O VSS é integrado à GEM, conforme descrito nos fóruns que listei anteriormente. A GEM fica do lado direito do radio da Ranger (lado do passageiro)...
Boa sorte!
Versão Imprimível
Então, o que eu disse é que o VSS na Ranger também é o fio cinza/preto. Esse fio fica no módulo GEM e vai para o velocímetro. Se existe o mesmo fio cinza/preto no console deve ser o mesmo sinal.
O LM555 com o VCC em 12V teria o pulso na saída entre 0 a 12V. Em teoria, passando esse sinal por um capacitor seguido de um resistor para terra, você teria o mesmo pulso entre -6V e +6V. Até aqui nem precisa de uma fonte simétrica.
Isso é o básico e pra funcionar depende de outros fatores como a simetria do pulso gerado, impedância de entrada do próximo circuito, se 12Vpp não for o suficiente e precisar amplificar ou casar a impedância vai precisar de mais um estagio no circuito e a fonte simétrica...
Projetei o ckt da foto abaixo. Gera uma onda quadrada de 0V a 6 ou 12V (depende da tensão de alimentação) com frequência de 83Hz.
Será que a frequencia desta onda é proporcional a velocidade?
Depois comento funcionou.
A temperatura que quero é dentro da cabine ou seja quero a temperatura independente da viatura estar andando ou parada.
Além disso estou com receio de futucar no GEM em busca do VSS, não sem nem exatamente onde ele fica (pelo que li é por trás do CD player).
A idéia é instalar um ckt com o LM555 para emular o VSS.
Montei um ckt com um PIC e 04 relés para ter a temperatura de 03 sensores, que serão instalados em 03 lugares diferentes. Está tudo montado em um protoboard funcionando na viatura, detalhe que com o ckt a temperatura sobe e desce!
Pois é...
Sempre prometo acabar no próximo fim de semana e fico sempre adiando...
Mas só falta: Montar o ckt em uma placa e dar acabamento na fiação. O pior é que quando acabar ninguém mais vai entender toda a complexidade do sistema!!!
Mas em outubro eu estou de férias e "finalmente" terei tempo para futucar na Ranger.
Thelmo,
Está de férias??? E ai, conseguiu colocar para funcionar ??
GAlera, qto custa este console hj!? Vi uma msg do Rafael Felippeti por U$ 20,00, mas qto que chega aqui no Brasil?
Rafael, o teu está funcionando direito?
Leo, mais de um dos manuais de instalacao do console dizem que tem que ligar o tal fio cinza/branco ao de mesma cor na GEM.
Apesar de ter levado as instruçoes para o pessoal que fez a instalacao pra mim, eles nao fizeram esta ligacao e minha temperatura congela também. Mas assim que conseguir tirar um tempo, vou providenciar a ligacao...
Abraço!