Klendatu, estive lendo sua aventura e queria saber uns por menores.
Vc está utilizando um motor v8 gasolina, câmbio manual e reduzida ( caixa de tranferência); diferencial rígido e suspensão por feixe de mola na dianteira e traseira.
Se não me engano o f4000 novo é eixo albarus dana 80 na traseira, qual diferencial vc vai usar na dianteira (marca e especificações)? Esse eixo dianteiro vai ter a mesma relação do eixo traseiro? Essa caixa de transferencia e de acionamento manual ou automatico(s10, ranger)? Qual a marca da caixa de transferência, marca e especificações?
Vc está usando o f4000 novo ou e um modelo mais antigo?
Foi vai fazer o feixe de molas dianteiro?
Fiquei muito interessado na idéia, mas como eu sou meio leigo em mecânica resolvi perguntar tudo isso.
Se vc puder dar maiores informações sobre as adaptações mecanicas (tipo um passo a passo), eu teria o maior prazer em aprender.
Desculpe "Foi vai fazer o feixe de molas dianteiro?" eu queira dizer quem vai fazer esse feixe, como vc calculou o numero de lâminas e como vc vai fixá-lo?
Isso mesmo o diferencial traseiro é Dana 80 4,62:1,
todo o sistema dianteiro eh original de uma F-350 filipada ano 91, Feixes, carda, eixo, diferencial... não tenho certeza qual é o modelo do diferencial, acho que eh um ford 12.8, mas presciso confirmar, vou ter que trocar o conjunto coroa, pinhão.
A trasnferencia é da Explorer sport, acinomento automatico.
Minha f-4000 eh do modelo mais recente, cabine de f-250.
Quando terminar a reforma posso fazer um paso-a-passo pra vc com prazer...
Mas se gostou muito da ideia e não tem pascienca pra esse tipo de adaptação, que da muuita dor de cabeça e demora um bocado, vc pode contratar profissionais, que fazem a conversão da f-4000 para 4x4 e fornecem todas as peças... territorio@territorio4x4.com.br
mas vo avisando, eh caro!
1- A território 4x4 está fazendo as montagens em escala comercial, já temos um F-4000 4x4 em testes a 3 anos.
2- Na F-4000 a suspensão não muda, fica original, com feixe de mola.
3- Dana 60 importado com roda livre manual.
4- O cambio e transformado para o acoplamento da caixa de transferência, a relação de marcha não muda.
5- A caixa de transferência e importada com acionamento manual por alavanca no assoalho.
6- Outras modificações, fazem parte do Kit Geração 4x4 não alteram a aparência do caminhão nem o desempenho.
7- Garantia de um ( 1 ) anos das peças trocadas e modificadas.
8- Kit Geração 4x4 para F-4000 ano 1999/ > R$ 25.500,00"
Klendatu essa foi a resposta que obtive ao mandar um email para território 4x4.
Primeiro $25.500,00 é caro demais!!!
Se não me engano vc disse que pretendia gastar $3.500,00 (com peças usadas)
Tentei maiores informações e não me deram. Sou de Goiânia-Go, por isso não fui lá ver. Vc conhece esse kit Geração 4x4 que que é isso??
Será que ai em João Pessoa acha esse diferencial dana 60 dianteiro??? Porque aqui tá difícil até de ouvir falar!!! Quanto a caixa de transferência vc saberia qual a território usa (marca e designação).
Tenho vontade mas o tempo$$$$ teria que ser como vc fez, devagar.
Seu caminhão vai alinhar nas especificações de quando ele era original??
Muito obrigado pela paciência. :P :P
Uma opção interessante e barata é você procurar nos demanches de veículos militar uma caixa de transferência engesa que saiu nos caminhões antigos.
Não sei exatamente qual a bitola da F-4000, mas deve ser parecida com a da D-20, certo? Então vc procura por um eixo de D20 4x4 tração engesa, que é um Dana 44, cujaa suspensão tmb é de feixo de molas. Pronto agora é só montar na sua F-4000.
Aqui em Recife ví um eixo desses e o cara queria R$ 2.000,00 + caixa de transferência que deve sair por mais R$ 1.000,00. Acho que por R$ 5.000,00 vc transformar uma F-4000 4x2 em 4x4
Eu tinha gastado so esse dinheiro mesmo, mas vou ter que gastar mais com o C&P do difencial.
O que eu sei do kit da Territorio 4x4 eh que usa componentes originais de pickups americanas 4x4 doo porte da f-4000( F-350 HD, F-450 e F-550), Esse outro kit não faço ideia do que é.
Realmente eh dinheiro demais... o sistema da Ranger completo novo custa 6mil...
Eh impossivel acher esse eixo por aqui, so importando
Eu soube de uma empresa que importa peças usadas, uma Atlantic parts, mas parece que por vezes mandam peças bixadas....
Não endendi sua pergunta sobre a minha.
Quano ao que Hugo falou, poderia ater ser intereçante, mas a bitola da F-4000 eh maior que da D-20...
quanto usar transferencia da Engesa de caminhões, desista, eh um trabolho enorme, um ideia melhoe eh usar uma mercedes, mas eh bem dificil de achar.