na semana passada de um conhecido e está muito muito muito conservada (vou colocar uma foto em breve).
    O historico de um veiculo usado é muito importante, principalmente pickup. Converse com o antigo dono e anote tudo que ele ja fez de manutenção corretiva e preventiva. Encontrar uma Ranger diesel com 7 anos de uso e 90k km é uma raridade, vc encontra muitas mas com quilometragem falsa; pois é raro alguem comprar uma pickup diesel pra andar 1.000km por mes.

Correia dentada e demais polias:
    O Manuel manda com 120000Km mas queria saber se devo me preocupar com isso agora. E não encontrei nenhuma referência para este serviço aqui no Rio de Janeiro (observei no forum que a troca mal feita pode comprometer o motor). Verifiquei no site da MWM os representantes e fiz um orçamento com 3 deles, sendo que o melhor foi uma oficina chamada PKL automecânica (R$ 829,00 com TUDO até liq. de arrefecimento, esticadores e engrenagem), queria saber se alguem tem referência sobre esta oficina.
    A Ford manda trocar com 120k km, a International fala em 96k km pra Ranger e 120k km pra F1000. Eu sugiro que se o historico do carro é claro e sempre bem cuidado, que vc rode um pouco veja se realmente ela te atende e é o que vc quer, e dai faça a troca.
    Com relação a oficina (mesmo sendo autorizada) procure referencia, acompanhe o serviço, certifique-se que estão usando peças originais, peça tudo por escrito e guarde as notas fiscais do serviço e peças. Converse com o dono/gerente, a quanto tempo estão estabelecidos, ande pela oficina veja limpeza e ferramentas, converse com mecanicos (informalmente) a quanto tempo trabalha no local, etc etc.

Embreagem:
    Embora não esteja patinando achei ela um pouco alta, ou seja o motor só traciona quando ela já está quase em cima. Estranhei mas nada de anormal.
    A embreagem (disco/plato) rodam em condiçoes normais mais de 200k km. O problema é o maldito atuador que fica dentro da caixa seca, e pra trocar dá um trabalho do cão. Mais uma vez veja o historico se ja foi trocado (apenas pra ter noção). Aqui não há nada a fazer. Alguns gostam de trocar o fluido, mas como o atuador vai mesmo dar problema eu esperaria.

Direção:
    A direção aparentemente está OK, os pneus são Pirelli 235/75 x 15 Scorpion S/T 30lbs (futuro próximo BF 31"), mas de vez em quando sinto a direção um pouco dura na hora de manobrar o carro (não é sempre) e quando acelero ela fica leve (pode ser um defeito?)
    Eu falo sempre isto, e muitos caem de pau. Alteração de medida de pneu a menos que seja para um uso especifico so tras prejuizo: perda de torque, aumento de consumo, maior esforço e desgaste da suspensão, etc. Aconselhe-se com que usa.
    Com relação a direção, com o tempo ela perde um pouco a eficiencia em baixa rotação do motor. Faça a troca do oleo e limpeza do deposito de oleo, pois tem uma tela no fundo que costuma entupir. Aqui no forum tem o procedimento.

Fluídos lubrificantes e suspensão:
    Notei que o pessoal do forum mencionam a troca dos fluídos (dif e cx) DH e freio. Eu gosto de colocar molykote (dif e cx) e nao pretendia trocar pois o carro nunca fez trilha. Pretendo apenas levar numa oficina para verificar a suspensão (reaperto) e lubrificar os rolamentos das rodas e demais ítens (alguém conhece alguma oficina de confiança no Rio?).
    Dê atenção ao fluido arrefecimento, troqueo pelo menos uma vez ao ano. Não use agua com cloro. Eu uso o fluido da International (R$10) e agua mineral (garrafão).

A troca do fluido de freio é uma boa (é muito simples de fazer), veja o estado das pastilhas/disco.
    Oleo do diferencial pode ser trocado. Alguns falam em 100k km, Ford USA fala em 100k milhas (160k km), e alguns dif é lifetime. Use o oleo correto.

A Ranger não tem pontos de lubrificação (rolamento das rodas são blindados). Veja o estado das coifas, dê atenção par coifa do cardan dianteiro. Veja folgas de pivos, buchas e bieletas, re-aperto de suspensão é folclore de mecanico.

Troque na quilometragem correta oleo e filtros; use os corretos.

Boa sorte.
    4X4 Brasil

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Ramade, é isso aí mesmo! A embreagem é auto ajustável e sempre parece boa, mesmo quando não presta mais. Ela pifa de um minuto pro outro. Trocasse a marcha funcionaou, na próxima vez que fores trocar ela simplesmente não funciona, mas como o sistema é hidráulico, é auto-ajustável e sempre de excelente funcionamento. Não perde o sono com isso que dura muitos milhares de km.

A DH mostra sinais da idade dessa forma aí, segue os conselhos do Allan que com certeza vai durar além do que duraria.

Sandro e Ramade, bem vindos ao fórum e vocês estão no lugar certo, apenas postem aqui qualquer dúvida antes de cair nas mãos dos mexânicos que estão esperando para meter a mão no bolso de vocês!

Usuário Avatar de RAMADE
    Entrada
    12/09/2008
    Local
    Rio de Janeiro - RJ/RJ
    Obrigadaço Allan e Edintruder.

As dicas foram fundamentais para mim.

Eu ja tive uma Ranger 99 CE a gasolina mas infelizmente como o Allan falou eu não manerei o pé e conseguí empenar a suspensão da bichinha. Na verdade eu tava com a calibração muito alta pq tive que carregar umas coisas e daí caí numa pequena costeleta numa curva (não estava correndo) e a Ranger rodou na pista e caiu numa vala de escoamento de agua. Com a queda a ssuspensao ficou toda avariada... fiquei tão p. que vendi o carro que eu gostava tanto.

Sobre a Ranger atual, realmente foi um achado e comprei no susto. Por incrível que pareça, mesmo sendo o 4o dono ela etá com 89000km. Tudo nela ainda é original, o dono anterior (meu amigo) trocou o oleo da DH recentemente e por estar parada trocou o esticador da Poli-V que travou no dia que eu fui pegar. Sempre o oleo do motor e filtros com intervalos de 5000km. De resto ele não mexeu mais em nada.

Desmontei o painel todo para tirar um cabelo, limpar a sujeira e colocar uns leds e tava tudo lacrado. No motor não se vê sinais de desmonte e parafusos com a cabeça escariada. Por baixo (levantei hoje) tudo OK e lambrecado de anti ruste do antigo dono (que não acho mais em lugar algum), só o pivot inferior dos dois lados com uma pequena folga (já tinha 2 da ranger antiga em casa ), mas parece que a troca tem que arrancar a balança do carro e levar pro torno.

Falei do rolamento pq o manual da Ranger menciona algo sobre a graxa de sabão de litio para lubrificação de um tal rolamento dianteiro.

A dica do Allan sobre o pneu é válida e concordo plenamente... mas a existe o lado da emoção incontrolável de ver a vtr mais alta e com pneus BF. mas realmente so vou usar ocasionalmente quando for para Cabo Frio.

Ja que você mencionou, como faço para trocar o liq. de arrefecimento em casa e sem fazer besteira? Quais mangueiras devo retirar e como faço para não ficar ar no sistema?

Abraços,

Ramade

Ramade,

se o esticador da polly-V travou, aconselho vc trocar a correia dentada, o pessoal se preocupa com a correia mas o problema é quase sempre o esticador, e se um travou......

A troca do pivo inferior é simples, não precisa tirar a balança. Tem ferramenta pra tira-lo no local, quando não tem a ferramenta o proprio peso do carro ajuda.

Pra trocar o liquido de arrefecimento, o metodo mais simples é retirar a mangueira inferior do radiador. Neste caso a agua que esta no motor permanece lá (motor frio), dai vc solta a mangueirinha superior do radiador pro ar sair e enche o tangue de expansão (+-3lts dagua mais o aditivo). Se o liquido estiver muito sujo tem que abrir o parafuso de dreno do motor. Eu prefiro trocar do radiador e se necessario trocar novamente num prazo menor, pois acaba limpando o motor. Mantenha o liquido sempre limpo e aditivado, a saude do motor tai, pois se o aditivo não estiver correto a corrosão fura os selos.

Boa sorte

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem