Decobri. No meu caso era apenas mal contato nos cabos de vela (extremidade do motor) do lado direito.
Versão Imprimível
Decobri. No meu caso era apenas mal contato nos cabos de vela (extremidade do motor) do lado direito.
Prezados amigos Márcio, Edem e Gouveia, na manhã seguinte ao último contato que fiz com vocês, piorou a oscilação da rotação, desligava o motor após a partida e falhava em baixa rotação. Retirei o atuador de marcha lenta, limpei com limpa contato e saiu uma grande quantidade de um pó preto, parecendo carvão. Após a limpeza a oscilação melhorou 90% e já providenciei um novo atuador para troca.
Ruído.
Levei o carro a uma oficina de dois mecânicos, ex-Ford, que já haviam feito curso de mecânica e elétrica da Explorer. Ao chegar à oficina a rotação estava um pouco baixa, mas parou de oscilar, só apresentava falhamento quando acelerava forte e tirava o pé de vez. Acabei passando por mentiroso, os mecânicos elogiaram o silencio que o motor funcionava e me pediram para voltar quando o barulho voltasse.
No caminho de volta pra casa, 5 minutos após sair da oficina, os estalos voltaram, porém mais baixos.
Levei a outra oficina, e o mecânico utilizou o detector de fuga de corrente da Wurth, e foi constatado fuga no segundo cabo do lado direito, achei estranho por se tratar de cabos originais com menos de 2 anos de uso, mas o liquido esguichado no encaixe da vela deixava claro uma forte centelha e o encaixe estava rachado. Troquei os cabos por um jogo Bosch.
Na quarta, logo ao ligar o motor, o ruído veio bem forte, porém diferente por não ter o suporte sonoro da fuga de corrente, aproveitei e fui direto para a primeira oficina e durante o percurso o ponteiro do óleo parou de funcionar. Chamei os dois mecânicos (ex-Ford), e ao ligar novamente o motor, o ruído sumiu e o ponteiro de óleo voltou ao normal. Seguindo a dica do Márcio, perguntei se borra no motor poderia causar um problema intermitente, e o mecânico confirmou que sim.
Desliguei e liguei novamente para ir embora ainda dentro da oficina, e Deus me ajudou não ter que passar por mentiroso, o ruído veio com tudo. O mecânico ouviu e comentou ter a certeza que se tratava de falta de lubrificação na parte superior do motor, pediu que desligasse o motor imediatamente para aguardar esfriar e retirar o carter.
Resumindo: o carter estava lotado de borra, parecia que tinham sido aplicadas 5 camadas de piche, o tubo de sucção estava igual. As tampas de válvulas (balancins) também foram retiradas e a situação era a mesma, borra pra todo lado.
Após a limpeza completa o motor voltou a funcionar super silencioso.
Agradeço aos amigos por terem, literalmente, salvo o motor do meu carro com as dicas. Após tantos anos, não poderia imaginar que um problema comum em alguns motores pudesse acontecer com um V6, confirmando que o combustível e o óleo, ou algum tipo de reação dos dois, estão acabando com nossos motores.
Mais uma vez, MUITO OBRIGADO.
Abraços,
Orleans
Explorer XLT V6 4X4 97 :palmas:
Ex- Hilux SW4 3.0 4X4 97 (Problema) :putz:
prezado Orleans,
Verifique o nível de água do motor....bem como velas e cabos.
Pode ser falta de água, ou algum vazamento. Isto ja ocorreu comigo.
Abs,
Marcos
olá amigos..estou com um probleminha ..tenho uma ranger 99 6 cilindros,o que acontece,minha ranger estava falhando e bebendo muito ,bom como ela está á alcool e nunca tinha trocado as velas resolvi trocalas....até aí tudo bem ,ao retirar cabo por cabo percebi que todos os cabos de vela estavão com zinabre e alguns já todo rachado resecado,comprei um jogo de cabos ngk,correto,´fui trocando 1 á 1 correspondente á cada cilindro,só que os cabos que estavão nela os antigos erão de silicone e + compridos ,conclusão no 4 cilindro perdi a contagem dos cabos e acho que inverti algum cabo ,pois a caminhonete pega mais fica falhando ,gostaria de saber se alguem pode me ajudar com a contagem dos cabos da bobina até as velas......minha bobina é uma só inteira com 6 bicos ,tres do lado da transmição e 3 do lado do coletor...até aí tá serto agora como eu fasso a contagem dos bicos da bobina com as velas por onde comessa a contar .....?????abraços á todos vcs amigos.....