Powered by vBulletin

Explorer V6 4.0 - Motor com ruido estranho

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
  • 17/06/2008, 19:32
    Gouveia
    Decobri. No meu caso era apenas mal contato nos cabos de vela (extremidade do motor) do lado direito.
  • 23/06/2008, 16:25
    Orleans
    Finalmente
    Prezados amigos Márcio, Edem e Gouveia, na manhã seguinte ao último contato que fiz com vocês, piorou a oscilação da rotação, desligava o motor após a partida e falhava em baixa rotação. Retirei o atuador de marcha lenta, limpei com limpa contato e saiu uma grande quantidade de um pó preto, parecendo carvão. Após a limpeza a oscilação melhorou 90% e já providenciei um novo atuador para troca.

    Ruído.
    Levei o carro a uma oficina de dois mecânicos, ex-Ford, que já haviam feito curso de mecânica e elétrica da Explorer. Ao chegar à oficina a rotação estava um pouco baixa, mas parou de oscilar, só apresentava falhamento quando acelerava forte e tirava o pé de vez. Acabei passando por mentiroso, os mecânicos elogiaram o silencio que o motor funcionava e me pediram para voltar quando o barulho voltasse.
    No caminho de volta pra casa, 5 minutos após sair da oficina, os estalos voltaram, porém mais baixos.
    Levei a outra oficina, e o mecânico utilizou o detector de fuga de corrente da Wurth, e foi constatado fuga no segundo cabo do lado direito, achei estranho por se tratar de cabos originais com menos de 2 anos de uso, mas o liquido esguichado no encaixe da vela deixava claro uma forte centelha e o encaixe estava rachado. Troquei os cabos por um jogo Bosch.

    Na quarta, logo ao ligar o motor, o ruído veio bem forte, porém diferente por não ter o suporte sonoro da fuga de corrente, aproveitei e fui direto para a primeira oficina e durante o percurso o ponteiro do óleo parou de funcionar. Chamei os dois mecânicos (ex-Ford), e ao ligar novamente o motor, o ruído sumiu e o ponteiro de óleo voltou ao normal. Seguindo a dica do Márcio, perguntei se borra no motor poderia causar um problema intermitente, e o mecânico confirmou que sim.

    Desliguei e liguei novamente para ir embora ainda dentro da oficina, e Deus me ajudou não ter que passar por mentiroso, o ruído veio com tudo. O mecânico ouviu e comentou ter a certeza que se tratava de falta de lubrificação na parte superior do motor, pediu que desligasse o motor imediatamente para aguardar esfriar e retirar o carter.
    Resumindo: o carter estava lotado de borra, parecia que tinham sido aplicadas 5 camadas de piche, o tubo de sucção estava igual. As tampas de válvulas (balancins) também foram retiradas e a situação era a mesma, borra pra todo lado.

    Após a limpeza completa o motor voltou a funcionar super silencioso.

    Agradeço aos amigos por terem, literalmente, salvo o motor do meu carro com as dicas. Após tantos anos, não poderia imaginar que um problema comum em alguns motores pudesse acontecer com um V6, confirmando que o combustível e o óleo, ou algum tipo de reação dos dois, estão acabando com nossos motores.

    Mais uma vez, MUITO OBRIGADO.

    Abraços,

    Orleans
    Explorer XLT V6 4X4 97 :palmas:
    Ex- Hilux SW4 3.0 4X4 97 (Problema) :putz:
  • 23/07/2008, 21:51
    marcos guardiano
    prezado Orleans,

    Verifique o nível de água do motor....bem como velas e cabos.
    Pode ser falta de água, ou algum vazamento. Isto ja ocorreu comigo.

    Abs,

    Marcos
  • 14/02/2009, 20:15
    marcoskamicase
    urgente
    olá amigos..estou com um probleminha ..tenho uma ranger 99 6 cilindros,o que acontece,minha ranger estava falhando e bebendo muito ,bom como ela está á alcool e nunca tinha trocado as velas resolvi trocalas....até aí tudo bem ,ao retirar cabo por cabo percebi que todos os cabos de vela estavão com zinabre e alguns já todo rachado resecado,comprei um jogo de cabos ngk,correto,´fui trocando 1 á 1 correspondente á cada cilindro,só que os cabos que estavão nela os antigos erão de silicone e + compridos ,conclusão no 4 cilindro perdi a contagem dos cabos e acho que inverti algum cabo ,pois a caminhonete pega mais fica falhando ,gostaria de saber se alguem pode me ajudar com a contagem dos cabos da bobina até as velas......minha bobina é uma só inteira com 6 bicos ,tres do lado da transmição e 3 do lado do coletor...até aí tá serto agora como eu fasso a contagem dos bicos da bobina com as velas por onde comessa a contar .....?????abraços á todos vcs amigos.....
  • 17/02/2009, 14:28
    Márcio T
    1 Anexo(s)
    Citação:

    Postado originalmente por marcoskamicase Ver Post
    .....minha bobina é uma só inteira com 6 bicos ,tres do lado da transmição e 3 do lado do coletor...até aí tá serto agora como eu fasso a contagem dos bicos da bobina com as velas por onde comessa a contar .....?????abraços á todos vcs amigos.....

    Olá, Marcos.

    Na minha Explorer (V6 4.0), que também usa bobina única, a ligação dos cabos é conforme o esquema anexado. Experimente e veja se dá certo.

    Boa sorte,

    Márcio
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 2 PrimeiroPrimeiro Anterior 12
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 15:41.
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5
Translated by vB-Brasil.Org
Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.
Search Engine Optimisation provided by DragonByte SEO (Pro) - vBulletin Mods & Addons Copyright © 2025 DragonByte Technologies Ltd.
Equipe 4x4 Brasil
Hospedado por Convex Data Center
Grupo ezVoice Telecom
GDPR Privacy Policy