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Convex Datacenter
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Hybrid View

  • #1
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    Criando auto-blocante com freios




    Amigos,

    mais uma vez consulto esta instância superior para a aplicação de uma idéia em minha Ranger.

    Certa vez, qd troquei o cabo do freio, percebi q o cabo do freio traseiro esquero (lado do motorista) segue direto à alavanca. O cabo tras. direito apenas "gruda", imenda-se ao outro já perto da caixa de marcha.

    Os planos eram de soltar o cabo tras. direito e colocar uma alavanca só para ele, daquelas igual às de ônibus, que pucha, trava e solta em uma só alavanca pequena.

    O objetivo seria travar apenas uma roda de cada vez para auxiliar na saída de atolamentos, criando assim um "eixo auto-blocante"...

    Daria certo? Algum porém? A lona de freio aguentaria segurar uma roda? Não daria problema depois q o carro desatolar, pois a roda traseira q estava presa vai continuar presa...

    Daniel

  • #2
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    Made in Gurgel???

    Funciona sim, basta olhar toda a linha da Gurgel X.
    Na minha o cabo do freio traseiro direito está travado e depois de 1 anos assim ainda não comprei o cabo pois me esqueço disso, até porque quase não uso o freio de estacionamento pois na minha cidade é tudo plano e o freio só na esquerda segura muito bem em todos os casos que eu uso o freio de estacionamento. Quando eu me esqueço de soltar o freio, só a roda direita patina e arrasta a esquerda, ou seja eu tenho freio só na esquerda, se ela patinar eu posso usar o freio como bloqueiop, porém como eu me esqueço desse fato, dificilmente me lembrarei disso se um dia precisar desse recurso.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #3

    alavanca do Gurgel

    Verdade, o Gurgel teve esse sistema, que ateh tinha um nome proprio, com direito a adesivo na traseira do carro. Era algo tipo 4WSD, ou 4SDW... que era "seletive drive wheel"...
    As alavancas do freio de estacionamento tinham duas bolotas com pinos roscados. Se vc puxava o freio de mao normalmente, ele puxava os dois cabos travando as duas rodas. Ae se desaparafusasse uma das bolotas, somente a outra roda era freiada. Era bem simples e eficiente. Mas eh bom lembrar que vc na pratica estará arrastando essa roda, e que assim que ela pisar novamente em solo, precisará ser destravada.
    Mas que funciona, sem sombra de duvidas. Alias, ateh acho que devia ser item obrigatorio em Kombi. Ae nao iria ficar akela coisa ridicula de ter que arrumar um baiano p/ pisar no para-choque e a roda voltar ao chao numa valeta... jah vi isso ate dentro de cidade no asfalto liso... eh soh ter uma valeta de agua na medida certa...
    abs

  • #4
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    de fábrica

    Os freios traseiros deveriam ser travados individualmente em projeto original da fábrica...

    Da última vez q atolou o carro, se uma das rodas traseiras travassem individualmente, justamente a tras esq, o auto sairia do sufoco e assim eu não perderia minhas férias... Foram duzentos reais para pagar os dois guinchos, depois de 2H de tentativas... Vejam a foto, se a roda tras. dir. girasse, o carro saíria tranquilo do atolamento...

    Por que será q não vem de fábrica com alavancas independentes?

    Daniel
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Criando auto-blocante com freios-crim0103.jpg  

  • #5
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Oi, Dsamaz.

    Não entendi qual foi o teu problema...vc atolou somente uma das rodas? pq precisou de dois guinchos?

    Tem mais fotos?
    Samurai 97
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  • #6
    Usuário Avatar de rogeriomasih
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    Gurgel X-12

    Antes de tudo um bravo, o jipinho só tinha tração traseira, mas encarava qualquer desafio na terra

    [...]

    Testado por QUATRO RODAS ainda em fase experimental, em 1973, o jipe tinha o motor 1300 do Fusca. Mais tarde viria uma opção mais potente, o 1600, versão álcool e gasolina.

    Em relação ao antigo bugue, o conjunto ganhou resistência com a adoção de uma estrutura tubular revestida de fibra de vidro. O sistema, patenteado como "Plasteel", garantia o monobloco por 100000 quilômetros contra corrosão e torções. As mudanças na suspensão traseira, que recebeu amortecedores e molas helicoidais, contribuíram para melhorar o condicionamento físico do utilitário e o conforto dos passageiros.

    Mas a grande novidade era o sistema Selectraction, uma quase prosaica solução. Nas palavras da fábrica, "bloqueio seletivo nas rodas traseiras". O efeito dos freios independentes é praticamente o de um diferencial autoblocante, com custo bem mais baixo.

    http://quatrorodas.abril.com.br/clas...o_150300.shtml
    Samurai 97
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por rogeriomasih Ver Post
    Oi, Dsamaz.

    Não entendi qual foi o teu problema...vc atolou somente uma das rodas? pq precisou de dois guinchos?

    Tem mais fotos?
    Também não entendi.

    Dsamaz, se o local que você ficou atolado foi este dai, será que a tração dianteira da tua Ranger estava funcionando? Aparentemente, se foi ai neste local, parece que era fácil de sair.

    Parece, oK!? so você que estava lá é que pode realmente nos dizer o que houve.

  • #8
    Citação Postado originalmente por dudas_308w Ver Post
    Verdade, o Gurgel teve esse sistema, que ateh tinha um nome proprio, com direito a adesivo na traseira do carro. Era algo tipo 4WSD, ou 4SDW... que era "seletive drive wheel"...
    4-WIS

    4-Wheel Independent Suspension... nome pomposo para a suspensão do fusca... ficava parecido com 4wd, então por questão de marketing acabou ficando...

  • #9
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    Citação Postado originalmente por cRiPpLe_rOoStEr Ver Post
    4-WIS

    4-Wheel Independent Suspension... nome pomposo para a suspensão do fusca... ficava parecido com 4wd, então por questão de marketing acabou ficando...
    Como eu comentei no outro topico, uma ideia boa seria instalar 2 line locks(~ 100 paus cada), antes de cada freio traseiro.... super seguro.. pois soh trava quando ligado.. e voce escolhe qual lado vai freiar ou nao... o melhor de tudo.. sao eletricos e nao tem engrenagens... eh apenas um pistao num solenoide.

    se eu estiver viajando... malz...

    cheers

  • #10
    Citação Postado originalmente por linuxhellmaster Ver Post
    Como eu comentei no outro topico, uma ideia boa seria instalar 2 line locks(~ 100 paus cada), antes de cada freio traseiro.... super seguro.. pois soh trava quando ligado.. e voce escolhe qual lado vai freiar ou nao... o melhor de tudo.. sao eletricos e nao tem engrenagens... eh apenas um pistao num solenoide.

    se eu estiver viajando... malz...

    cheers
    para ficar 100% "selectraction", o ideal seria instalar line locks na frente tb... a propósito: os tratores agrale normalmente são equipados com 2 pedais de freio (nos 4x4 os freios dianteiros só funcionam com a tração ligada), um para cada roda traseira, que podem ser conectados por uma presilha... ficaria um tanto complicado adaptar tal sistema numa caminhonete como a ranger, principalmente por conta do pedal do acelerador... aí talvez uma forma de solucionar esse problema fosse adaptar o acelerador no volante... alguns deficientes físicos usam aceleradores acionados por aros no volante... o aro permanece atuando baseado no pedalmas pode ser providenciado um acionamento alternativo com um rolo de arame e um alicate...

    se é pra viajar cai matando............

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