Pessoal,
Numa picape desequilibrada como a Ranger com 1Ton só no eixo dianteiro precisaria muito mais que uma porcaria dessas. Perda de tempo...
Versão Imprimível
Pessoal,
Numa picape desequilibrada como a Ranger com 1Ton só no eixo dianteiro precisaria muito mais que uma porcaria dessas. Perda de tempo...
Se colocar 4 eletro-válvulas nas linhas junto aos freios dá para fazer, e ligá-las de acordo com a necessidade.
Dá para instalar entre a linha de metal e os mangotes já nas rodas, porém teria que descobrir qual é a melhor eletro-válvula para isso, pois tem que bloquear com energia e manter desbloqueado sem energia para evitar acidentes, e suportar o Dot3.
Para o uso 4 botões no painel auxiliariam, daria até pra ajudar a fazer Burnouts e zerinhos na grama!
O que seria interessante para evitar danos à embreagem seria um sistema que não permita o uso do bloqueio em ambas as rodas no mesmo eixo, pois o motor tem mais torque que a embreagem consegue conter e acabaria com o disco rapidamente se prendesse um eixo inteiro sem reduzir a transmissão.
Alguém se habilita a esboçar o projeto? Vi ótimas idéias aqui, e é interessante observar o desenvolvimento delas. Começou com um amigo falando que dava pra freiar as duas rodas traseiras separadamente e com acionamento mecânico por alavanca. Aí surge a idéia das válvulas manuais, diretamente no sistema hidráulico e que agora se desenvolveu para eletroválvulas controladas por botões no painel.
Alguém desenvolve mais a idéia e monta um sistema relativamente mais barato de transferência de força para as rodas, patenteia e fica rico. Só não pode esquecer os colegas foristas :D
Uma forma de se proibir o uso do freio em ambas as rodas ao mesmo tempo era usar um acionador parecido com o que liga a tração na ranger. No caso, 2 acionadores, um pra o eixo traseiro e um pra o dianteiro. O acionador ficaria na posição de "4x4High" que seria o sistema desativado, na posição "2WD" ele travaria a roda esquerda de um dos eixos, e na posição "4x4Low" a roda direita seria travada. Acho que assim não teríamos problemas. Ou então um botão de três estágios, 1 - OFF - 2. E que tal se ele só pudesse ser ativado quando o freio de estacionamento estivesse acionado para evitar acidentes? Acredito que exista um sensor para o freio de estacionamento já que acende uma luz no painel, acredito que não deve ser muito difícil fazê-lo.
Acho que me empolguei...
Alguém sabe como funciona o sistema de bloquieo do Hummer?
O bloqueio funciona quando pisa no freio.
Colatino, é só fazer sistema de segurança com relés aonde exijam o acoplamento do 4x4Low e um botão de três posições para cada eixo, aonde manda energia pra uma roda, desligado no centro ou para a outra roda, e nunca para as duas.
O sistema elétrico é fácil de desenhar e fazer, o pior é escolher e instalar as válvulas com solenóides.
x2 :wink:
informando que já rolaram vários tópicos sobre o tal do Seletraction:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=23733
[]'s
Pelo que eu vi eu pensei exatamente na mesma coisa que o Leopoldo!
Então funcionaria sem dúvidas.
Pensando bem, daria para isolar sem problemas a roda e pisar no freio sempre que uma roda começar a patinar, em vez de manter freado, seria apenas impedir a frenagem até mesmo do eixo inteiro.
Dá para fazer usando 2 desses, que já compra -se pronto aqui: http://www.jet.com.br/donatti4x4/det...produto=637724
Voce coloca um em cada linha de freio de cada roda. Quando quiser travar uma roda, você pisa no freio, e fecha a valvula daquela roda. Pronto, ela ta bloqueada.
Dois não! 4 desses.Tem que ter uma pra cada roda inclusive as dianteira. Lembrando que na Ranger a linha de freio traseiro não é independente de modo que para que isso funcione é preciso se adicionar outra linha (uma pra cada roda). Além disso esse sistema é muito insuscetível a erros o que poderia piorar a situação do picape na lama.
Quero até ver quem será o macho ou doido suficiente pra colocar isso num picape. Ha Ha Ha...
O interessante seria colocar um sistema no mesmo estilo usado pelo VW Touareg, aonde o sistema funciona com os sensores do abs e trava automaticamente as rodas, no nosso caso teria que pisar no freio para funcionar e seria necessário o implemento de um circuito que lêsse sensores de ABS instalados nas 4 rodas e ao pisar no freio segurasse apenas as rodas que giram em falso.
Seria necessário para isso, os 4 sensores de abs para as 4 rodas, 4 eletro-válvulas, um botão de acionamento e um sistema que fizesse a leitura, interpretação e gerenciamento das válvulas quando pisa no freio.
Dessa forma funcionaria quase da mesma forma do Hummer, ou seja, só bloqueia quando pisa no pedal do freio, e quando não é necessário é só desligar para não interfirir na dirigibilidade normal, embora não gerasse problemas para o uso enquanto as 4 rodas estão rodando.
Alguém com conhecimento em eletrônica se habilita???
Edintruder,
um microcontrolador, com um circuito para acoplar as 4 eletro-válvulas funcionaria 100%... por segurança, basta um "power-on" para ligá-lo apenas quando necessário... aumentando a segurança quanto a possíveis panes.
O importante é saber como ler o sinal dos sensores de abs... é digital? analógico? e assim determinar qual microcontrolador usar...
Até tenho um microcontrolador de bobeira aki... com 4 portas digitais se não me engano e 8 analógicas... dá pra por led verde indicando operação, dá pra por LCD indicando algum estado... enfim...
onde posso pegar informações sobre os sensores? são baratos? é economicamente viável?
Me dá umas dicas ai que tento fazer algo...
Ciro
Acredito que se for o original do veículo seja caro, porém se pegar em desmanches ou comprar peças genéricas talvez seja bem em conta.