Ruído.
Levei o carro a uma oficina de dois mecânicos, ex-Ford, que já haviam feito curso de mecânica e elétrica da Explorer. Ao chegar à oficina a rotação estava um pouco baixa, mas parou de oscilar, só apresentava falhamento quando acelerava forte e tirava o pé de vez. Acabei passando por mentiroso, os mecânicos elogiaram o silencio que o motor funcionava e me pediram para voltar quando o barulho voltasse.
No caminho de volta pra casa, 5 minutos após sair da oficina, os estalos voltaram, porém mais baixos.
Levei a outra oficina, e o mecânico utilizou o detector de fuga de corrente da Wurth, e foi constatado fuga no segundo cabo do lado direito, achei estranho por se tratar de cabos originais com menos de 2 anos de uso, mas o liquido esguichado no encaixe da vela deixava claro uma forte centelha e o encaixe estava rachado. Troquei os cabos por um jogo Bosch.
Na quarta, logo ao ligar o motor, o ruído veio bem forte, porém diferente por não ter o suporte sonoro da fuga de corrente, aproveitei e fui direto para a primeira oficina e durante o percurso o ponteiro do óleo parou de funcionar. Chamei os dois mecânicos (ex-Ford), e ao ligar novamente o motor, o ruído sumiu e o ponteiro de óleo voltou ao normal. Seguindo a dica do Márcio, perguntei se borra no motor poderia causar um problema intermitente, e o mecânico confirmou que sim.
Desliguei e liguei novamente para ir embora ainda dentro da oficina, e Deus me ajudou não ter que passar por mentiroso, o ruído veio com tudo. O mecânico ouviu e comentou ter a certeza que se tratava de falta de lubrificação na parte superior do motor, pediu que desligasse o motor imediatamente para aguardar esfriar e retirar o carter.
Resumindo: o carter estava lotado de borra, parecia que tinham sido aplicadas 5 camadas de piche, o tubo de sucção estava igual. As tampas de válvulas (balancins) também foram retiradas e a situação era a mesma, borra pra todo lado.
Após a limpeza completa o motor voltou a funcionar super silencioso.
Agradeço aos amigos por terem, literalmente, salvo o motor do meu carro com as dicas. Após tantos anos, não poderia imaginar que um problema comum em alguns motores pudesse acontecer com um V6, confirmando que o combustível e o óleo, ou algum tipo de reação dos dois, estão acabando com nossos motores.
Mais uma vez, MUITO OBRIGADO.
Abraços,
Orleans
Explorer XLT V6 4X4 97

Ex- Hilux SW4 3.0 4X4 97 (Problema)