Como a minha Ranger está beirando os 100.000 km, estou fazendo as manutenções das peças que costumam se entregar com essa kilometragem.
Como o alternador estava com o retentor comido e deixava passar óleo da bomba de vácuo, aproveitei para dar uma geral nele.
Vocês não imaginam quanta coisa tem que desmontar para conseguir tirar o alternador! Primeiro é mais fácil tirar as mangueiras todas da admissão, bateria, hélice, correias, defletor de ar e bomba de vácuo. Até aí já são 2hs de serviço! Depois de tirar o alternador vem outro parto: Abrir o alternador! Que inferno! Cortei todos os parafusos!
Para tirar os rolamentos??? Outro problema, apelei para os universitários e fui numa autorizada Bosch com o eixo com os rolamentos na mão.
Troquei os dois rolamentos (R$33,00), o retentor de óleo (R$26,00) as escovas avulsas (R$5,00) e os parafusos (R$9,30).
Bem, até foi fácil, o problema é que na montagem, as mangueiras da bomba de vácuo estavam resecadas e rasgou a do retorno e vazou a conexão da entrada. Lá fui eu com a tubulação para mandar colocar uma mangueira nova.
Depois de montado estranhei muito o silêncio do motor, pois acreditava que estivesse roncando o rolamento do eixo da polia do ventilador e na verdade era o alternador.
Aproveitei para trocar o fluido do sistema da direção hidráulica e limpar o reservatório como o Alex comentou e realmente o sistema ficou outro! O óleo que saiu estava tão preto como o do cárter. Limpei com diesel e drenei com ar comprimido.
Não faço idéia de quanto custaria a MO do serviço no alternador, mas se por um acaso cobrarem por volta de R$100,00, podem ter certeza que é barato!