Qual motor ?, qual parte do esquema voce precisa ?
cheers
Versão Imprimível
Pessoal aproveitando o tópico estou querendo instalar um CD/DVD comum na minha explorer 97 4.0 V6, já descobri que ela tem um módulo externo (que não faço idéia onde fica), o som é um toca-fitas sem disqueteira, mas não tenho certeza do fabricante... alguém sabe qual seria e se poderiam me enviar um esquema de ligação, pretendo utilizar o módulo original mesmo.
Som Premium FORD, com amplificador externo..
Voce precisa comprar o kit de conectores p/ ligar na fiacao original.. eu comprei meu kit original da metra, que jah vem com os sinais escritos na embalagem e nos proprios fios... me custou 18 R$ via ebay.
Com esse kit fica simples ligar qualquer radio na fiacao/som original da ranger. (note q esses kits sao especificos ao ano/tipo de som) segundo o Walter... acha naquela empresa q ele citou... porem nao gostei da qualidade deles (quando comparada com os produtos originais) e +/- pelo mesmo preco... porem la eles nao tinham pro meu premium sound system, se eu passasse todo o diagrama eles levariam 20 dias p/ me enviar os 2 conectores "enfiozados".. to fora.. comprei via ebay.. original da metra.
Se voce der uma pequena pesquisada desse topico, vai ver q jah expliquei e comentei sobre esse sistema de som "premium" original ford.
Inclusive tem um outro topico sobre som na ranger.. e eu postei fotos do citado kit la... eu procurei e nao tenho as fotos aqui pra postar denovo... mas eh soh dar uma pesquisadinha.
Se tiver duvidas ou problemas... (apos procurar e pesquisar) eh soh dizer.
cheers
PS: esse amplificador na CS eu nao sei aonde fica, mas na CE fica do lado do falante traseiro do lado do passageiro (direito), voce tira o falante.. enfia a mao no sentido da frente do carro... fica bem ali.
Anthoniusnikos,
Desculpe por minha postagem atrasada, mas o esquema que vc está (ou estava precisando) é tipo esse?
Anexei só três páginas. O arquivo todo tem 329 pg e uns 4MB. No site www.4shared.com basta procurar por "Ford Ranger ESQUEMAS ELECTRICOS español.pdf" que vc esbarra nele.
Achei ele bem completo, detalhe que é em Espanhol.
Alguém sabe onde consigo ele em Português (ou inglês)? Estou tentando para encontrar um problema no acionamento da tração e optei por não ser estorcido*
*O único eletricista que localizei que afirma resolver o problema em Natal, um tal de Chico que trabalha na Gilberto Autoelétrica próximo a Rodoviária, cobrou R$ 500 de cara sem nem olhar a viatura, nem fazer qualquer avaliação da parte elétrica do carro. Quando pedi para ele melhorar o preço (pq com esse valor eu conseguia um motorzinho da tração novo) ele começou a debochar dizendo que o problema não era lá, que eu podia levar o carro em qualquer lugar outro lugar mas no final das contas ia morrer nos R$ 500 na mão dele. Realmente um doce de pessoa esse Chico, se depender de receber dinheiro meu, fica ele com fome e eu sem tração.
Obrigado Thelmo. Muito bom esse esquema, e tão logo tenha tempo vou estudá-lo, e fazer um esforço para progredir um pouco na parte elétrica.
Por aquí a gente está acostumado com o portunhol, mas parece que tenho em inglês. Vou procurar e posto.
Procure por um bom eletricista que o motorzinho de tração pode ser refeito(se queimou mesmo), e de repente pode não ser o motorzinho. Já retirou o seu e testou na bancada ?
Do resto, se a tração da sua Ranger não estiver funcionando, primeiro verifique os fusíveis :mrgreen:, depois o relé(atrás do rádio), teste a chave seletora 4x4(dificilmente dá problema, e por último, já com o motor fora da CT, verifique(com um alicate) manualmente se consegue mudar as posições, 2WD e 4WD alta e reduzida.
Abs
Anthon
A CT está ok e o motor também, pois vai de 4x2 para 4x4L e volta.
Estou desconfiado dos relés.
Já tinha lido alguma coisa sobre eles estarem próximo ao rádio do lado esquerdo. Com a sua informação vou partir para mexer neles. Estou colocando minhas exeperiências dessa nova empreitada em outro tópico.
Engraçado que o diagrama em espanhol mostra os relés de acionamento da tração como um módulo de controle da tração!
Parece que já foi dito em tópico anterior, mas atrás do rádio tem dois módulos (caixinhas pretas), aquele que liga os fios do botão seletor no painel é o da tração 4x4.
E aí Thelmo, encontrou os relés ? Só vou poder desmontar no sábado mesmo.
Faz um orçamento numa concessionária ford. Pode resolver por menos de R$500,00 (o que acho difícil), mas saberás aonde está o problema.
Uma perguntinha, conferisses se a lâmpada do 4x4hi está acendendo?
Se tu engatas o 4x4hi, escutas o relé e ele não engata, experimenta voltar para 4x2 e retornar ao 4x4hi novamente de forma rápida.
No motor, vais ter que retirar ele, abrir e testar todos os fios dentro do conector e direto nos contatos do disco.
Caros amigos foristas,
Eu quando comprei a minha Ranger, o 4x4 não funcionava e eu nem imaginava o que poderia ser. Este foi o motivo para eu vir a conhecer este forum. Fui num eletrecista que me orçou em 1.200 reais para resolver e colocar para funcionar, tendo em vista que ficou o dia todo com o carro para dizer isso. Disse que teria que refazer o chicote e trocar o motor, pois o mesmo éra blindado e não recondicionava. Fui para o pai dos burros e coloquei no google sobre a tração 4x4 da Ranger que nada eu conhecia, fui direcionado ao forum. Resumindo, entrei em varios tópicos sobre o assunto, fiz varios testes e depois de varias tentativas, encontrei este esquema eletrico da caixa de fusiveis e fui checar, BINGOOOO, éra só o fusivel que estava faltando. Problema resolvido por 2 reais.
Espero que seja o mesmo problema que o meu.
Boa sorte!
Flávio