x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 31
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Agradecimentos: 0

Criando auto-blocante com freios

Amigos,

mais uma vez consulto esta instância superior para a aplicação de uma idéia em minha Ranger.

Certa vez, qd troquei o cabo do freio, percebi q o cabo do freio traseiro esquero (lado do motorista) segue direto à alavanca. O cabo tras. direito apenas "gruda", imenda-se ao outro já perto da caixa de marcha.

Os planos eram de soltar o cabo tras. direito e colocar uma alavanca só para ele, daquelas igual às de ônibus, que pucha, trava e solta em uma só alavanca pequena.

O objetivo seria travar apenas uma roda de cada vez para auxiliar na saída de atolamentos, criando assim um "eixo auto-blocante"...

Daria certo? Algum porém? A lona de freio aguentaria segurar uma roda? Não daria problema depois q o carro desatolar, pois a roda traseira q estava presa vai continuar presa...

Daniel

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Made in Gurgel???

Funciona sim, basta olhar toda a linha da Gurgel X.
    Na minha o cabo do freio traseiro direito está travado e depois de 1 anos assim ainda não comprei o cabo pois me esqueço disso, até porque quase não uso o freio de estacionamento pois na minha cidade é tudo plano e o freio só na esquerda segura muito bem em todos os casos que eu uso o freio de estacionamento. Quando eu me esqueço de soltar o freio, só a roda direita patina e arrasta a esquerda, ou seja eu tenho freio só na esquerda, se ela patinar eu posso usar o freio como bloqueiop, porém como eu me esqueço desse fato, dificilmente me lembrarei disso se um dia precisar desse recurso.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

alavanca do Gurgel

Verdade, o Gurgel teve esse sistema, que ateh tinha um nome proprio, com direito a adesivo na traseira do carro. Era algo tipo 4WSD, ou 4SDW... que era "seletive drive wheel"...
    As alavancas do freio de estacionamento tinham duas bolotas com pinos roscados. Se vc puxava o freio de mao normalmente, ele puxava os dois cabos travando as duas rodas. Ae se desaparafusasse uma das bolotas, somente a outra roda era freiada. Era bem simples e eficiente. Mas eh bom lembrar que vc na pratica estará arrastando essa roda, e que assim que ela pisar novamente em solo, precisará ser destravada.
    Mas que funciona, sem sombra de duvidas. Alias, ateh acho que devia ser item obrigatorio em Kombi. Ae nao iria ficar akela coisa ridicula de ter que arrumar um baiano p/ pisar no para-choque e a roda voltar ao chao numa valeta... jah vi isso ate dentro de cidade no asfalto liso... eh soh ter uma valeta de agua na medida certa...
    abs

Banido
    Entrada
    27/11/2006

de fábrica

Os freios traseiros deveriam ser travados individualmente em projeto original da fábrica...

Da última vez q atolou o carro, se uma das rodas traseiras travassem individualmente, justamente a tras esq, o auto sairia do sufoco e assim eu não perderia minhas férias... Foram duzentos reais para pagar os dois guinchos, depois de 2H de tentativas... Vejam a foto, se a roda tras. dir. girasse, o carro saíria tranquilo do atolamento...

Por que será q não vem de fábrica com alavancas independentes?

Daniel
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Criando auto-blocante com freios-crim0103.jpg  

Usuário Avatar de rogeriomasih
    Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Agradecimentos: 2
    Oi, Dsamaz.

Não entendi qual foi o teu problema...vc atolou somente uma das rodas? pq precisou de dois guinchos?

Tem mais fotos?
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Gurgel X-12

Antes de tudo um bravo, o jipinho só tinha tração traseira, mas encarava qualquer desafio na terra

[...]

Testado por QUATRO RODAS ainda em fase experimental, em 1973, o jipe tinha o motor 1300 do Fusca. Mais tarde viria uma opção mais potente, o 1600, versão álcool e gasolina.

Em relação ao antigo bugue, o conjunto ganhou resistência com a adoção de uma estrutura tubular revestida de fibra de vidro. O sistema, patenteado como "Plasteel", garantia o monobloco por 100000 quilômetros contra corrosão e torções. As mudanças na suspensão traseira, que recebeu amortecedores e molas helicoidais, contribuíram para melhorar o condicionamento físico do utilitário e o conforto dos passageiros.

Mas a grande novidade era o sistema Selectraction, uma quase prosaica solução. Nas palavras da fábrica, "bloqueio seletivo nas rodas traseiras". O efeito dos freios independentes é praticamente o de um diferencial autoblocante, com custo bem mais baixo.

http://quatrorodas.abril.com.br/clas...o_150300.shtml
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Entrada
    28/03/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Dá uma olhada como foi feito para brugres...a idéia é legal, mas não sei se dá para fazer o mesmo em uma Ranger:

http://planetabuggy.com.br/mecanica/freio_seletivo.htm

O segundo sistema, bem mais trabalhoso, mas com resultado bem mais "profissional" é utilizar duas válvulas de esfera.
    Este sistema tem inclusive algumas vantagens:
    1. Fácil de operar
    2. Pode ser adaptado em sistemas com freio a disco na traseira ou tambor convencional
    3. Em qualquer um dos casos permite "jogar no lixo" a alavanca de freio de mão, pois não vai mais precisar dela (nem precisava ter alterado os banco do velho 73...)
    4. Serve para evitar que roubem o carro quando estiver estacionado, bastando colocar uma trava que impossibilite o acesso as válvulas
    Bom, depois de tanta propaganda, vamos descrever como funciona:
    Na saída do túnel central (lado do motorista) existe um tubo que vem diretamente do burrinho mestre e um "T" que divide o fluido de freio para cada uma das rodas traseiras.
    A adaptação consiste em soltar os tubos que vem das rodas até a conexão em "T".
    Nas saídas do "T" serão instalados dois novos tubos que serão ligados em duas válvulas de esfera, facilmente encontradas em lojas de peças para caminhão ou que vendem material para manutenção/instalação de compressores, como as mostradas nas fotos a seguir:
    Na saída das válvulas vão colocados dois tubos que serão ligados nas conexões originais.
    Os tubos de metal são fáceis de conseguir e custam barato. Qualquer loja que vende peças para caminhão costuma vende-los por metro, e geralmente já tem as ferramentas para instalar os terminais (rosca) e fazer a "boca" nos tubos. Também podem ser utilizado tubos flexíveis proprios para freio, ao invés de tubos metálicos, ou em conjunto, se o local de fixação das válvulas se movimentar em relação ao restante do chassis, use a criatividade.
    Para usar a engenhoca ? fácil, fácil... basta pisar no pedal do freio, fechar a válvula da roda que se deseja travar e pronto, ao soltar o freio o fluido não tem como retornar e a roda fica brecada.
    Para usar como freio de estacionamento basta pisar no freio e fechar as duas válvulas, pronto, seu buggy vai ficar "travado" no lugar.
    Samurai 97
    Fortaleza-CE

Usuário
    Entrada
    25/12/2004
    Local
    Rio Grande/RS
    Agradecimentos: 13
    Realmente esse sistema é muito interessante, porém como o freio traseiro recebe pressão de uma linha e é dividido entre as rodas, dá para colocar isso perto das rodas e com auxílio mandar alguém fechar a válvula de alguma roda em específico sem alterar nenhum ítem original da caminhonete.
    No caso do Daniel, bastava soltar o cabo do freio de estacionamento da roda direita com um alicate e freiar somente a esquerda no freio de estacionamento, porém esse tipo de coisa é normalmente esquecida nessas situações. Eu com certeza não lembraria disso também.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

Usuário
    Entrada
    08/03/2007
    Local
    Goiânia / Luis Eduardo Magalhães/GO
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    Oi, Dsamaz.

Não entendi qual foi o teu problema...vc atolou somente uma das rodas? pq precisou de dois guinchos?

Tem mais fotos?
    Também não entendi.

Dsamaz, se o local que você ficou atolado foi este dai, será que a tração dianteira da tua Ranger estava funcionando? Aparentemente, se foi ai neste local, parece que era fácil de sair.

Parece, oK!? so você que estava lá é que pode realmente nos dizer o que houve.

Banido
    Entrada
    27/11/2006

Atolamento

O local foi Margarita, Venezuela.
    Aconteceu o "Y" desta vez (atolou todas, menos a tras. direita)... Este atoleiro estragou as férias. Antecipamos em 5 dias a volta, pq estava enferrujando tudo em baixo e não havia mudo de lubrificar os graxeiro lá...

Tinhamos ido a várias praias, inclusive chegando bem perto do mar em outras. Porém nesta em questão, o solo é um tal de "salitre", com muito sal e água. E não havia "desnível" entre a areia e a água do mar, ou seja, a areia estava "ensopada".
    Quando deu 21:00H, depois de 5H tentando tirar o carro, numa praia deserta, decidimos ir atrás de guincho (grua)... Uma não conseguia puchar de jeito nenhum, pois atolava também... Tivemos q pagar para outra ajudar a rebocar, aí saiu... mas mesmo assim foi dificil.

Daniel

Citação Postado originalmente por Eduardo Eustaquio Ver Post
    Também não entendi.

Dsamaz, se o local que você ficou atolado foi este dai, será que a tração dianteira da tua Ranger estava funcionando? Aparentemente, se foi ai neste local, parece que era fácil de sair.

Parece, oK!? so você que estava lá é que pode realmente nos dizer o que houve.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Criando auto-blocante com freios-crim0099.jpg   Criando auto-blocante com freios-crim0104.jpg   Criando auto-blocante com freios-crim0101.jpg  
    4X4 Brasil

Banido
    Entrada
    27/11/2006

Procede

Edintruder,
    realmente, soltando o cabo do freio trans. esquerdo o carro teria saído de lá... Até havia alicate disponível, mas não pensamos nisto...

Estou decidido a pensar num jeito de travar as rodas independentemente e também instalar algum sistema na dianteira também... Mas não queria "ferir" a originalidade do carro... Acho q uma válvula em cada roda seria melhor, que acionasse manualmente, por fora do carro mesmo...

Daniel

Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Realmente esse sistema é muito interessante, porém como o freio traseiro recebe pressão de uma linha e é dividido entre as rodas, dá para colocar isso perto das rodas e com auxílio mandar alguém fechar a válvula de alguma roda em específico sem alterar nenhum ítem original da caminhonete.
    No caso do Daniel, bastava soltar o cabo do freio de estacionamento da roda direita com um alicate e freiar somente a esquerda no freio de estacionamento, porém esse tipo de coisa é normalmente esquecida nessas situações. Eu com certeza não lembraria disso também.
    4X4 Brasil

SO uma coisa q vcs estao esquecendo.O freio de mao num é por cabo?se for. ai sim tudo bem, igual do gurgel...agora quando coloca valvulas nas rodas traseiras, pra criar pressao tem q usar o freio de serviço, certo?Ai teria q desativar o freio das rodas dianteiras tambem, afinal, sao conjugados....
    Pajero full 2008 240 cv by reiko

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem