Essas buchas são vendidas separadas ou só com o garfo completo?
Versão Imprimível
Essas buchas são vendidas separadas ou só com o garfo completo?
e aí, já descobriram qual era o problema?
Com certeza vende separado, só não sei dizer onde... :lol:. Andei pesquisando nos sites americanos (procurar por FORK INSERT) e só encontrei para a caixa NP (US$0,85 cada) e um kit chamado SMALL PARTS KIT. Talvez precise cotar avulso. O garfo completo custa de US$18,00 a US$25,00.
Os kits de reparo (completo, com rolamentos ou só as vedações), encontra aqui:
http://www.drivetrain.com/transferca...-Warner%201359
http://racetransmissions.com/store/i.../cPath/304_307
http://tbtrans.com/transfer_case.htm#ford_parts
Um abraço.
Márcio
A corrente estraga sim ! ela tem 31 gomos, cada um com dois pinos que fazem a articulação, são então 62 pinos em 62 furos. Cada vez que é submetida a uma sobrecarga, ela estala, indicando que a corrente pulou os dentes da engrenagem motora (fica do lado do eixo cardã traseiro), daí cada vez que houver sobrecarga haverá o estalo, até que se crie uma folga tão grande que ela começa raspar a carcaça, garfo (que é de nylon etc.). Imagine uma folga de 0,3mm por pino X 62 pinos.
Se não está encontrando a peça no momento voce tem duas alternativas:
deixe a pickup parada ou desmonte a caixa de transferência e remova a corrente. Monte a caixa novamente e use a pickup. Usar a caminhotene nessa condição vai fazer com que a corrente acabe desgastando o garfo.
Trocar a corrente com a caixa montada só em caso de emergência.
A vedação das duas metades daixapode ser feita com um silicone.
Para obter uma CORRENTE DA CAIXA DE TRANSFERENCIA DA RANGER sem ser "esfolado" faça uma cotação no site www.pecas-on-line.com.br receba as cotações e negocie, uma peça nova custa em torno de R$ 650,00 aqui em São Paulo.
Olá, Osvaldo.
Não tenho experiência no assunto, só o que pesquisei em sites, manuais e a prática de ter reparado a Tcase da minha Explorer. E baseado nisso continuo afirmando que não é comum dar problema na corrente. No mínimo, não é comum relatarem este problema.
Acho que é uma boa oportunidade para aprender. Se você tiver tempo, paciência e vontade, poderia me esclarecer alguns pontos que não entendi ou que discordo? Por favor, não pense que estou sendo irônico, minha intenção é realmente entender e discutir seu argumento:
Claro que a corrente, como qualquer outro componente, pode ser avariada – mas é comum acontecer? Em quais circunstâncias?
Mas qual sobrecarga? A princípio, a corrente só é exigida com o acionamento do 4x4 que, no caso da Ranger, nem é automático (TOD). O esforço na corrente só ocorre nas situações de acionamento do 4x4 - e a corrente é dimensionada exatamente para isso.
Não concordo que os estalos indiquem que a corrente pulou. Estalos na Tcase são normais devido ao acoplamento das engrenagens. Estalos anormais podem ser do encaixe da corrente na engrenagem ou mesmo das esferas do acoplamento magnético. Quando, e se, a corrente chegar a pular os dentes da engrenagem, é mais provável que provoque um problema agudo (quebra) do que crônico (desgaste ou folga).
Da engrenagem movida (menor) até carcaça tem uns 20mm de espaço livre. O garfo não é de nylon (só as guias), e não fica no mesmo plano que a corrente - não tem como raspar a corrente no garfo, talvez no eixo.
Num pino de cerca de ¼”, uma folga de 0,3mm representa 5% - o que é excessivo e só ocorreria com bastante tempo de uso severo, lembrando que é uma folga "extra", que se somaria às folgas normais (ajuste deslizante).
Mesmo assim, teríamos: 0,3mm x 62 = 18,6 / 2 = 9,3mm => O que ainda é a metade dos 20mm de espaço livre entre a engrenagem e a carcaça da Tcase. Sem contar que esta folga de 10mm (soma de todas as folgas dos pinos) aumentaria o comprimento da corrente, formando um arco. O comprimento do segmento de reta seria ainda menor.
Acho que não. Aliás, mesmo que a corrente chegasse a raspar na carcaça, isto não seria um problema em si.
Acho que uma folga dessas só ocorreria por fadiga - uso constante do 4x4 e em condições severas. Mesmo com acionamento do 4x4 em piso seco, seria mais provável quebrar o disco da embreagem magnética (ball ramp) do que gerar folga.
Por favor, se possível, indique na figura da Tcase onde a corrente rasparia.
Um abraço.
Márcio
Na primeira foto da esquerda, o eixo maior é o que sai para o cardam traseiro?
Não tens uma foto com o conjunto montado apenas sem a tampa?
Olá, Edin.
Sim. O eixo com uma planetária no fundo é o que vai para o cardan traseiro. E na outra foto, o que parece um rolamento com blindagem é o acoplador magnético.
acho bem dificil ter um problema nessa caixa, e do lado de dentro...
peças temperadas como pinos e engrenagens tem a particularidade de quebrar, e nao desgastar. É "0" ou "1"... quebrado ou funcionando.
quando muito, o Rafael tem um parafuso rolando dentro do oleo, ou mesmo um rolamento com problema do lado externo... Mas raspado de corrente na caixa em si, acho que nao.
sds
X 2 !!!
To achando q vai ser mais simples do q ele imagina para resolver. Ops ... desde q o mecânico realmente conheça o q está fazendo.