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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
    Usuário Avatar de Orleans
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    Question Explorer V6 4.0 - Motor com ruido estranho




    Amigos, minha Explorer 4X4 está com um problema estranho há uns 20 dias e peço a ajuda de vocês.
    Com o veículo parado, o motor funciona com variações constantes na rotação e sempre que vou para a estrada, cerca de 40km após, aparecem um estalos sob o capô, porém não parece ser no motor. O barulho é semelhante a estalo de fuga de corrente ou como se estivesse uma peça metálica batendo no ventilador.
    Quando o giro do motor está normal, ele funciona super silencioso como sempre foi.
    O ventilador foi verificado e não tem nada pegando.
    Hoje pela manhã, assim que o carro foi ligado, os estalos vieram juntos e novamente oscilação na rotação e quando acelero a rotação cai bastante, quase desligando o motor.
    Se alguém sabe o que pode ser ou o que devo mandar verificar, ficarei muito grato. Orleans
    4X4 Brasil

  • #2
    Olá, Orleans.

    A embreagem do compressor do ar condicionado tem estas mesmas características: Ruído no acoplamento e variação na rotação. De frente para o motor, é a polia do lado superior direito (lado do motorista).

    Claro que é "chute"...

    Boa sorte.

    Márcio Teixeira

  • #3
    Usuário Avatar de Orleans
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    Oi Márcio!

    Quando o problema apareceu pela primeira vez, desliguei o ar condicionado e nada. Quando os estalos aparecem, são fortes e constantes e da para ouvir fora do veículos.
    Obrigado por tentar ajudar, se tiver mais alguma dica agradeço.

    Orleans

  • #4
    Amigo Orleans,
    Verifica O "sensor Hall". Ele Fica Num Local Meio Escondido, Por Traz Do Motor. Normalmente Deve-se Elevar O Veículo Numa Prancha Para Verificar Por Baixo.a Explorer Do Meu Cunhado (já Vendida) Apresentou Uns Estalos Com O Funcionamento Irregular Do Motor, Parecido Com O Que Você Descreve.
    Outra Sugestão, Seria Verificar O Tensor Da Correia, A Correia E Os Rolamentos Do Compressor Do Ar-condicionado E Alternador.
    Espero Ter Ajudado De Alguma Forma.
    Abraços!
    Em Tempo, Vou Verificar Alguns ítens A Mais.

  • #5
    Usuário Avatar de Orleans
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    Prezado Edem, vou verificar o sensor hall. O tensor e a correia são novos, mas é bom eu olhar novamente. O compressor do ar condicionado está ok, mas como percebo que durante a oscilação da rotação o ponteiro de carga da bateria, fica tendo variações fora do normal, a dica do alternador já foi anotada. Estava em Salvador ontem, e se tivesse lembrado do fórum teria postado antes para pegar as dicas e verificar por lá, mas aqui na cidade a Ford é quem manda, acho que chego lá. Muito obrigado, se lembrar de mais algum ítem e puder me enviar, ajudará bastante. Estou relacionando tudo para olhar na quinta. Abraço.

  • #6
    Orleans a minha Limited está co mo mesmo problema: Marcha lenta irregular (como um carro a álcool frio) e fzendo estalos (que era pior e agoa diminuiu). Tudo isso aconteceu depois que deixei ela parada por muito tempo e a bateria descarregou. Então fiz a "chupeta" com outra bateria e perecbi isso. Pensei que poderia ser "sugeira" na injeção e retirei o cabo da bateria pos um tempo pra zerar a memória. Porém o problema persiste. Pensei então que era combustível... Após abastecer comgasolina pódium duas vezes, o problema está diminuindo,mas não creio que seja gasolina. Estou achando que é parte elétrica mesmo.. já tirei alguns cabos e recoloquei mas ainda nào todos... o ideal é trocá-los. mas como estou sem tempo e sem $$$ ela tá ainda assim.. se vc resolver , me avise o que foi..
    abraços
    Carlos Gouveia (Govi)
    Discovery V8i 1998
    PP5PD - PX5P4004


  • #7
    Citação Postado originalmente por Orleans Ver Post
    Hoje pela manhã, assim que o carro foi ligado, os estalos vieram juntos e novamente oscilação na rotação e quando acelero a rotação cai bastante, quase desligando o motor.

    Desculpe, Orleans, não tinha atentado para este parágrafo.

    Tem GNV? Acendeu a lâmpada de CHECK ENGINE? Já deu uma olhada se tem fuga nos cabos de vela?

    Comigo já aconteceu de rachar a bobina de ignição (figura anexa), mas nesse caso o motor iria apagar logo.

    Veja se consegue localizar de onde vem o ruído e pode ser que os chutes melhorem.

    Boa sorte.
    Explorer V6 4.0 - Motor com ruido estranho Imagens Anexas Explorer V6 4.0 - Motor com ruido estranho-ignitioncoilpack.jpg 

  • #8
    Usuário Avatar de Orleans
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    Oi Márcio, o carro não tem GNV e a lâmpada de CHECK ENGINE não acendeu, mas vou mardar retirar os cabos de vela e testar todos.
    Quando o ruido começa precebo dentro do carro, porém quando paro e abro o capô não consigo localizar de onde vem. Ontem na estrada, parei em um posto fiquei olhando e escutando com atenção e nada. Vou verificar a bonina também. Muito obrigado, assim que descobrir te mando uma resposta e se tiver mais alguma dica, será muito bem vinda. Abraço.

  • #9

    urgente

    olá amigos..estou com um probleminha ..tenho uma ranger 99 6 cilindros,o que acontece,minha ranger estava falhando e bebendo muito ,bom como ela está á alcool e nunca tinha trocado as velas resolvi trocalas....até aí tudo bem ,ao retirar cabo por cabo percebi que todos os cabos de vela estavão com zinabre e alguns já todo rachado resecado,comprei um jogo de cabos ngk,correto,´fui trocando 1 á 1 correspondente á cada cilindro,só que os cabos que estavão nela os antigos erão de silicone e + compridos ,conclusão no 4 cilindro perdi a contagem dos cabos e acho que inverti algum cabo ,pois a caminhonete pega mais fica falhando ,gostaria de saber se alguem pode me ajudar com a contagem dos cabos da bobina até as velas......minha bobina é uma só inteira com 6 bicos ,tres do lado da transmição e 3 do lado do coletor...até aí tá serto agora como eu fasso a contagem dos bicos da bobina com as velas por onde comessa a contar .....?????abraços á todos vcs amigos.....

  • #10
    Citação Postado originalmente por marcoskamicase Ver Post
    .....minha bobina é uma só inteira com 6 bicos ,tres do lado da transmição e 3 do lado do coletor...até aí tá serto agora como eu fasso a contagem dos bicos da bobina com as velas por onde comessa a contar .....?????abraços á todos vcs amigos.....
    Olá, Marcos.

    Na minha Explorer (V6 4.0), que também usa bobina única, a ligação dos cabos é conforme o esquema anexado. Experimente e veja se dá certo.

    Boa sorte,

    Márcio
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Explorer V6 4.0 - Motor com ruido estranho-bobina-x-cilindros.jpg  

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