x
Convex Datacenter
Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 25 a 36 de 39
  • #25
    Usuário Avatar de Smyle
    Entrada
    15/10/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    101
    Agradecimentos: 0



    Anthoniusnikos,
    No site do produto no ebay, tem a seguinte lista:

    ScanTool.net OBD-II software, Ver. 1.18 /1.08de
    ScanTool.net v1.10 (DOS/Windows)
    PCMScan for Windows (Ver. 1.0) or PCMSCAN
    ScanMaster Pro for Windows (Ver. 1.0)
    ScanMaster v1.1 for Elm Scan 5 (Demo) or ScanMaster-ELM
    WGIobdii (Ver. 3.4a)
    DigiMoto for Window (Ver. 3.7)
    DigiMoto for Pocket PC (Ver. 1.0)

    Quando chegar o cabo irei testar.

  • #26
    Acabei de comentar, com Kim, o meu primeiro exame da prostata, ontem aos 56 anos, e ainda estou com as pregas ardendo um pouco, achando que já estava um pouco velho, mas vejo que vai compensar reativar meu 386 a muito esquecido.
    XT... 286... Edin, com 29 anos, Ojaneri com 26 ? Nem lembrava mais desses.
    Os do Casitta, não lembro não, mas parece que já tinha ouvido falar. Acho que nessa época o meu poder aquisitivo estava muito baixo (ano de 1.977/83...). PCs comecei com os 286.
    Mas, por favor, quem tiver um PCzinho ou um Lepzinho funcionando, e fazendo o diagnóstico, posta aí as fotos.
    Parece que usando um desses programas free, com a adaptação de um desse muitos cabos existentes, vai dar certo, e dá para começar.
    Gostaria de começar, mas ainda não sei onde está a saída do GEM (ou ECM, ou UCP ou PCU = unidade central de processamento) para a conexão. (Ranger diesel 2000 4x4 CD)
    Ô Smyle, ficamos no aguardo.
    Abração
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA" Ranger 2.5 diesel 4x4 CD

  • #27
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    43
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Noticias hoje. Rodei na minha quase ex Ranger 2.5, conecta na porta ODB2 não mas não recebi nenhum sinal. Liguei o carro, rodei com ela, mas nada de acusar nenhum dado. NO DATA. Testei também em um Fiesta 03 e mesma coisa, NO DATA. Irei testar em uma Ranger 2.3 2007 e em um Focus 2005, ambos devem funcionar, pois neles funcionam aquele esquema de diagnostico via botão do hodometro que não funcionam no Fiesta e na Ranger 2.5.

    Façam o teste, segurem o botão de zerar o hodometro ,e com ele apertado liguem o carro. Continuem segurando até todos os ponteiros darem fim de escala. Depois é só ir apertando o botão do hodometro e ver os parametros que aparecem como temperatura do motor, rpm, teste das luzes do painel, teste dos ponteiros, etc.

    E a conexão não é via GEM, mas sim ODB2, um conector que tem do lado esquerdo da alavanca de abrir o capo. Igual ao da foto:

    4X4 Brasil

  • #28
    Ojaneri, amanhã vou dar uma olhada na minha. Obs.: Parte do diagnóstico é feito com o motor ligado e parte só com a chave de ignição ligada (motor desligado).

    Encontrei este artigo que faz menção de um programa em CD que a Ford fornece aos seus distribuidores.

    Desculpem o tamanho, mas faz parte de um texto ainda maior.

    NOVAS TECNOLOGIAS ( http://www.mecanicaonline.com.br/200...e/janeiro.html )
    Ford avança na tecnologia de diagnóstico dos automóveis.
    A tecnologia dos automóveis evoluiu muito nos últimos anos, principalmente com o avanço da eletrônica embarcada, cada vez mais integrada aos componentes mecânicos.
    Nos veículos mais modernos, módulos eletrônicos comandam desde os sistemas de injeção e ignição do motor, a transmissão automática e os freios ABS até as bolsas infláveis (airbags), a carga do alternador, o ar-condicionado e dispositivos de imobilização e alarme antifurto.
    Para o motorista, tudo isso se traduz em maior conforto, segurança, eficiência e controle do automóvel. No entanto, poucos se dão conta da verdadeira revolução que a eletrônica vem promovendo debaixo do capô, no momento de fazer a manutenção do seu carro.
    A Ford, pioneira no desenvolvimento de várias tecnologias que marcaram o avanço do automóvel, também está na vanguarda nessa área. Os distribuidores da marca no Brasil e no mundo são equipados com o aparelho WDS (World Diagnostic System), sistema de diagnóstico de última geração, semelhante a um computador portátil, que se comunica com os diversos módulos eletrônicos do veículo por meio de conexões e sensores apropriados.
    “O WDS é hoje uma ferramenta tão importante quanto a chave de fenda para nossos técnicos. Ele permite diagnósticos muito mais rápidos e precisos para identificar as condições de funcionamento dos componentes e indica se algum deles necessita de troca ou reparo”, diz Ricardo Olivati, supervisor de Treinamento de Serviço da Ford.
    O WDS funciona com um software que é atualizado a cada três meses e distribuído para a rede de distribuidores na forma de CD. Para utilizá-lo, os técnicos passam por um treinamento e também são auxiliados pelas instruções passo-a-passo fornecidas pelo programa. Os comandos são acionados diretamente na tela, no sistema “touch screen”.
    “Ao ser conectado em um carro da Ford, o aparelho reconhece automaticamente o modelo, suas características, equipamentos, o local e data em que foi fabricado e busca a programação de testes específica para ele”, explica Olivati. “Ele varre os sistemas elétricos e recolhe informações das peças – incluindo número de código e data da última troca –, comunicando-se com os módulos eletrônicos de cada sistema. Além disso, também verifica se os sistemas estão integrados corretamente entre si.”
    O WDS permite realizar automaticamente uma série de testes no motor, como: injeção, compressão, equilíbrio de potência relativa, partida, código de falha e ignição. E também checa outros sistemas, como freios ABS, alarmes, airbags, painel de instrumentos e ar-condicionado. Os testes começam pelas verificações mais simples, como o exame de conexões das peças, e vão evoluindo até cercar todas as possíveis causas de falhas.
    Além do português, o aparelho pode ser operado em 20 idiomas diferentes, imprime relatórios dos testes e registra todas as operações executadas pelo técnico. “O diagnóstico eletrônico simplifica o trabalho na oficina e traz maior eficiência e transparência nos serviços. O consumidor pode conferir cada item da manutenção feita no seu carro e também evitar eventuais problemas, fazendo a manutenção preventiva de peças que apresentem maior desgaste. É um poderoso aliado para garantir a satisfação dos clientes Ford”, afirma Olivati.

    Abs
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #29
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    43
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Anthoniusnikos Ver Post
    Ojaneri, amanhã vou dar uma olhada na minha. Obs.: Parte do diagnóstico é feito com o motor ligado e parte só com a chave de ignição ligada (motor desligado).

    Encontrei este artigo que faz menção de um programa em CD que a Ford fornece aos seus distribuidores.

    Desculpem o tamanho, mas faz parte de um texto ainda maior.

    NOVAS TECNOLOGIAS ( http://www.mecanicaonline.com.br/200...e/janeiro.html )
    Ford avança na tecnologia de diagnóstico dos automóveis.
    A tecnologia dos automóveis evoluiu muito nos últimos anos, principalmente com o avanço da eletrônica embarcada, cada vez mais integrada aos componentes mecânicos.
    Nos veículos mais modernos, módulos eletrônicos comandam desde os sistemas de injeção e ignição do motor, a transmissão automática e os freios ABS até as bolsas infláveis (airbags), a carga do alternador, o ar-condicionado e dispositivos de imobilização e alarme antifurto.
    Para o motorista, tudo isso se traduz em maior conforto, segurança, eficiência e controle do automóvel. No entanto, poucos se dão conta da verdadeira revolução que a eletrônica vem promovendo debaixo do capô, no momento de fazer a manutenção do seu carro.
    A Ford, pioneira no desenvolvimento de várias tecnologias que marcaram o avanço do automóvel, também está na vanguarda nessa área. Os distribuidores da marca no Brasil e no mundo são equipados com o aparelho WDS (World Diagnostic System), sistema de diagnóstico de última geração, semelhante a um computador portátil, que se comunica com os diversos módulos eletrônicos do veículo por meio de conexões e sensores apropriados.
    “O WDS é hoje uma ferramenta tão importante quanto a chave de fenda para nossos técnicos. Ele permite diagnósticos muito mais rápidos e precisos para identificar as condições de funcionamento dos componentes e indica se algum deles necessita de troca ou reparo”, diz Ricardo Olivati, supervisor de Treinamento de Serviço da Ford.
    O WDS funciona com um software que é atualizado a cada três meses e distribuído para a rede de distribuidores na forma de CD. Para utilizá-lo, os técnicos passam por um treinamento e também são auxiliados pelas instruções passo-a-passo fornecidas pelo programa. Os comandos são acionados diretamente na tela, no sistema “touch screen”.
    “Ao ser conectado em um carro da Ford, o aparelho reconhece automaticamente o modelo, suas características, equipamentos, o local e data em que foi fabricado e busca a programação de testes específica para ele”, explica Olivati. “Ele varre os sistemas elétricos e recolhe informações das peças – incluindo número de código e data da última troca –, comunicando-se com os módulos eletrônicos de cada sistema. Além disso, também verifica se os sistemas estão integrados corretamente entre si.”
    O WDS permite realizar automaticamente uma série de testes no motor, como: injeção, compressão, equilíbrio de potência relativa, partida, código de falha e ignição. E também checa outros sistemas, como freios ABS, alarmes, airbags, painel de instrumentos e ar-condicionado. Os testes começam pelas verificações mais simples, como o exame de conexões das peças, e vão evoluindo até cercar todas as possíveis causas de falhas.
    Além do português, o aparelho pode ser operado em 20 idiomas diferentes, imprime relatórios dos testes e registra todas as operações executadas pelo técnico. “O diagnóstico eletrônico simplifica o trabalho na oficina e traz maior eficiência e transparência nos serviços. O consumidor pode conferir cada item da manutenção feita no seu carro e também evitar eventuais problemas, fazendo a manutenção preventiva de peças que apresentem maior desgaste. É um poderoso aliado para garantir a satisfação dos clientes Ford”, afirma Olivati.

    Abs
    Mas a Ranger 2.5 e a 2.8 não tem. Na 3.0 deve ter, e nos motores Zetec mais novos (1.6, 2.0 e 2.3) também devem ter.

  • #30
    Mas, nessa entrada que você plugou o OBD deve dar. (Será que os 2.5 e 2.8 ficam de fora ???)
    Encontrei no site da Bosh um scaner que vem acompanhado dos cabos e plugs necessários (USB, OBD, etc.). Esse escaner serve para qualquer veículo, inclusive os diesel.
    Dê uma olhada no documento anexo, e end. dos sites.
    Vou procurar adquirir as interfaces e com os programinhas free tentar fazer alguma coisa.

    Abração
    Arquivos Anexos
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #31
    Usuário Avatar de Smyle
    Entrada
    15/10/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    101
    Agradecimentos: 0
    "Façam o teste, segurem o botão de zerar o hodometro ,e com ele apertado liguem o carro. Continuem segurando até todos os ponteiros darem fim de escala. Depois é só ir apertando o botão do hodometro e ver os parametros que aparecem como temperatura do motor, rpm, teste das luzes do painel, teste dos ponteiros, etc."

    Fiz esse teste na minha Ranger 3.0, ele retorna inúmeros paramentos, quase todos incompreensíveis.

    Será que existe alguma tabela com a descrição de cada um desses paramentos, alguém conhece?

  • #32

    ECU da Ranger 3.0

    Smyle, na sua 3.0 o módulo (ECU) segue em anexo. Não vejo problemas para plugar um scanner. Uma dessas três saídas deve ficar livre (acredito!).

    O que achou dos scanners KTS 570 e 540 da Bosch ? Os cabos e plugs também são apropriados: OBD-II e USB para o PC.
    Tem até osciloscópio de dois canais.
    Nota: Estou copiando os manuais que o Carioca10 indicou, e vou ver se ajudam em algum progresso para as 2.5 e 2.8
    Abs
    Arquivos Anexos
    4X4 Brasil Razão: Troca de Informações técnicas.

  • #33
    Banido Avatar de ojaneri
    Entrada
    01/07/2004
    Idade
    43
    Posts
    1,945
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Smyle Ver Post
    "Façam o teste, segurem o botão de zerar o hodometro ,e com ele apertado liguem o carro. Continuem segurando até todos os ponteiros darem fim de escala. Depois é só ir apertando o botão do hodometro e ver os parametros que aparecem como temperatura do motor, rpm, teste das luzes do painel, teste dos ponteiros, etc."

    Fiz esse teste na minha Ranger 3.0, ele retorna inúmeros paramentos, quase todos incompreensíveis.

    Será que existe alguma tabela com a descrição de cada um desses paramentos, alguém conhece?
    Se deu certo, é pq dar para ler bastante coisa via ODB2...se passar aqui no Centro, para ela aqui que a gente passa um scan nela para ver se identifica alguns desses parametros!

  • #34
    Usuário Avatar de Smyle
    Entrada
    15/10/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Posts
    101
    Agradecimentos: 0
    Anthoniusnikosm,
    esse ECU fica no compartimento do motor e todos os conectores estão ligados a cabos ao motor e ao interior do veículo.
    O local de conexão da scanner (conector ODBII) é do lado da alavanca de abertura do capô.

    Quando tiver um tempo, Ojaneri, vamos testar ok.

  • #35
    Obrigado pela informação Smyle. Vou fuçar... Nem sei como tirar essa parte do painel.
    Precisamos ver se num representante Bosh conseguimos os cabos com os terminais (interfaces ou plugs) OBD-2 numa ponta e USB ou Serial na outra. Melhor seria o USB, pois existem mais facilmente nos computares mais modernos e nos LapTops, enquanto que o Serial só nos PCs mais antigos.
    Nota: Será que o sofware ScanTool vai rodar ?
    Será que não vai formatar a ECU e fúúúd^^^^Ê tudo ? Nessa hora é que seria bom um EXPERT no assunto.

    E aí Ojaneri, algum progresso ???

    Abração
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • #36
    Encontrei neste site um scanner nacional que se propõe a fazer o diagnóstico que estamos discutindo.
    Solicitei do fabricante ou representante maiores informações e estou no aguardo.

    http://www.brasilautomatico.com.br/scanner_home.htm

    LEITOR DE CÓDIGOS OBD 2 - GENISCAN G2100 - Para qualquer veículo a partir de 1.996
    Deêm uma olhada.

    Abs
    4X4 Brasil Razão: "A TRATORETTA"

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade