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Tópico: Bloqueio curioso

  • #1

    Talking Bloqueio curioso




    hoje conversando com meu mecanico, sobre freios de mão, ele me comentou de uma figura que pos dois freios de mão de fusca
    um pra cada roda, e usava como bloqueio
    quando uma roda começava a girar em falso, ele puxava o freio de mão daquela roda, obrigando a outra a tracionar, e saia
    aiuhauihauihiuahuiahuia
    me mijei rindo quando ele me contou, mas faz sentido mesmo
    queria que o pessoal desse a opnião se vale mesmo a pena fazer isso no jeep
    []´s

  • #2
    Usuário Avatar de valmor
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    Nunca vi funcionando mas a Gurgel usava isto em seus jeep , mecanica do fusca 4x2....

    []´s

  • #3
    Usuário Avatar de Pedro Bachir
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    ospra!

    eu tb até acho intereçante, mas na minha opinião eh mto trabalho pra poco resultado... em muitas situações que um bloqueio normal resolveria, o freio d mão independente não vai adianta nada, em barro por exemplo, vc tem q ir mais embalado, enquanto tiver embalado não vai poder usar o freio, só quando parar mesmo, ou seja, jah vai estar atolado... o bloqueio d verdade jah vai funcionar desde qdo vc entra...

    flw!

  • #4
    Usuário Avatar de Carlos Alberto da Silva
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    Ola ja vi funcionando num jeep e traz bons resultados e so pegar a manha do funcionamento.

  • #5
    Usuário Avatar de leopoldo
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    era o chamado selec-traction.

    atua sobre os patins do freio de mão, independente nas roda esquerda-direita

    é o mais barato sistema de bloqueio que existe

    MAS

    quem de vocês tem freio de mão funcional na roda traseira ?


    MAS nem tudo está perdido.


    com um jogo de válvulas solenoides tipo sempre-abertas, vc pode fazer este sistema funcionar nas 4 rodas.

    o problema é o preço do solenoide.

    ou vc esquecer as 4 rodas acionadas e pisar no freio e ... nada.
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  • #6
    Usuário Avatar de Kim
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    Caros amigos!

    Em 197... meu pai tinha uma Brasília que ele colocou esse sistema para ir ao sítio, lembro que funcionava bem, pois nunca ficamos emcalhados na estação das chuvas.

    Éra o maior barato, o Velinho ia com uma mão no volante e outra no freio de mão, só controlando a viatura, pra lá e pra cá. Eu, criança, fazia a maior festa, enquanto minha mão se descabelava. (acho que assim surgiu minha paixão por off road)

    Abraços.

    Kim.

  • #7
    Usuário Avatar de Nilsinho
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    Citação Postado originalmente por leopoldo Ver Post
    MAS nem tudo está perdido.


    com um jogo de válvulas solenoides tipo sempre-abertas, vc pode fazer este sistema funcionar nas 4 rodas.

    o problema é o preço do solenoide.

    ou vc esquecer as 4 rodas acionadas e pisar no freio e ... nada.
    Mestre Leo, como assim, naum entendi bulhufas!

    []´s

  • #8
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Citação Postado originalmente por Nilsinho Ver Post
    ... naum entendi bulhufas!,,,,
    Simples:

    O selectraction consiste em frenar uma roda seletivamente .... ouseja .... independente uma roda da outra.

    Isso só é possível se vc tem freio de mão que atua nas rodas ... carros normais tem isso.

    Seu jeep tem freio de mão nas rodas? está funcionando ?

    Se sim, vc é um felizardo e pode colocar o sistema no seu jeep.

    É só arrumar as alavancas, ou fabricar o par de alavancas e separar o acionamento, fazendo cada alavanca acionar uma roda, independentemente.

    Como seu jeep tem freio de mão só atras, só dá para fazer isto nas rodas traseiras.


    Ate aqui, mas, me acompanhe ....


    Pois bem, dificilmente .... eu diria raramente .... um jeep tem ou está com freio de mão nas rodas. Péssimo.


    XÍ, meu jeep tem freio de mão no cardan ou nem tem freio de mão.


    DROGA ! então não dá para fazer no jeep !


    SIM ... dá.


    Com 2 ou 4 válvulas solenoides do tipo sempre aberta ... ou seja ... na condição desativada, ela dá passagem livre ao óleo, ar, etc... ou seja, qquer fluido.

    Onde acho isso ? na rua florencio de abreu (SP)... é material óleo-hidráulico (não é de água não)

    Coloque uma válvula destas no sistema de freio hidráulico do jeep, antes de cada cilindro de roda. Envolve cortar a tubulação, fazer conecções, usar niples, etc... e todo cuidado para não haver vazamentos.

    Vc controla o freio, apertando o pedal de freio e ligando e desligando o solenoide.

    Pode colocar só nas rodas traseiras ou nas 4.

    Com o devido cuidado e perícia, vc acostuma a usar, lembrando que se toda vez que um certo solenoide está ativado, aquela roda correlacionada não terá freio.

    Lembrando que este dispositivo não é para ser colocado/usado se vc tem diferencial com bloqueamento automático.
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  • #9
    Usuário Avatar de Nilsinho
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    Graaaaaaaaaaaaaade mestre Leo !!!

    agora intindi !!!!

    Valeu !

    []´s

  • #10
    Usuário Avatar de DJunior
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    All,

    Este tópico tá me lembrando o primeiro veiculo motorizado em que aprendi a dirigir. Era um trator do meu avô, que em cada lado do assento existia um pedal de freio que comandava as rodas separadamente. Era só pisar em um dos lados que o trator virava quase que no próprio eixo.

    O duro era aguentar as comidas do vovô, por ficar brincando de cavalo-de-pau com o trator dele!!!!

    Abraços,

    Dirceu

  • #11

  • #12
    Usuário Avatar de leopoldo
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    Que assunto batido ! perdeu a graça.
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