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Junta Do Cabeçote - Quando Trocar ???

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  • 20/11/2011, 09:10
    Imperador!
    Reaproveitar junta do cabeçote e parafusos é uma economia que não vale a pena. Sempre que desmontar tem que trocar parafusos e junta do cabeçote, pelo simples fato de que a alta temperatura provoca desgastes (diga-se constante dilatação e contração do material), fazendo o componente perder seu melhor ajuste.

    Na primeira mexida, era pra ter mandado o cabeçote pra fazer um teste de trinca e empeno da retífica. Não vale a pena usar o silicone, pois não se sabe quanto tempo vai funcionar o enchimento, afinal não dá pra ficar desmontando cabeçote e olhando pro silicone. Manda pra retífica e manda encher as cavitações.

    Quando for trocar a junta coloque sempre a original (ou de primeira linha) e a recomendada para o motor. Apesar de que eu acho que a junta do HS2.5 é diferente da do 2.8.
  • 20/11/2011, 09:28
    TylerNTL
    Siga o manual de manutencao do motor. Ate onde sei e necessario apenas a junta correta, parafusos novos e sequencia de apertos bem feita (logicamente com cabeçote e bloco sem empenos ou trincas. Quanto a junta de papelao(nao seria amianto?) ela e original e vendida nas autorizadas mwm, por isso eu nao diria ela e ruim simplesmente por causa do material.
  • 20/11/2011, 10:03
    Walter L. L. Casitta
    Você é muito corajoso. Seu motor precisava mesmo ser aberto ou não?

    Quando o cabeçote é retirado tem que ser plainado e montado sempre com uma junta nova. Por isso você não pode correr o risco de ter que abrir uma segunda vez.

    Isso que você ta fazendo no motor é típico de quem ta preparando o motor meia boca pra vender. Mais um pouco a frente alguém vai ter que retificar esse motor direito. Se for você, terá gasto mais do que se tivesse retificado agora...
  • 20/11/2011, 12:01
    dsamaz
    coragem
    Olá Walter, tudo bem?

    "Você é muito corajoso. Seu motor precisava mesmo ser aberto ou não?"

    Na primeira vez não precisava ser aberto, mas abrimos para trocar os anéis e os "selinhos" das válvulas.
    Na primeira vez foi montado tudo corretamente, não deu problema.
    Só que uma mangueira rasgou e ele pegou um aquecimento...


    "Quando o cabeçote é retirado tem que ser plainado e montado sempre com uma junta nova. Por isso você não pode correr o risco de ter que abrir uma segunda vez."

    Na segunda vez, após o aquecimento, verificamos que o mesmo estava "plano". E foi colocado uma junta nova.

    O que eu não queria é ficar comprando junta (R$80 cada) e depois encontrar um material técnico dizendo que pode-se reaproveitar a junta.

    Agora o cabećote já está numa retífica. Soldaram as erosões no sábado. Segunda vão "lixar", testar na máquina e verificar a face (ver se está plano).


    "Isso que você ta fazendo no motor é típico de quem ta preparando o motor meia boca pra vender."

    Pelo contrário Walter, gostei da Ranger 2.8ps, é economica e mecânica simples, não pretendo vendê-la em breve. Se fosse só para vender, na primeira vez teria apenas colocado o selo e não teria aberto. O motor estava bom...


    TylerNTL,

    Toda vez que o cabećote foi fechado foi seguida a sequencia de aperto (comećando do meio e indo para as extremidades) e foi adotado o torque correto com torquímetro (5kg / 7kg / 10kg).
    A junta original deste motor é apenas de ferro, não tem de amianto/papelão. Se tivesse e se custasse R$20 como a do 2.5ps, não haveria motivaćão para pedir idéia dos senhores aqui.

    --------------------------

    Eu queria saber se é necessário mesmo trocar a junta e o que pode acontecer se não trocar...
    De qualquer forma, após sair da retífica vou instalar a junta velha, pois temos facilidade de tirar/colocar o cabećote. Estamos cheios de "mexanicos" aqui... Em meia hora 2 mexânicos tiram ou colocam o cabećote...

    Será que para este motor não existe de amianto/papelão porque ele funciona em temperatura mais alta que o 2.5? Ou deve ser pela questão da "transferência de calor" ser mais eficiente nas juntas metálicas?




    "Siga o manual de manutencao do motor. Ate onde sei e necessario apenas a junta correta, parafusos novos e sequencia de apertos bem feita (logicamente com cabeçote e bloco sem empenos ou trincas. Quanto a junta de papelao(nao seria amianto?) ela e original e vendida nas autorizadas mwm, por isso eu nao diria ela e ruim simplesmente por causa do material."




    Citação:

    Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    Você é muito corajoso. Seu motor precisava mesmo ser aberto ou não?

    Quando o cabeçote é retirado tem que ser plainado e montado sempre com uma junta nova. Por isso você não pode correr o risco de ter que abrir uma segunda vez.

    Isso que você ta fazendo no motor é típico de quem ta preparando o motor meia boca pra vender. Mais um pouco a frente alguém vai ter que retificar esse motor direito. Se for você, terá gasto mais do que se tivesse retificado agora...

  • 20/11/2011, 15:26
    Walter L. L. Casitta
    Quando você tira um cabeçote de alumínio, independente de estar empenado ou não, tem que plainar para que o alumínio fique bem polido para que junta vede direito.
  • 20/11/2011, 20:40
    TylerNTL
    Citação:

    Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    TylerNTL,

    Toda vez que o cabećote foi fechado foi seguida a sequencia de aperto (comećando do meio e indo para as extremidades) e foi adotado o torque correto com torquímetro (5kg / 7kg / 10kg).


    O problema é que a maioria dos mecânicos se acham inteligentes demais para consultar o manual do motor e decidem fazer da forma que julgam melhor (duas sequências de aperto, reaperto depois de uma semana e por aí vai).


    http://img714.imageshack.us/img714/3...manualps28.jpg



    PS: a fonte desse meu manual não é 100% confiável (não veio do site da international),
  • 20/11/2011, 23:51
    dsamaz
    aperto
    Tyler, eu tive acesso ao manual algumas horas depois de apertar.

    De qualquer forma, não erramos no aperto. Vou demonstrar.

    Demos o primeiro aperto de 5kg em todos os parafusos. Comecamos no meio, indo para as extremidades em X, exatamente como demonstrado no manual.

    Todos pegaram um segundo aperto até 7kg, novamente em X.

    Apenas os "grandes" pegaram aperto de 10kg. Os 4 mais finos M8 não pegaram, pois é lógico que não é o certo a fazer.
    O único erro que vejo é que foram todos apertados simultaneamente, não foi obedecida a sequencia de apertar primeiros os centrais, depois os 4 M8 e por fim os 4 externos mais curtos. Não sei se o problema pode estar aí...


    Ao ler o manual naquele dia, relembrei o segundo e terceiro aperto e cheguei a conclusão que foi girado muito próximo de 150graus! Sério! De 5kg para 10kg, girou bem perto de 150 graus. Foram umas 3 voltas de uns 50 graus.

    De qualquer forma, o torque de aperto não originou o problema! Seria problema sim se tivesse apertado 15kg ou 5kg. Mas qualquer valor entre 8 e 12kg, está correto!
    Já vi retífica onde o pessoal aperta sem torquímetro, de qualquer jeito e não dá problemas! Já vi torquímetro desregulado também. O que eu utilizei (emprestado de um amigo) é um digital, importado dos bons. Novinho e pouco utilizado (menos de 6 meses).

    Interessante também que o cabećote foi montado na retifica e andou mais de 2 mil km. Quando fomos abrir, alguns parafusos apresentavam "pressão" diferente dos outros. Quando tirei o meu aperto, estavam todos idênticos.

    ------

    Sim colegas, sobre as juntas, alguém tem mais informaćões? Pode ou não fazer um teste com a junta já apertada / utilizada?
    Pode ou não colocar adesivo de silicone de alta temperatura?
    Se não existisse de jeito nenhum a possibilidade de comprar a junta original de ferro-alumínio, o que poderia ser feito?


    Daniel

    Citação:

    Postado originalmente por TylerNTL Ver Post
    O problema é que a maioria dos mecânicos se acham inteligentes demais para consultar o manual do motor e decidem fazer da forma que julgam melhor (duas sequências de aperto, reaperto depois de uma semana e por aí vai).


    http://img714.imageshack.us/img714/3...manualps28.jpg



    PS: a fonte desse meu manual não é 100% confiável (não veio do site da international),

  • 28/11/2011, 12:24
    dsamaz
    o porquê
    Colegas, meio envergonhado e com humildade venho complementar este fórum, sobre juntas.

    Descobri porque não se poder reaproveitar parafusos e juntas de metal.

    Quando a junta sofre o primeiro aperto, aquele material, que é uma mistura de alumínio, aço, molibilênio, cobre, ... sofre grande compressão. E quando se tira o cabeçote, a junta não volta a altura correta. Ela não "descomprime", este é o problema.

    Pelo fato dela não descomprimir, quando se vai apertar o parafuso novamente com a junta já usada, é o mesmo que estar apertando ferro-com-ferro, não existe aquele "assento" adequado, e o parafuso acaba quebrando.

    Comigo um parafuso M8 quebrou em 5kg, mas graças a Deus, ficou um pedaço da rosca acima da face do bloco, sendo fácil removê-lo. Se não tivesse ficado um pedaço da rosca, eu iria perder uns 3 ou 4 dias para arrumar, e ainda gastar mais de uma "garoupa" só para isto...

    Na verdade, é a junta que evita a quebra do parafuso no aperto, esta é uma das funções dela!

    Eu já providenciei os parafusos novos, só a junta que ainda estou procurando. Fiquei sabendo que a Sabó tem uma não metálica, de amianto/papelão.

    Fica a dica para os colegas. Deu o aperto na junta e precisa tirá-la novamente, joga fora!

    Agora, outra coisa interessante. O manual, abaixo, diz para colocar um fio de óleo lubrificante na rosca. Só que quando se vai apertar, este óleo sobe e acaba melando a face do bloco, do cabeçote e a junta. Agora, não sei se é útil isto. Na dúvida, acho que o correto seria lubrificar o parafuso e deixá-lo "escorrendo" durante alguns minutos. Também passar um pano de leve no mesmo, para diminuir o óleo.

    Daniel

    Citação:

    Postado originalmente por TylerNTL Ver Post
    O problema é que a maioria dos mecânicos se acham inteligentes demais para consultar o manual do motor e decidem fazer da forma que julgam melhor (duas sequências de aperto, reaperto depois de uma semana e por aí vai).


    http://img714.imageshack.us/img714/3...manualps28.jpg



    PS: a fonte desse meu manual não é 100% confiável (não veio do site da international),

  • 28/11/2011, 13:50
    Walter L. L. Casitta
    O barato sempre sai mais caro. Bota a junta original mô fí....
  • 28/11/2011, 20:56
    SAPO-BOMBA
    Que junta foi essa de 80 reais que vc andou colocando?
  • 28/11/2011, 22:09
    TylerNTL
    Citação:

    Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Colegas, meio envergonhado e com humildade venho complementar este fórum, sobre juntas.

    Descobri porque não se poder reaproveitar parafusos e juntas de metal.

    Quando a junta sofre o primeiro aperto, aquele material, que é uma mistura de alumínio, aço, molibilênio, cobre, ... sofre grande compressão. E quando se tira o cabe[I]çote, a junta não volta a altura correta. Ela não "descomprime", este é o problema.

    Pois é, tem esse e mais uns tantos processo industriais, conexões elétricas etc onde um material se deformar de forma programada e uma vez utilizado, mesmo que visualmente e dimensionalmente esteja perfeito, ele não serve para uma segunda aplicação.
  • 29/11/2011, 01:43
    dsamaz
    80 reais
    Olá Sapo, tudo bem?

    R$80 = original MWM International metálica
    R$55 = Sabó não-metálica
    R$4,5 = cada parafuso m8 x 117
    R$5,5 = cada parafuso m12x140 e m12x100

    Amanhã vou buscar a Sabó, fazer um teste com ela...

    Daniel

    Citação:

    Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Que junta foi essa de 80 reais que vc andou colocando?

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