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Tópico: Ranger acelerada

Hybrid View

  • #1
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    A minha Ranger V6 2002 dá p/ regular a lenta por um parafusinho abaixo da borboleta de admissão de ar (perto do motor, no fim da tubulação de ar).

    Veja a sua com atenção. Deve ter sim, nunca vi um carro gasolina/álcool sem isto.

    Daniel


    Citação Postado originalmente por j.sebastian Ver Post
    Não dá para regular a marcha lenta, é automática.

    Verifica se não tem uma entrada falsa de ar (mangueira do filtro desencaixada, junta da admissão estragada, mangueirinhas de vácuo soltas). A melhor maneira para procurar essas entradas falsas é usar um "estetoscopio", uma mangueira q vc coloca uma ponta no ouvido e vai aproximando a outra ponta, com cuidado, das partes com o motor ligado, até ouvir o fssssss característico...

    Tambem pode ser a válvula atuadora da marcha lenta (IAC) suja...

    Seba

  • #2
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    A minha Ranger V6 2002 dá p/ regular a lenta por um parafusinho abaixo da borboleta de admissão de ar (perto do motor, no fim da tubulação de ar).

    Veja a sua com atenção. Deve ter sim, nunca vi um carro gasolina/álcool sem isto.

    Daniel
    Aquilo é o batente do acelerador. A marcha lenta é regulada eletronicamente, através do IAC. Pode soltar o parafusinho todo, mesmo com a borboleta completamente fechada, a marcha lenta vai se manter em torno de 800rpm, com ela funcionando ok...

    Seba

  • #3
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    marcha lenta

    Na minha, recentemente viajei à Venezuela, e, com gasolina quase de grátis, aumentamos pelo batente a marcha lenta para 1200 RPM (sem ar) e 1050 (com ar) para ter mais conforto e mais eficiência do A/C.

    Também consigo diminuir a lenta da minha pelo batente, porém nunca menos de 800RPM.

    O q chateia nesta história é q a 800 RPM o ar-condicionado não se sustenta. A Ranger fica desligando o A/C e querendo "morrer", afogar.
    A 800 RPM também dá falta de pressão de óleo com o motor quente.

    Estranho... né?

    Daniel

    Citação Postado originalmente por j.sebastian Ver Post
    Aquilo é o batente do acelerador. A marcha lenta é regulada eletronicamente, através do IAC. Pode soltar o parafusinho todo, mesmo com a borboleta completamente fechada, a marcha lenta vai se manter em torno de 800rpm, com ela funcionando ok...

    Seba

  • #4
    [quote=dsamaz;574474]Na minha, recentemente viajei à Venezuela, e, com gasolina quase de grátis, aumentamos pelo batente a marcha lenta para 1200 RPM (sem ar) e 1050 (com ar) para ter mais conforto e mais eficiência do A/C.

    Também consigo diminuir a lenta da minha pelo batente, porém nunca menos de 800RPM.

    O q chateia nesta história é q a 800 RPM o ar-condicionado não se sustenta. A Ranger fica desligando o A/C e querendo "morrer", afogar.
    A 800 RPM também dá falta de pressão de óleo com o motor quente.

    Estranho... né?
    [0/quote]

    Não seria o seu tacômetro marcando cima do real?
    L200 Triton AT 3.2 2010

  • #5
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Na minha, recentemente viajei à Venezuela, e, com gasolina quase de grátis, aumentamos pelo batente a marcha lenta para 1200 RPM (sem ar) e 1050 (com ar) para ter mais conforto e mais eficiência do A/C.

    Também consigo diminuir a lenta da minha pelo batente, porém nunca menos de 800RPM.

    O q chateia nesta história é q a 800 RPM o ar-condicionado não se sustenta. A Ranger fica desligando o A/C e querendo "morrer", afogar.
    A 800 RPM também dá falta de pressão de óleo com o motor quente.

    Estranho... né?

    Daniel
    é isso mesmo, Daniel... aquilo é o batente do cabo, vc só abriu a borboleta, não regulou a marcha lenta... não vai baixar de 800, mesmo...

    mas a 800 teria que ficar redondinha, sem querer morrer, dar baixa pressão de oleo ou não segurar o ac... verifica por outras causas. Fuga de corrente, compressor ou rolamentos travando, etc...

    Seba

  • #6
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    boa noite, pessoal ressuscitando o topico, adquiri recentemente uma ranger 4.0 1996 e a danada esta com os mesmos sintomas da aceleracao 1500 rpm quando coloco em ponto morto. ela segura nesse rpm vai baixando lentamente para uns 900rpm. o que estranho e que demora muito para baixa.
    Ford Ranger 4.0v6 1996
    Jeep Renegade Trailhawk 2016

  • #7
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    Tem que olhar contra a luz se tem folga no corpo da borboleta (retirar a TBI e olhar a borboleta.. Se passar luminosidade, achou o problema). Esta borboleta é de plástico e corrói fácil.
    Fim uma loucura na minha, 2008 a gasolina: moldei a borboleta com cola de parabrisa, sem tirá-la "de dentro"(epa!!!). Engraxei o corpo de metal para não grudar, passei a cola com cuidado, deixei a borboleta fechar uma vez para moldar perfeitamente e depois prendi e deixei secar por 24 horas. Está assim há seis meses, funcionando perfeitamente.
    Nota: já tinha substituído sensor maf, regulador de marcha-lenta, bobina e nada resolvia o problema.

    Saudações rubro-negras!!!

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